Aluno IPOG relata sucesso profissional com empreendedorismo contábil
5 minutos de leitura
01 de dezembro de 2017

Inspirando Carreiras: Aluno IPOG relata sucesso profissional com empreendedorismo contábil

empreendedorismo contábil

O empreendedorismo contábil tem conquistado espaço e valorização no mercado nacional. De acordo com dados de setembro de 2017 do Conselho Federal de Contabilidade, no Brasil existem mais 61 mil organizações contábeis, divididas entre sociedades, empresários, Microempreendedores Individuais – MEI e Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada – Eireli.

(Empreendedorismo na contabilidade: Conheça cinco dicas Importantes aqui)

A união do empreendedorismo e contabilidade tem ganhado destaque no mercado com grandes e boas oportunidades de atuação e crescimento profissional.

Por isso, conversamos com o empresário contábil e aluno do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária do IPOG, Valdemir Alves, para compartilhar a sua fantástica trajetória e experiência profissional de sucesso com empreendedorismo na área contábil.

Confira o bate-papo com o aluno do IPOG sobre empreendedorismo contábil

  • IPOG: Sobre sua trajetória profissional, quando você começou a se identificar com a área de contabilidade?

Valdemir Alves: Desde pequeno quis ser empresário e atuar na área executiva. Analisei alguns cursos para atuar nessa área e conclui que a contabilidade era o melhor curso de formação executiva. Percebi que o mercado era muito carente e tinha muitas necessidades.

Em 2009, comecei a graduação e desde o início já tive o interesse de ser um especialista na área e abrir meu próprio escritório. Durante a graduação passei por dois estágios e em 2014, eu e meu sócio, Magno de Farias Ribeiro, abrimos a nossa empresa de contabilidade, a Controlpax Contabilidade e Gestão Ltda.

Ao mesmo tempo que abrimos o escritório de contabilidade, vimos a necessidade de buscar uma especialização. Meu grande amigo e colega de profissão, o professor Fellipe Guerra, indicou para mim e para o meu sócio o MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária do IPOG. Essa foi a melhor escolha, pois tivemos excelentes resultados com essa especialização.

  • IPOG: Sobre sua empresa, quais são as principais atividades de atuação, há quanto tempo está no mercado, principais diferenciais?

Valdemir Alves: Minha empresa está com três anos e quatro meses no mercado. Sempre buscamos focar em segmentação e nossa atuação hoje é muito forte na área de construção civil e lojas.

Nosso principal diferencial é a análise de todos os segmentos. Toda vez que surge um novo cliente realizamos um mapeamento para analisar os principais gargalos, dificuldades, a carga tributária, o que eles costumam errar no dia a dia da gestão, se eles têm gestão de pessoas, financeira, tributária, entre outros fatores importantes de mercado. Nesse sentido, buscamos sempre entender quais são as necessidades do cliente.

Estabelecemos uma rotina e métodos para o empresário e isso gera um grau de segurança maior na realização do trabalho. Tivemos um crescimento rápido e seguro e com uma grande aceitação no mercado.

  • IPOG: Sobre a sua atuação na área de contabilidade, quando despertou em você o interesse pelo empreendedorismo? Houve a percepção de demanda de mercado?

Valdemir Alves: Eu sempre tive vontade de empreender, sempre tive vontade de ter meu próprio negócio. A demanda de mercado na área de contabilidade sempre existe e cada vez mais é crescente.

A grande necessidade que eu vejo é que as pessoas busquem ser especialistas e entendam que a contabilidade tem uma diferença muito grande das outras áreas, que acabou se agrupando como: a tributária, legalização de empresas, trabalhista e financeira.

De fato, a contabilidade agregou muito a essas áreas, mas a questão mesmo é saber fazer uma contabilidade de verdade, um balanço, uma análise financeira, participar da gestão da empresa e ser contador com gestão.

O que seria um contador com gestão? Um profissional apto a fornecer relatórios e dar subsídio para o empresário saber como está a situação da empresa e para ele ter a percepção de como o contador está realizando o trabalho para a empresa dele. É nisso que eu acredito que o mercado sente muita carência, e é isso que a gente busca fazer a cada dia mais no escritório.

Valdemir Alves: O IPOG tem professores realmente diferenciados e fui percebendo que em cada módulo eu aprendia que a segmentação do escritório era a chave do negócio.

A troca de experiências nessas aulas foi muito importante também, pois aprendemos com erros e acertos de outros colegas. Hoje no escritório, um dos nossos princípios é ter uma gestão de excelência pautada no conhecimento que adquirimos com a especialização e o que esperamos entregar para os nossos clientes. O IPOG teve sua influência principalmente nesse sentido.

  • IPOG: Como você acredita que está o mercado hoje para quem deseja empreender na área de contabilidade ou alavancar a carreira?

Valdemir Alves: O mercado de contabilidade está muito aquecido. Para quem quer empreender na contabilidade precisa ser especialista, precisa ter uma equipe fenomenal, uma equipe com responsabilidade, pois o grau de risco da profissão é muito alto.

Para sua carreira alavancar como profissional liberal ou profissional executivo em uma organização contábil você precisa ter uma dedicação extrema para ser um especialista e não um generalista que não agrega profissionalmente para o escritório de contabilidade ou para a empresa que for prestar serviço.

Uma palavra-chave para ser um profissional de sucesso na contabilidade: Seja um especialista!

  • IPOG: Como era a sua realidade antes de começar o curso? O que te fez tomar a decisão de investir em mais conhecimento?

Valdemir Alves: Era uma realidade um pouco restrita porque tínhamos uma visão ampla de como está o mercado nacional. O IPOG tem professores a nível nacional, de vários estados do Brasil, e isso possibilita ter uma amplitude maior do cenário.  O que me levou a tomar a decisão de investir em uma especialização foi a necessidade de ser especialista, conhecer pessoas, trocar experiências e ter relacionamentos que me gerasse qualidade no sentido que eu pudesse crescer profissionalmente junto com essas pessoas.

Eu acredito muito que o mercado contábil nos três próximos anos vai passar por uma revolução muito drástica e quem não tiver preparado para essas mudanças não consegue permanecer no mercado.

  • IPOG: Qual a importância de ter profissionais especializados nessa área para as organizações?

Valdemir Alves: Segmentamos o nosso escritório de contabilidade, criamos rotinas, métodos, relatórios padrões de setores, contratamos pessoas capacitadas e também pessoas para capacitarmos.

Esse é o grande diferencial da Controlpax Contabilidade e Gestão.  Somos uma empresa formadora de profissionais nos nossos princípios, objetivos e metodologias e isso tem dado muito certo, porque as pessoas têm se desenvolvido com a gente. E isso também é um diferencial de mercado, pois conseguimos ter uma equipe mais qualificada e afiada.

Ser um especialista significa ter um futuro brilhante na profissão.

  • IPOG: Quais são as dicas para quem deseja seguir nessa área?

Valdemir Alves: A principal dica que dou para alguém que quer seguir a profissão é ter dedicação, comprometimento e capacidade de mensurar a sua entrega de resultado. Seja um especialista, analise sempre como o mercado está e como ele está indo. Esteja preparado para grandes transformações, porque a área contábil tem mudanças constantes no seu dia a dia.  A caminhada não é fácil e rápida, mas vale muito a pena quando você dedica e depois colhe excelentes resultados.

  • IPOG: O que os profissionais e o mercado ganham com esta formação?

Valdemir Alves: O profissional e o mercado ganham com essa especialização a capacidade de analisar o formato da sua empresa para buscar viabilidade econômica na área tributária, rentabilidade e sucesso profissional.

  • IPOG: Resuma sua jornada profissional com uma única frase:

Valdemir Alves: Determinação e comprometimento com o meu trabalho!

Se você gostou de conhecer sobre o contexto profissional de Valdemir Alves, aproveite também para ficar por dentro da história de Israel Frota, que relata as particularidades de empreender na área contábil.

E se o seu intuito é ter um futuro profissional de sucesso na área contábil, aproveite para se informar sobre outros assuntos relacionados a contabilidade, como o SPED como ferramenta de Gestão Tributária e Documentos Fiscais Eletrônicos.


Artigos relacionados

Accountex USA 2017: Professor do IPOG explica como foi participar do maior evento de contabilidade d... Já imaginou participar do Accountex USA 2017, o maior Congresso do mundo de tecnologia contábil? O coordenador do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária do IPOG, Roberto Dias Duarte, participou do evento e, o melhor, neste post ele conta um pouqu...
Você já sabe como se preparar para o eSocial? De acordo com a Receita Federal, a partir de julho de 2018 todas as empresas, incluindo as micro e pequenas empresas e as cadastradas no MEI, terão que usar obrigatoriamente o eSocial para registrar informações de empregados. A exigência já passou a ser vál...
Por que ser um analista SPED? Você sabe os impactos e as consequências do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)? Implantado em 2008, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o sistema da Receita Federal brasileira que prevê a facilitação na entrega de documentos contábeis e fisca...

Sobre Valdemir Alves

Contador; Consultor empresarial nas áreas Tributária, Fiscal, Contábil e Gestão Empresarial; Coordenador de estudos e pesquisa da AJE Fortaleza em 2016; Coordenador Administrativo financeiro da AJE Fortaleza em 2017; Coordenador Executivo da Federação das Associações de Jovens Empresários do Ceará gestão 2017 a 2018; Coordenador da Comissão do Imposto de Renda Pessoa Física do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará – CRCCE em 2016; Coordenador da Comissão de Normas Técnicas aplicadas às áreas Fiscal, Tributária e Societária do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará – CRCCE; Conselheiro do Conselho Regional de contabilidade do Ceará de 2018 a 2022; Instrutor de cursos e palestras nas áreas contábil, tributária e empresarial; MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo IPOG e Sócio Diretor na Controlpax Auditoria & Consultoria Ltda e VMF Comercio & Serviços Ltda,

Comentários