Qual a relação entre Geociências, Arte e Ambiente? Workshop Internacional organizado por professor do IPOG propõe esse debate!
2 minutos de leitura

Qual a relação entre Geociências, Arte e Ambiente? Workshop Internacional organizado por professor do IPOG propõe esse debate!

Geociências, Arte e Ambiente: é possível pensar uma interação entre estas áreas? Para o II Workshop Internacional Arte & Ciência – História e Resiliência da Paisagem, sim. Este é justamente o seu objetivo, promover um fórum de discussão que tenha como foco a relação entres esses três campos de conhecimento.

A proposta deste ano, segundo informações enviadas pelo organizador do evento e professor do IPOG, Antônio José Teixeira Guerra, é provocar uma reflexão “que, a partir do Campo de Estudos das Geociências e da Arte, em sua vertente ambiental e artística, discuta a resiliência e conservação da paisagem quanto aos riscos naturais, a ação antrópica e outras questões”.

O tema para esta segunda edição do workshop é importante pois traz à discussão a mutabilidade da paisagem, realizada por ações naturais, mas também pela ação do ser humano, que se apropria de recursos minerais para desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais.

Nesse sentido, esse conjunto de variáveis influenciam diretamente a sustentabilidade da paisagem, a qual se transforma ao longo do tempo e assume novos significados e usos. Tendo este tema em foco, surgem ramificações que apontam para os seguintes eixos temáticos:

  • Arqueologia,
  • Geoturismo,
  • Educação Ambiental,
  • Conservação da Paisagem,
  • Ecologia,
  • História da Arte,
  • Paisagismo, dentre outras.

Conheça melhor o Workshop!

O evento será realizado de 20 a 22 de agosto, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e conta com o apoio da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ao lado de Guerra, geógrafo do Departamento de Geografia da UFRJ, o professor Raphael David dos Santos Filho, arquiteto e docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da mesma universidade, também atua na organização do evento.

A expectativa é de que 400 pessoas, de todos os estados brasileiros, compareçam ao II Workshop Internacional Arte e Ciência. “Além disso, já temos pesquisadores da Inglaterra, Alemanha, Portugal, Argentina, Panamá, dentre outros países, já confirmados”, afirma Guerra.

Questionado sobre a importância do workshop, Guerra destaca sua importância no meio acadêmico: “É um evento importante, pois existe muita interface entre Ciência e Arte, e isso já ficou comprovado na primeira edição desse evento no ano passado, no qual contamos com apenas 150 inscritos”, explica.

O workshop é totalmente aberto ao público. Ele contará com diversas exposições artísticas, científicas, bem como lançamentos de livros. E estes também serão entregues de presente àqueles que apresentarem os melhores trabalhos.

Os participantes ainda contarão com saídas de campo, a fim de serem realizadas visitas em museus e outras áreas relativas à arte e ciência. A expectativa é de que haverá uma terceira edição no ano que vem, com data e local a confirmar.

Se liga na programação!

As inscrições para o workshop já estão abertas e iniciaram no dia 20 de março! Além disso os trabalhos podem ser enviados até o dia 20 de maio (o limite de arquivo é de até 2MB). A comunicação dos resultados da avaliação dos trabalhos recebidos será realizada no dia 20 de junho.

Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico poderão ser apresentados em comunicações orais ou pôsteres. A programação ainda conta com conferências, mesas redondas, trabalhos de campo e coffee break!

Acesse o link, confira o site e fique por dentro de toda a programação! Nele você encontrará mais informações sobre normas de submissão de trabalhos, datas, temas de conferências e mesas redondas, palestrantes, valores de inscrição, fichas de cadastro e muito mais!

(Foto: divulgação)

Artigos relacionados

Acessibilidade no Design de Interiores A acessibilidade tem sido um preocupação crescente na arquitetura, principalmente a acessibilidade no design de interiores. Afinal, ao tornar um ambiente acessível, isso permite que as pessoas com necessidades especiais ou até mesmo com mobilidade reduzida pos...
Como fazer orçamentos com BIM? Muito tem se falado sobre a importância do método BIM. A partir dele é possível compatibilizar projetos, projetar um modelo virtual e ter diversas informações atreladas a ele. Essa possibilidade também contribui para um maior controle sobre o orçamento da obra...
Gestão do Tempo para Engenheiros: por que se preocupar? O dia-a-dia de engenheiros civis é puxado. São muitos detalhes que exigem a atenção do profissional. Além de garantir que a obra seja executada da maneira correta, ele precisa gerenciar a equipe, observar se tudo está sendo feito dentro do prazo e do custo... ...

Sobre Antônio José Teixeira Guerra

Professor Titular do Departamento de Geografia da UFRJ, Pesquisador 1A do CNPq, Coordenador do LAGESOLOS (Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação dos Solos), autor de mais de 100 artigos em periódicos nacionais e internacionais e autor, organizador e co-autor de livros na área da Geomorfologia, Perícia Ambiental, Erosão dos Solos, Geodiversidade, geoconservação e geoturismo. Professor do IPOG no curso de Perícia Ambiental.