Afinal, o que são micro-momentos?
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18 de abril de 2018

Afinal, o que são micro-momentos?

Você sabe o que micro-momentos tem haver com a era digital? O surgimento da internet, nos idos dos anos 90, impactou consideravelmente a vida das pessoas. No Brasil, sua ascensão teve um papel fundamental, inclusive influenciando na formação do caráter dos indivíduos, ao passar a repercutir diretamente no comportamento das pessoas, em suas escolhas pessoais e no estilo de vida adotado.

Aquilo que se propaga pelas redes sociais, por exemplo, passou a ser almejado pelas pessoas na vida real. O virtual tomou tamanha dimensão que, em alguns casos, tem superado as relações no âmbito pessoal. Pessoas que mal se conhecem pessoalmente sabem detalhes íntimos da vida das outras, apenas por compartilharem seus contatos em uma rede social, por exemplo.

O comportamento do consumidor na era digital

A rede mundial de computadores permitiu que a relação de compra fosse ainda mais facilitada por meio do e-commerce. E, como todo comportamento recebeu influência da rede, o consumo também teve a sua cota de influência. A internet passou a ser uma ferramenta importante na parcela de decisão de compra das pessoas, seja se mostrando como uma vitrine em tempo real de produtos e serviços; seja como uma ferramenta eficiente de busca, pesquisa e levantamento sobre a qualidade daquilo que se almeja.

Digital Influencers

As empresas descobriram formas de se apropriar da simpatia, relevância e credibilidade conquistada pelas celebridades virtuais, denominadas de digital influencers. Muitas corporações passaram a realizar ações conjuntas com essas personalidades, buscando se tornarem mais conhecidas entre seus seguidores.

Temos acompanhado um crescente interesse das empresas em se tornarem influenciadores, autoridades virtuais em suas áreas de atuação. A internet, nos dias de hoje, tem uma parte considerável na decisão de compra dos consumidores, e saber se apropriar do seu poder influenciador é fundamental para qualquer marca.

A internet e os micro-momentos

O meio virtual nos dá acesso a uma infinidade de recursos de pesquisa:

  1. de preço;
  2. de modelos;
  3. de opinião pública;
  4. de qualidade, entre outras.

Os consumidores estão se aperfeiçoando em obterem todo tipo de informação pela internet, antes mesmo de terem contato com o produto físico, afim de direcionarem seu interesse para aqueles que melhor atendem suas demandas.

Foram batizados de micro-momentos essas oportunidades onde consumidores buscam na rede informação e explicação sobre determinado produto ou serviço. Nestes micro-momentos, as marcas melhores ranqueadas nos buscadores saem na frente e ganham ao terem a possibilidade de impactar positivamente seu público-alvo.

Entenda melhor os micro-momentos

Segundo definição do maior buscador mundial da rede, o Google, existem quatro tipos de micro-momentos, definidos de acordo com o hábito de busca registrado pelos milhões de usuários do programa:

eu quero saber;
eu quero ir;
eu quero fazer;
eu quero comprar.

Quase 100% das buscas registradas pelo Google apresentam relação com esses quatro micro-momentos. Para saber melhor como se apropriar desse comportamento do internauta e conseguir conferir relevância da sua empresa na internet, vamos apresentar as principais características de cada um desses micro-momentos.

Eu quero saber

Neste tópico geralmente destacam-se os assuntos do momento, muitas vezes pautado pela mídia, as questões sazonais como (declaração de imposto de renda, pagamento de tributos), ou algum lançamento em grande escala que desperta o interesse maciço da opinião pública. Esses são os principais contextos em que o “quero saber mais” é demandado no Google.

De maneira particular, sem vínculo com os assuntos do momento, esse tópico também se aplica ao consumidor que está em busca de mais informações sobre produtos, serviços ou mesmo informações relevantes para estudo, trabalho e conhecimento geral.

Eu quero ir

Neste micro-momento entram em cena os aplicativos via geolocalização, que facilitam o acesso do usuário ao local onde pretende chegar. Páginas com dicas informativas sobre os lugares também ganham destaque, onde são propagadas experiências de outros usuários, impressões e críticas.

Nesse momento, costuma ser contemplado os arredores, onde as páginas de serviço ganham certa notoriedade junto à pesquisa. Devido à grande relevância do fator localização, é aqui que as empresas conseguem resultados ainda melhores se alinharem os seus conhecimentos sobre esse micro momento com estratégias de marketing local.

Eu quero fazer

A internet possibilitou a divulgação de tutoriais de praticamente todas as áreas possíveis e imagináveis. A habilidade dos internautas e experts em assuntos específicos passou a ser explorada de uma forma onde ensinar como se faz é um bonus na busca por seguidores.

Neste campo de busca “quero fazer” surgem várias oportunidades de se mostrar como referência em determinado assunto, e mapear quais são as pessoas interessadas em absorver o seu conhecimento, e, possivelmente, contratar os seus serviços, ou pagar pelas suas habilidades.

Nessa hora, ganha quem oferecer as soluções mais simples explicadas de forma prática. Vídeos no youtube, tutorial ilustrado, passo a passo, entre outros mecanismos ajudam a atrair a atenção dos internautas, e, com isso, se manter no topo do ranking dos buscadores.

Eu quero comprar

Esse é o momento mais desejado pelas empresas e marcas, pois neste tipo de busca o cliente está propenso a fechar negócio. Ou seja, sai na frente quem consegue se apresentar de forma mais atrativa, e fácil para se concluir a compra. Aparecer com destaque no buscador é fundamental para atrair os clientes.

Apropriando-se dos micro-momentos

Com essas informações em mente, você terá condições de otimizar o seu conteúdo de modo a melhorar o seu posicionamento para os termos mais pertinentes para a sua audiência.

Por esse motivo, verifique se os materiais que a sua empresa publica de fato atendem os consumidores e examine como eles podem ser úteis em cada micro-momento. Aqui, vale a pena revisar os seus conteúdos e também avaliar se é interessante criar materiais mais ricos para satisfazer as necessidades dos usuários e engajá-los com informações eloquentes e confiáveis.

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Sobre Jayme Diogo

Publicitário – Especialista em Marketing Digital – Editor do Blog Publicitantes - Professor Acadêmico e de Pós-Graduação- Certificado em Business Professional pela Malvern House em Dublin - Irlanda - Trabalhou como gestor de Midias Digitais no departamento de Games para Phonovation em Dublin - Fez parte da produção do evento The Next Web 2016 em Amsterdam e do Digital Marketing World Forum em Londres - Pós-Graduado em Comunicação Empresarial em Mídias Digitais e Pós-Graduando em Formação em Docência e Gestão Educacional. Professor do MBA em Marketing e Inteligência Digital do IPOG

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