Gestão tributária: entenda como fazer na pratica e com excelência
2 minutos de leitura

Conheça 3 técnicas para fazer uma eficaz Gestão Tributária

Gestão tributária na prática

Administrar um negócio nem sempre é tão fácil quanto parece. E sem dúvidas, a Gestão Tributária é um dos assuntos que podem dar muita dor de cabeça para muitos contadores e também em empreendedores.

O Coordenador do MBA em Contabilidade e Auditoria e Gestão Tributária do IPOG, Fellipe Guerra, esclarece que o dever de realizar a danada da Gestão é responsabilidade da área de tributos da empresa. Contudo, para realizar essa função com excelência é necessário estar atento a 3 técnicas que vão contribuir, e muito, para a execução do trabalho.

As técnicas podem ser aplicadas na minha microempresa?

Antes de compreendermos quais são as técnicas e como elas são executadas, é importante desmistificar outra questão muito importante. As etapas podem ser aplicadas apenas em empresas de grande porte?

Fellipe Guerra esclarece que as técnicas podem ser executadas em microempresas e até mesmo em empresas de grande porte que possuem ações na bolsa de valores. “Isso ocorre porque elas se adaptam a realidade de cada negócio”, ressalta Fellipe.

Mas, afinal o que é Gestão Tributária?

A gestão tributária é um processo de gerenciar os aspectos tributários de uma empresa. Isso deve ocorrer tanto no que diz respeito as obrigações principais como obrigações acessórias. O objetivo é garantir segurança jurídica para a organização e fazer com que a empresa pague os impostos corretamente e aproveite os benefícios fiscais.

Além disso, é essencial fazer a prestação correta de informações fiscais visando não sofrer autos de infração. Agora que a gente já relembrou o conceito do tema, vamos as dicas?

Técnicas para colocar a Gestão Tributária na prática

Realizar a gestão tributária na prática e com excelência só é possível por meio das técnicas, garante o Professor do MBA em Contabilidade e Auditoria e Gestão Tributária. Pegue o papel e anote, as etapas são: Compliance fiscal, planejamento tributário e auditórias preventivas. Vamos saber o que significa casa uma das técnicas?

Compliance fiscal é deixar as informações tributárias da empresa em conformidade com a lei. Fellipe Guerra pontua que a primeira técnica diz respeito a obedecer exatamente ao que fala a legislação tributária seja no cumprimento das obrigações principais ou acessórias.

“É você seguir exatamente a determinação da legislação das obrigações tributárias. O contador precisa realizar o preenchimento dos livros e documentos fiscais”, afirma.

O Planejamento Tributário visa fazer com que a empresa pague o mínimo de tributo possível, mas dentro da legalidade.

Auditorias preventivas: é quando de maneira preventiva e ou antecipada o profissional de contabilidade verifica todas as informações fiscais da entidade. O objetivo desta ação é garantir que quando o Fisco for realizar a verificação não encontre nenhum tipo de inconsistência. Caso o órgão fiscalize e encontre alguma irregularidade, a empresa será autuada.

Gostou do tema e quer saber mais? Assista agora o Webinar gratuito com o tema: SPED como ferramenta de gestão tributária

Artigos relacionados

Inspirando Carreiras: Aluna IPOG conta sua experiência profissional na área de perícias judiciais O mercado para peritos judiciais no Brasil é rentável e fértil, com grandes oportunidades profissionais em todo o país. A área de perícias judiciais é uma área que exige muita qualificação e preparo e pode ser realizada por profissionais de diferentes formaçõe...
Metodologia BIM: aplicação a projetos de infraestrutura de transportes A moderna metodologia BIM – Bulding Information Modeling – que foi inicialmente desenvolvida para ser utilizada em projetos ligados à construção civil - começa a ser adotada em obras de maior porte, como as de infraestrutura rodoviária, por exemplo. O MBA Inf...
Qual a relação entre Geociências, Arte e Ambiente? Workshop Internacional organizado por professor d... Geociências, Arte e Ambiente: é possível pensar uma interação entre estas áreas? Para o II Workshop Internacional Arte & Ciência – História e Resiliência da Paisagem, sim. Este é justamente o seu objetivo, promover um fórum de discussão que tenha como foco...

Sobre Fellipe Guerra

Contador, consultor empresarial, especialista em SPED e professor do curso de MBA Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.

Comentários