Domoterapia: a arte de curar ambientes ao longo da História
7 minutos de leitura

Domoterapia: a arte de curar ambientes ao longo da História

O termo DOMOTERAPIA, deriva do Latim “DOMUS”, que significa Casa, Imóvel e da palavra Grega “THERAPEI”, que significa cura.

”DOMUS”’ era o nome dado às as casas particulares, onde moravam os cidadãos mais ricos no tempo do Império Romano. É uma das artes mais antigas na terra, desde quando o homem vivia em cavernas e escolhia seus locais de pouso. Por isso hoje refere-se à “DOMOTERAPIA como a arte de curar ambientes.

Como funciona a Domoterapia?

A Domoterapia aborda como os aspectos existentes em cada ambiente interferem na vida dos que habitam nesses espaços. A utilização conjunta das técnicas pode corrigir e anular eventuais tipos de problema que podem refletir diretamente na saúde e bem-estar do ser humano. Nós já falamos aqui no Blog IPOG sobre como a decoração dos lares diz muito sobre seus moradores.

Por isso além de uma boa arquitetura, o profissional deve oferecer cores, sons, cheiros, texturas e sabores para as residências.

Portanto, a Domoterapia, como ciência, já é utilizada há muito tempo em países desenvolvidos como Alemanha, Espanha, Bélgica, França, sendo matéria obrigatória em algumas universidades de Engenharia e Arquitetura.

E para mostrar como essa influência vem sendo observada ao longo da existência humana, abordaremos o tema ao longo de dois textos a partir de uma análise feita pelo professor da Pós-Graduação do IPOG em Master em Arquitetura & Lighting, Glaucus Cianciardi.

Embarque conosco nessa viagem arquitetônica à História!

A Domoterapia ao longo do tempo

O surgimento dos primeiros lares: cavernas

Há mais de 150 milhões de anos, quando os primeiros hominídeos descobriram as cavernas como um meio de proteção contra as intempéries, as tribos inimigas e os predadores vorazes, ele fizeram talvez uma das mais importantes descobertas da humanidade: a casa.

Mas a inexistência de cavernas suficientes para abrigar toda uma população em crescimento demográfico vertiginoso fez com que muitos grupos de hominídeos ficassem desprovidos de abrigos, ficando a mercê de sua própria sorte. Como a inteligência funciona quando o corpo padece, o homem viu-se obrigado a desenvolver abrigos, semelhantes às cavernas, que os resguardassem das periculosidades que estavam sujeitos em seu ecossistema.

A adaptabilidade faz com que as espécies evoluam, e com os hominídeos não foi diferente. Eles utilizaram toda a sua habilidade para construir um abrigo que lhes desse a mesma proteção que a caverna propiciava.

Assim surgiram os primeiros abrigos elaborados com galhos e folhagens, pedras e barro; o primeiro ensaio que esboçaria os primeiros habitat construídos humanos, a primeira arquitetura humana: a casa.

“A casa sem sombra de dúvidas foi a grande invenção da humanidade. As experiências das cavernas tiveram um papel decisivo para realizá-la e qualificá-la como habitat humano propiciando abrigo e proteção, garantindo desta forma a sobrevivência da raça humana”.

Os riscos nos novos lares

Mas se por um lado a clausura espacial minoriza a exposição humana às condicionantes do meio ambiente local, torna o ser humano refém das ações benéficas e maléficas dos agentes inerentes aos espaços indoors. Veja alguns exemplos:

  • Umidade: propiciava a proliferação de fungos e bactérias e acabavam por gerar os mais diversos problemas nas vias respiratórias de seus moradores, assim como dermatites e demais infecções;
  • Pouca, ou até mesmo, falta de iluminação: tropeços e quedas que provocavam lesões ortopédicas, além de uma ambiente ideal para o habitat de animais peçonhentos.

Domoterapia: Evolução durante a História

À medida que o tempo vai passando, os ambientes também evoluem e a forma de se relacionar com eles também. Assim como a Domoterapia, confira:

Luz

Ao dominar o fogo por volta de 7000 a.C., o Homo erectus pode levar para dentro das cavernas a luminescência necessária. Assim, passou-se a evitar acidentes ortopédicos e também a afastar animais peçonhentos. Foi o fim dos problemas de visibilidade.

Calor

O calor também foi importante para contribuir para a melhora da salubridade dos espaços internos das cavernas, possibilitando um maior controle sobre a umidade e o conforto térmico dos espaços internos, resguardando a saúde de seus ocupantes das intempéries oriundas da era Glacial. Também propiciou o cozimento de alimentos reduzindo infecções por contato com bactérias nos alimentos.

“O fogo pode-se assim dizer foi à primeira forma que o homem utilizou em seus lares como tratamento terapêutico, resguardando e recuperando a saúde dos usuários dos espaços interiores”. 

Segurança Física e Psíquica

No entanto, a segurança física do abrigo não basta para garantir aos homens sua proteção, também é necessária segurança psíquica para certificar-lhes a sua felicidade. E a beleza é uma promessa de felicidade, segundo Bachelard. Nesse sentido, o fogo contribuiu para o embelezamento das cavernas possibilitando que se executassem pinturas sobre as paredes mais internas das cavernas, e principalmente que as visualizassem.

Decoração

Caverna La Cueva de Las Manos - Pinturas Rupestres

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em La Cueva de Las Manos, uma caverna que fica na Província de Santa Cruz, na Argentina, existe um sítio arqueológico no qual podem-se visualizar pinturas parietais pré-históricas compostas por inúmeras mãos impressas nas cores brancas, pretas, vermelhas, amarelas.

Juntas, elas compõem um interessante painel que além de ornamentar as paredes, certamente demarcava de forma etológica o domínio territorial de um determinado grupo social, propiciando-lhe conforto psicológico por saber ser possuidor de um abrigo que lhe propicia conforto físico, que aquele espaço lhes garante uma maior possibilidade de sobrevivência, pois neste estão menos suscetíveis às intempéries, aos predadores e a grupos rivais.

Decoração e Estímulos Nervosos

Ser detentor de uma caverna neste período significava, pois, possuir um espaço no qual se tem um maior controle sobre as forças externas da natureza. As mãos impressas, que acabavam por delinear a “decoração” das paredes. Além disso, certificavam-lhe a propriedade daquele espaço, e a simples visão destas, assim como a visão de seu grupo ao redor do fogo, de seus familiares protegidos e resguardados do mundo exterior, certamente lhe gerava prazer.

Essa sensação fazia liberar em sua corrente sanguínea endorfina, que é um neuro-hormônio, que chega a ser 400 vezes mais forte que a morfina, provocando sensações de anestesia e alívio, reequilibrando o organismo do estresse sofrido, propiciando-lhe melhoria no humor e na alegria e solução para algumas doenças físicas e psicossomáticas.

Desta forma a “decoração” da caverna também funcionava como um tratamento domoterápico para os seus habitantes, aliviando-lhes o estresse do dia-a-dia.

A evolução da domoterapia ao longo das civilizações

Antigo Egito

The ancient earth, paleontically high-end, caves and paleolically paleolitic, fabricating arquitetura and faustosa decorating, which contribuem to dum treatment domoterápico. No diario, o transpor umbral de um templo egípcio, os fiéis viviam uma experiência excitante, por possibilitar a vingança e a beleza da arquitetura de interiores com as suas obras de arte, com os seus pictogramas, com os seus mistérios, núcleos e aromas.

Cenário completamente antagônico ao mundo das terras do deserto, propiciando prazeres para enfrentar as calorias do deserto, os desmandos reais, como guerras incontestáveis ​​e demais vivências estressantes do cotidiano desses indivíduos.

A simples visão do esplendor interno de nossos salões ter levado a um prazer de e-mail, promovendo a liberação de endorfina, que já está na prática, e o anestésico é necessário para uma conduta de mais de um dia de trabalho . Repare nas sensações de bem-estar que um ambiente pode proporcionar!

A decoração da noite dos templos egípcios, elaborada para momentos de oração, também lhes confere grande segurança psíquica, pois é mais luxuosa esta época, mais julgava agradar aos deuses de forma a garantir-lhes mais segurança psíquica, não importa o que e espiritual.

No esplendoroso templo de Karnak, localizado à margem leste do Nilo, ainda com vestígios de salas como as paredes de várias núcleos, onde os antigos prestadores de serviços fizeram o uso do sistema de tratamento clássico , demonstrando que possuíam consciência da importância. da influência dos espaços internos sobre a saúde de seus ocupantes.

Idade Média

A Idade Média, uma Instituição política do período fez com que os senhores feudais construíssem grandes castelos que eram feitos com grossas paredes de cantaria e de pequenas janelas, sem a intenção de resguardarem as invasões de barreiras.

Mas a clausura que os resguardava dos invasores era mais importante para a saúde, a respiração e a corrente sanguínea do dia-a-dia eram perversas para a saúde dos seus habitantes.

Uma insalubridade interna era minimizada pela utilização de remédios domoterápicos tais como:

  • A use of the fireplace of the water of the earth of the death of the sea
  • Os pisos recobertos com palha ou junco são: uma piscina fria de terra batida dos pisos;
  • Camas e poltronas com dosséis; reduziam os efeitos nefastos dos frigidos ventos.
  • As tapeçarias que decoraram as paredes dos castelos: contribuição para a entrada de friagem pela condutibilidade do meio externo, ou mesmo efeito das frestas das pedras, assim como retardavam a saída do calor produzido pelas lareiras.

Curiosidade: uma forma muito particular de tapeçaria denominada portaria , também foi utilizada para portas e janelas de forma a impedir a formação de correntes de ar, minimizando as frações com os seus reumatismos, queixas e resfriados.

A necessidade de resolver um problema

Se os senhores feudais são movidos a graves problemas, os problemas patológicos, os para os cidadãos podem se ajudar na salubridade do espaço interno das habitações. Toda a prateleira da arquitetura é uma versão do sistema de refrigeração interna.

Tradicionalmente, a arquitetura islâmica possuía um pátio interno, com um forte ajardinado, central e central, às vezes encimado por um chafariz. Quando o vento sopra, passa pela superfície do espelho d’água, assim como a água esperada pelo chafariz. O vento umedecido penetra nos espaços internos de forma a refrigerá-lo.

Indubitavelmente uma sensação de Conforto térmico nenhuma interior dos EDIFÍCIOS em Muito contribui para o Conforto físico e psicológico do Usuário , mas o Procedimento em MUITO DEVE ter contribuído para Minimizar crises alérgicas, pois o ar seco acaba POR irritar e rachar a mucosa fazer nariz Que É uma porta principal de entrada das alergizantes. Ao umedecer o ar, reduz-se uma possibilidade de rachar-se uma mucosa do nariz, de forma a reduzir a penetração de substâncias alergizantes.

Vantagens da domoterapia: saúde física e psicológica

A capacidade de fazer a aeração e a insolação dos espaços interiores em muito pode contribuir para a salubridade física e psicológica dos usuários, pois ela permite um ajuste de iluminação e as necessidades fisiológicas dos usuários.

Nos países grossos no século XVII, ampliou-se a instalação do número de janelas sem a intenção de aumentar o peso da parede como fundações, uma vez que estas casas foram construídas sobre o leito do mar. As casas foram assim construídas, caracteristicamente, estreitas e compridas, e construídas em sua maioria sem recuo lateral. A ampliação da área de insolação deve ser usada para iluminar os espaços e profundos das casas holandesas de modo que a luz solar se aplique para higienizar os espaços internos; Além de tornar-se menos sombrio e deprimente, melhorando as condições psicológicas do espaço.

Para facilitar a abertura das janelas de criação, as janelas de guilhotina, que permitem um maior controle sobre a aeração dos espaços, sãos como condicionantes ambientais e internos, propiciando mais conforto físico aos usuários.

Para pensar mais um pouco sobre a Domoterapia …

A concepção deste estudo não é ilustrativa, não pode ser aplicada de forma diferente, não pode ser aplicada à saúde, nem pode ser utilizada como ferramenta de profilaxia. longo da história da arquitetura, design de interiores, paisagismo e decoração.

Cabe a nós o terceiro ano reunir os dados existentes, ampliá-los e transformá-los em uma nova possibilidade de se poder recuperar e recuperar a data de uso dos espaços projetados. Cabe também aos alunos de todos os setores da construção civil o desenho de ambientes como uma especialidade da área médica.

Artigos relacionados

Professor do IPOG ganha prêmio de Arquitetura Oliveira Jr, Professor do IPOG na Pós-graduação Master em Iluminação & Práticas Projetuais em Arquitetura,  Arquiteto e Urbanista, foi um dos vencedores do Concurso Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado pela Companhia de Desenvolvimento da H...
Descubra as 5 fases para que o gerenciamento de projetos dê certo Na última metade do século XIX, o mundo comercial estava se tornando cada vez mais complexo. Projetos governamentais de larga escala foram o ímpeto para a tomada de decisões importantes, que se tornaram a base para a metodologia do gerenciamento de projetos. O...
Dia da Engenharia: Dicas de leitura para os profissionais da área Os profissionais de engenharia são geradores de ideias, sempre aplicando métodos e técnicas economicamente viáveis, com auxílio da matemática e das ciências. Buscam aliar as melhores condições de segurança ao menor custo, sendo requisitados em todas as áreas, ...

Sobre Glaucus Cianciardi

Mestre em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduado em História da Arte e em Educação, professor do curso de Master em Arquitetura & Lighting do IPOG.