Arquitetura: dicas para conquistar clientes
2 minutos de leitura
29 de setembro de 2016

Arquitetura: dicas para conquistar clientes

IPOG, Arquitetura

Relacionar-se com o cliente é um desafio para o profissional de qualquer área do mercado. Fidelizá-lo em um mundo com cada vez mais opções tornou-se estratégia de sobrevivência. Portanto, é importante estar antenado que, de fato, a conquista começa desde o primeiro contato. Mas não basta apenas ter uma boa comunicação e disposição. No mundo da arquitetura, especialmente, o profissional precisa tomar alguns cuidados especiais no tratamento de seus clientes.

Confira algumas dicas preciosas do especialista em Arquitetura e Design de Interiores, Mário Eduardo:

Tenha postura e seja profissional: O arquiteto tem que se preocupar com a postura profissional e em como ele é visto. No mercado, é comum ouvir reclamações sobre a qualidade na entrega, no pronto atendimento, na falta de retorno, na falta de organização do tempo e de cuidado no trato direto com o cliente.

Se entregue e se dedique ao trabalho: Quando o cliente procura por arquiteto específico significa que ele está atrás do trabalho, do traço e da identidade daquele profissional. Mas, muitas vezes o arquiteto aparece mais nos bastidores do que à frente do projeto. Uma das frases mais ouvidas é a seguinte: “Contratei fulano, mas encontrei pouco com ele.  Eu gostaria que ele estivesse mais presente na obra, nas reuniões”.

Transparência: É imprescindível que o arquiteto seja transparente com seus clientes. Sempre deixe bem claro os detalhes do trabalho, os gastos, o tempo de execução.

Se coloque no lugar do cliente: Sempre pense no outro lado. Quando um cliente procura um arquiteto, em boa parte das vezes é para que ele possa realizar um sonho, seja para reformar uma casa, um consultório, um escritório ou até uma empresa. Por isso, é extremamente importante que você retribua toda a expectativa com atenção, dedicação, motivação, profissionalismo e transparência.


Artigos relacionados

7 ferramentas que vão mudar a vida dos Engenheiros Pensando em contribuir com dia-a-dia puxado dos engenheiros, separamos algumas ferramentas simples que podem facilitar essa rotina corrida e apertada. No artigo anterior, falamos sobre a importância da Gestão do Tempo para o Engenheiros e sobre como ela é impo...
A Engenharia não está em crise, afirma professor do IPOG O objetivo do Webinar Diferenciais críticos do profissional de Engenharia em tempos de mercado desafiador, realizado pelo IPOG no dia 25 de junho, foi mostrar como os diferenciais que o profissional apresenta e a sua preparação são cruciais para o seu desempen...
Por que existem tantos problemas em obras? Frequentemente vemos na imprensa notícias sobre obras com uma qualidade questionável. Em algumas, os problemas são tão graves que acabam culminando em tragédias. Mas por que será que isso acontece tanto, já que todas elas são, ou pelo menos deveriam ser, plane...

Sobre Mário Eduardo

Especialista em Arquitetura e Design de Interiores

Comentários