Arquitetura: dicas para conquistar clientes
1 minuto de leitura
29 de setembro de 2016

Arquitetura: dicas para conquistar clientes

IPOG, Arquitetura

Relacionar-se com o cliente é um desafio para o profissional de qualquer área do mercado. Fidelizá-lo em um mundo com cada vez mais opções tornou-se estratégia de sobrevivência. Portanto, é importante estar antenado que, de fato, a conquista começa desde o primeiro contato. Mas não basta apenas ter uma boa comunicação e disposição. No mundo da arquitetura, especialmente, o profissional precisa tomar alguns cuidados especiais no tratamento de seus clientes.

Confira algumas dicas preciosas do especialista em Arquitetura e Design de Interiores, Mário Eduardo:

Tenha postura e seja profissional: O arquiteto tem que se preocupar com a postura profissional e em como ele é visto. No mercado, é comum ouvir reclamações sobre a qualidade na entrega, no pronto atendimento, na falta de retorno, na falta de organização do tempo e de cuidado no trato direto com o cliente.

Se entregue e se dedique ao trabalho: Quando o cliente procura por arquiteto específico significa que ele está atrás do trabalho, do traço e da identidade daquele profissional. Mas, muitas vezes o arquiteto aparece mais nos bastidores do que à frente do projeto. Uma das frases mais ouvidas é a seguinte: “Contratei fulano, mas encontrei pouco com ele.  Eu gostaria que ele estivesse mais presente na obra, nas reuniões”.

Transparência: É imprescindível que o arquiteto seja transparente com seus clientes. Sempre deixe bem claro os detalhes do trabalho, os gastos, o tempo de execução.

Se coloque no lugar do cliente: Sempre pense no outro lado. Quando um cliente procura um arquiteto, em boa parte das vezes é para que ele possa realizar um sonho, seja para reformar uma casa, um consultório, um escritório ou até uma empresa. Por isso, é extremamente importante que você retribua toda a expectativa com atenção, dedicação, motivação, profissionalismo e transparência.


Artigos relacionados

Alunos IPOG produzem ambientes na Casa Cor Alagoas 2017 Quem foi à Casa Cor Alagoas 2017 pode conhecer 28 ambientes, criados por 43 profissionais. Inspirados no tema nacional da CASACOR – o Foco no Essencial – os profissionais trabalharam para a produção de ambientes que apresentassem a fusão das principais tendênc...
Confira 10 boas práticas ambientais para aplicar em sua empresa Com o aumento do debate em torno de questões ambientais nos últimos anos, o grande desafio é conciliar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente. Sendo assim, é fundamental incluir nas principais decisões empresariais uma gestão ambiental efic...
LCC: Ferramenta para Gestão da Qualidade em Obras Constantemente, a gente tem falado aqui no Blog IPOG sobre a importância dos processos para o controle e qualidade da obra, não é mesmo? Isso porque a realização de uma obra envolve uma série de fatores como prazo, custos, recursos, etc. Para que tudo corra...

Sobre Eduardo Pereira

Professor na pós graduação no IPOG, onde é responsável pela disciplina Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor, Projeto de Arquitetura e de Interiores: Residencial,  Design Universal dentre outras. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília/UnB (2008), Professor em Graduação nos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária. Sócio Diretor da empresa QUATTRO – Ensino, Design e Arquitetura, onde desenvolve cursos de desenho artístico e de softwares, como AutoCAD, Revit, Lumion, dentre outros. A empresa é ainda responsável por projetos arquitetônicos e de interiores nas áreas residencial, comercial e institucional.

Comentários