Entenda o que é MBA e dê um upgrade na sua carreira agora mesmo
7 minutos de leitura
21 de novembro de 2018

Entenda o que é MBA e dê um upgrade na sua carreira agora mesmo

Descubra o que é MBA em apenas 6 min!

“O que é MBA?” – perguntou-se a Joana ao ser interrompida por um anúncio exibido no intervalo de uma videoaula no YouTube.

Joana é publicitária recém-formada e já notou que ter apenas uma graduação não é o suficiente para quem deseja se destacar no mercado de trabalho.

Se você veio parar neste artigo, muito provavelmente já percebeu isso também.

Agora, conte-nos uma coisa: a vida após a faculdade é mesmo tudo aquilo que dizem? E o mercado de trabalho está sendo gentil com você?

Não sei qual sua resposta, mas uma coisa é certa: a dinâmica atual do mercado exige profissionais que sejam mais que qualificados naquilo que fazem.

Para quem sonha com um futuro profissional promissor, a exigência básica agora é ser um especialista no setor de atividade que participa. E o MBA é exatamente aquilo que você precisa para ser esse profissional requisitado pelo mercado.

Afinal, o que é MBA?

MBA é a sigla para Master in Business Administration, que em tradução literal significa Mestre em Administração de Negócios. Trata-se de uma das modalidades de pós-graduação voltada para profissionais que pretendem seguir no mercado – característica que a diferencia da especialização, do mestrado e do doutorado.

O MBA é um curso lato sensu, ou seja, uma especialidade de pós-graduação direcionada especificamente para um segmento do mercado. Ele é focado no preparo de executivos na área de administração de empresas.

A finalidade deste tipo de pós-graduação é aperfeiçoar os conhecimentos de profissionais em cargos de gestão e administração para lidar com negócios em geral.

Qual a diferença entre MBA e especialização?

Para responder a essa pergunta, é necessário explicar as diferenças existentes entre os tipos de pós-graduação no Brasil.

Na modalidade stricto sensu, os alunos estudam uma área do conhecimento de forma mais ampla, com um viés acadêmico, a fim de se tornarem professores universitários ou pesquisadores. Para isso, existem os mestrados e doutorados.

Por outro lado, as modalidades de pós-graduação lato sensu, são direcionadas à formação de profissionais com foco no mercado, a fim de capacitá-los a atuar mais precisamente em seu setor de atividades.

Para os recém-formados que desejam dar um upgrade no seu currículo, recomenda-se uma especialização; enquanto que para os mais experientes, o ideal é o MBA.

Apesar do significado de MBA (Mestre em Administração de Negócios), no Brasil, ele não tem o mesmo peso do Mestrado, sendo reconhecido como um tipo de especialização.

Como funciona o MBA?

Nos cursos de MBA, as tradicionais aulas expositivas dão lugar à aulas dinâmicas, onde os professores atuam como mediadores no debate de situações reais da área de gestão e administração.

No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) reconhece apenas os cursos com 360 horas-aula de duração; enquanto a Associação Nacional de MBA (ANAMBA), reconhece cursos com até 480 horas-aula – os quais classifica como “padrão global” – e com o mínimo de 360 horas-aula – que chama de “padrão Brasil”.

Justamente por seu caráter mercadológico, o MBA tem os horários adaptados à dinâmica de quem trabalha, com aulas que costumam acontecer aos sábados ou à noite em alguns dias úteis.

Existe também a opção de aulas à distância, contudo não é permitido fazer mais que 20% da carga horária neste formato.

Ao final do curso, os alunos apresentam uma monografia, que, segundo recomendação da ANAMBA, deve ser escrita individualmente.

Uma vantagem para quem tem dificuldades com apresentações em público é que não é necessário defender o trabalho diante de uma banca para então, finalmente, receber seu certificado de especialista.

Para quem é indicado um MBA?

Os cursos MBA são indicados para empresários, executivos e gestores que estão em processo de (ou almejam) ascensão profissional.

Independente do setor ou área de atuação, o MBA também é muito recomendado para profissionais que desejam seguir uma carreira gerencial. Isso porque, atualmente, tem crescido a oferta de MBAs com foco em um tema específico, tais como:

  • agronegócio;
  • direito.
  • engenharia;
  • arquitetura;
  • contabilidade;
  • marketing;
  • tecnologia da informação; e
  • saúde.

Apesar das especificações, é imprescindível que na grade dos cursos ao menos dois terços das hora-aulas sejam ocupadas por disciplinas de gestão e administração.

É possível dar aula em universidade com uma formação MBA?

Sim!

Um profissional com título MBA é um especialista na área de gestão e administração, portanto, ele está habilitado para dar aulas à estudantes universitários. Contudo, é importante saber que isso só é possível em instituições privadas, onde ter uma titulação lato sensu é o suficiente para lecionar.

Agora, se o seu desejo for dar aulas em universidades da rede pública de ensino, apenas o MBA ou especialização não basta, é preciso ter ao menos uma titulação stricto sensu: mestrado ou doutorado.

Como escolher a escola certa para fazer o MBA?

Atualmente, a oferta de cursos de pós-graduação cresceu bastante e isso dificulta a tarefa de pesquisar e avaliar essas várias escolas espalhadas por aí, nós sabemos!

Por isso temos uma dica para você: com uma breve consulta ao site E-mec, você consegue verificar as notas gerais dos cursos, dados sobre as instituições (inclusive se elas têm “ficha suja” no MEC), entre outras coisas.

Outra opção também é avaliar o programa de aulas do MBA pretendido pelo site da instituição ou fazendo uma visita à coordenação do curso e tirando todas as suas dúvidas.

Agora, você vai precisar organizar suas finanças para o pagamento das mensalidades – que são cobradas inclusive em universidades públicas – na pós-graduação. Mas não se preocupe, porque os investimentos retornam em 4 ou 5 anos, graças ao upgrade no seu currículo e às novas oportunidades que virão.

Importante: jamais se esqueça que o investimento em um MBA não te dará a garantia automática de promoção no trabalho, ascensão imediata na carreira ou triplicação do salário.

Essas conquistas serão resultado da sua habilidade em aliar os novos conhecimentos com a sua prática profissional, é de você que vem a capacidade de gerar valor no seu trabalho.

Como o MBA mudou a carreira de alguns profissionais?

Você se lembra da Joana, a personagem com quem começamos esse texto?

Alguns personagens da vida real, assim como ela, também perceberam que ter apenas uma graduação não basta para quem sonha grande com o mercado de trabalho e, por isso, matricularam-se no MBA da IPOG a fim de dar voos mais altos.

Foi o que aconteceu com o Valdemir Alves e Raimundo Ribeiro Mendes, ex-alunos do IPOG. Acompanhe a história de superação deles e inspire-se.

Persiga os seus sonhos como fez o contador Valmir Alves

O Valdemir Alves é ex-aluno do curso de MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária e sempre teve o sonho de ser empresário e atuar na área executiva. Então, ele se uniu a um sócio para abrir uma empresa de contabilidade: a Controlpax Contabilidade e Gestão Ltda.

Foi nessa ocasião que, percebendo a necessidade de se especializar, o Valdemir procurou o MBA da IPOG a conselho de um amigo. Sobre a decisão, o empresário comenta: “Essa foi a melhor escolha, pois tivemos excelentes resultados com essa especialização.”

O Valdemir também defende que a aplicação do conhecimento que adquiriu em sala de aula mudou completamente a dinâmica do seu negócio. Em entrevista para a nossa equipe, ele comentou:

“O IPOG tem professores realmente diferenciados e fui percebendo que em cada módulo eu aprendia que a segmentação do escritório era a chave do negócio.

A troca de experiências nessas aulas foi muito importante também, pois aprendemos com erros e acertos de outros colegas. Hoje, no escritório, um dos nossos princípios é ter uma gestão de excelência pautada no conhecimento que adquirimos com a especialização e o que esperamos entregar para os nossos clientes. O IPOG teve sua influência principalmente nesse sentido.”

Interessado em ler a entrevista completa? Clique aqui e acompanhe um pouco mais das experiências de sucesso na carreira de Valdemir, que aplicou os conhecimentos de sala de aula para decolar no empreendedorismo contábil.

Conheça a história de superação do Raimundo Mendes

Outra história que nos inspira a continuar investindo no sucesso dos nossos alunos é a do Raimundo Ribeiro Mendes, 47 anos, proprietário e diretor da QPrime, empresa especializada em impressão e manutenção de impressoras.

O Raimundo já estava a 18 longos anos fora da sala de aula quando recebeu o incentivo de uma amiga para buscar qualificação. Foi aí que ele decidiu fazer o curso de Administração do IPOG.

Raimundo colou grau em 2017, mas não parou por aí e decidiu começar não um, mas dois cursos de pós-graduação. Hoje, ele é aluno nos cursos MBAs do IPOG: Executivo em Gestão Comercial & inteligência de Mercado e Executivo em Liderança & Gestão Empresarial.

Ele confessa que quando começou sua empresa, a QPrime, não tinha experiência comercial, visão de negócio e muito menos estratégia de administração. Hoje ele reconhece que a qualificação profissional se coloca como um requisito para a abertura de um negócio e acrescentou:

“Quando terminei a graduação, percebi que eu não podia parar. Hoje, o MBA em liderança me ajuda muito na parte empresarial, e o de gestão comercial me faz atuar de forma eficaz no coração da empresa”.

A experiência em sala de aula mudou completamente os resultados na QPrime. Aplicando os conhecimentos, o Raimundo pôde qualificar a sua equipe e melhorar a produtividade da sua empresa. Com o networking, fez parcerias que ajudaram na promoção da sua marca.

Para conhecer mais detalhes da história do Raimundo, acesse o nosso artigo: Diretor da QPrime relata sua trajetória de sucesso após o IPOG.

Conheça o MBA do IPOG

Depois de descobrir o que é MBA e conhecer tantas histórias inspiradoras, confio que você já está convencido de que ele é o melhor caminho para o seu futuro profissional, não é mesmo? Agora está na hora de escolher uma instituição de ensino de excelência!

Sabemos que um estabelecimento de ensino com nome e reconhecimento no mercado faz total diferença no currículo. De que vale ter um MBA em um local que não será valorizado por recrutadores e executivos?

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação realiza diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e grande renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno.  

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG já conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno já se tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação dos alunos que chega a 97,14%, em todo o país.

Os projetos pedagógicos que são realizados na instituição são diferentes dos que já existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!

Quer alavancar sua carreira com um MBA?


Artigos relacionados

Profissional: destaque-se! Destacar-se profissionalmente nunca foi tarefa fácil, mas há pelo menos uma década está cada dia mais complicado. Por que? É simples! Há cerca de 10 ou 20 anos havia poucas faculdades no país. Se tomarmos como exemplo o curso de Administração, existiam poucas ...
Conheça as profissões que continuam aquecidas em tempos de crise O ano de 2016 foi desafiador para o setor econômico brasileiro, mas, apesar da crise financeira, existem profissões que continuam aquecidas e estão em alta e oferecem bons salários, embora eles não tenham tido grandes reajustes. Porém, essas vagas estão reserv...
O futuro é das marcas que têm propósito e relacionamento além do lucro Propósito é o que te faz realizar coisas, e isso não se cria, se revela. Marcas que têm um propósito claro são mais assertivas na sua relação com o público, desde que esse propósito seja verdadeiro. Com a mudança da sociedade, as empresas precisam ressignifica...

Sobre Carlo Guizelini

Graduado em Administração de Empresas pela PUC GO, pós-graduado em Gestão de Marketing no Varejo, pós-graduado em Docência Universitária ambas pela Universidade Salgado de Oliveira. Trabalhou na área comercial do L´oreal Brasil entre 1990 e 1998. Atuou como gestor do curso de Administração, Ciências Contábeis, Tecnólogo em Turismo e Tecnólogo e Negócios Imobiliários. Em 2009 assumiu a Diretoria Acadêmica da UNIVERSO Campus Goiânia. É professor titular da Universidade Salgado de Oliveira. Professor de pós-graduação do IPOG. Em 2015 assumiu a Diretoria de Graduação e Extensão do IPOG e atualmente é Diretor Acadêmico do Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG.

Comentários