Por que é importante manter os princípios da comunicação no trabalho digital?
2 minutos de leitura

Por que é importante manter os princípios da comunicação no trabalho digital?

IPOG, Comunicação, Trabalho Digital

Sem dúvida as novas tecnologias e a popularização do uso da internet abriram um leque gigante de possibilidades para os profissionais de comunicação. Para quem trabalha na área, é importante estar atualizado e conhecer os temas do momento, como marketing digital, Inbound Marketing, entre muitos outros que ainda virão.

Dados da Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015, realizada pela secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, revelam que 76% das pessoas que acessam a internet no Brasil ficam conectado, em média, mais 4h20 por dia. O número evidencia o potencial desta ferramenta para campanhas de comunicação direcionada para diferentes segmentos e consumidores.

Neste sentido, o uso de ferramentas tecnológicas é um caminho sem volta para os comunicadores, sejam eles das áreas de marketing, publicidade, jornalismo, entre muitas outras. Mas é importante salientar que para uma maior eficiência no uso dessas ferramentas é preciso associá-las aos fundamentos básicos da comunicação, como conta Frederico Pacheco, professor do MBA em Marketing e Inteligência Digital do IPOG.

“Cada vez mais temos novidades no mercado, mas quando olhamos para as ferramentas percebemos que os fundamentos da comunicação e do marketing permanecem os mesmos. E isso é uma grande sacada”, diz o professor.

Ele explica que quando a ferramenta é usada somente com o viés da tecnologia corre-se o risco de o resultado de negócio não ser alcançado com eficiência. “Quando a gente conhece o funcionamento das tecnologias e usa os fundamentos para melhor conhecer as possibilidades de comunicação e contato com o cliente, o resultado é muito melhor”, explica Frederico Reis.

Gostou das dicas do professor?! Então se liga que ainda tem outras a serem levadas em consideração pelos profissionais de comunicação.

  • Princípios básicos de comunicação continuam valendo em qualquer canal

Para que os profissionais alcancem melhores resultados no planejamento da comunicação é necessário pensar nesses fundamentos. Quem utiliza bem esse conhecimento tem mais chances de sucesso em qualquer canal que seja.

  • São princípios da comunicação

Conhecimento e  informação sobre os consumidores e hábitos de compras; é muito comum encontrar profissionais trabalhando sem pesquisa de mercado e sem embasamento de informação. Essa postura não é recomendada.

  • A sociologia, antropologia e psicologia de consumo podem contribuir com os resultados

Todo profissional de comunicação que busca resultados deve-se manter atualizado com as práticas do mercado. Isso pode contribuir para uma maior clareza e desenvolvimento de cada projeto.

Artigos relacionados

A diferenciação como forma de sobrevivência no mercado A sobrevivência de uma empresa diante da concorrência é um fator que domina a mente de empreendedores que buscam fazer suas ideias prosperarem em um cenário acirrado e competitivo. Portanto, estivemos frente a frente com o consultor para Inovação e Diferenciaç...
Dia do Repórter: O profissional que leva informação para a sua casa! Investigar, entrevistar, pesquisar e produzir notícias e matérias para a TV, rádio, impresso e internet são as principais atividades de um Repórter, que diariamente busca levar informações para a população sobre assuntos diversos. E no Dia Nacional do Repór...
5 Dicas imperdíveis para buscar Leads Qualificados. Veja! Cada vez mais percebemos, a necessidade de processos de Marketing e Vendas mais modernos e detalhados e que precisam ser repensados continuamente dentro de seu segmento de negócio e corporação. Antes de entendermos como angariar Leads Qualificados, primeiro, p...

Sobre Frederico Pacheco

Professor do MBA Marketing & Inteligência Digital do IPOG.