Empreendedorismo na Contabilidade: 5 dicas importantes
3 minutos de leitura

Empreendedorismo na Contabilidade: 5 dicas importantes

Empreendedorismo nos fornece a possibilidade de desbravar o novo e explorar oportunidades de negócios com ampla autonomia. Independente do segmento, produtos ou serviços oferecidos, haverá sempre desafios a serem enfrentados e superados.

E o empreendedorismo na contabilidade também é assim. A cada ano, novos negócios surgem para provar que o mercado está aquecido e que há demanda para quem desenvolve um trabalho inovador e de credibilidade.

As oportunidades são para aqueles que assumem o compromisso de impactar positivamente o cliente, criando algo diferente e com valor (conheça o case de sucesso de Israel Frota, que decidiu empreender na área contábil). Mas, antes de tudo, é preciso entender quais são os motivos que te fazem querer empreender e ainda se realmente está preparado para dar esse passo tão importante profissionalmente.

Pense: Qual o problema do cliente você pretende resolver? Como você pretende mostrar que ele possui necessidades específicas? Quais soluções você irá oferecer? Quais recursos serão necessários? Quem serão suas equipes e parceiros? (Conheça aqui quais são as quatro melhores formas de se inspirar para empreender).

Em um primeiro momento, quando se pensa em empreendedorismo na contabilidade, muitas dessas questões demoram a ser respondidas, mas é aí que o profissional consegue encontrar o caminho para o seu sucesso: planejando, executando e reformulando o que foi planejado para garantir sempre melhores resultados.

É claro que é um desafio diário, porém, imprescindível para crescer neste cenário promissor. E se há tempos você vem pensando em empreender na área contábil e ainda precisa de um “start” para fazer acontecer, é hora de buscar soluções para as suas inquietações. Por isso, selecionamos cinco dicas importantes para te mostrar que o empreendedorismo na contabilidade é um negócio vantajoso para você.

Empreendedorismo na contabilidade: Vamos as dicas?

Preparo e planejamento

Para empreender na contabilidade é preciso, primeiramente, colocar a ideia no papel. Organizar todas as informações que muitas vezes ficam soltas na cabeça é um passo importante para fazer o negócio acontecer.

Analise o mercado, o que de fato vai oferecer aos seus possíveis clientes, quais problemas você pretende resolver ao ofertar os seus serviços, quais recursos serão necessários para iniciar o processo. Tudo isso fará a diferença para iniciar de vez o seu negócio.

Tirar a ideia do papel

Depois de planejar o seu negócio, é muito importante tirar a ideia do papel. Trabalhe com um plano de ação, com metas desafiadoras e valide se o que oferece realmente possui demanda. É importante ser ágil nesse processo de validação, pois assim conseguirá compreender a viabilidade do seu negócio e dar sequência as ações planejadas com mais segurança.

É fundamental buscar inovação em todas as etapas que envolvem o empreendedorismo na contabilidade. O que você pode fazer diferente do seu concorrente? Tenha visão de futuro. Crie oportunidades e busque explorá-las.

Enxergar as oportunidades

Empreendedorismo e passividade não combinam. A partir do momento em que você decide empreender, é preciso ir além para crescer no mercado.  O contador deve estar atento ao que acontece a sua volta. Então, como você tem estudado o mercado?

Deixe o medo da instabilidade. Qual oportunidade você vê e como ela tem sido aproveitada hoje? Decida pelo crescimento constante do seu escritório contábil, mesmo que essa decisão exija muito de você.

Evitar o conformismo

Vários fatores podem impactar a motivação e produtividade de um profissional que opta pelo empreendedorismo na contabilidade. Legislação tributária, inflações altas, mercado altamente competitivo, juros excessivos, tudo isso pode influenciar.

A dica é evitar o conformismo. Mesmo depois de ter estruturado o seu negócio e tê-lo feito acontecer, é preciso se manter aberto para novas possibilidades, ser otimista e acreditar que as adversidades são degraus para avançar sempre.

A tecnologia na contabilidade, por exemplo, permite que o profissional esteja em constante renovação.

Valor do negócio

Os profissionais que decidem empreender na contabilidade geralmente buscam segurança ao percorrer essa nova jornada. E essa segurança tem a ver com o valor que é gerado para o negócio. Se você compreende o quão relevante é o serviço que oferece para o seu cliente, suas ações e resultados serão impactados positivamente.

Pense o quanto as informações advindas da contabilidade são indispensáveis para que diversos negócios no mercado continuem acontecendo. Como você tem utilizado isso ao seu favor?

Dados relacionados a custos, encargos, tributos, giro de capital são alguns exemplos de informações que estão diretamente vinculadas aos registros contábeis. Você tem convertido tudo isso em combustível para o seu movimento constante no mercado?

Esses registros são considerados de grande valor e necessitam de muita credibilidade por parte dos profissionais da área. Então, se você pretende adquirir um espaço no mercado e se tornar referência, lembre-se de gerar valor para o seu serviço. Busque ser a referência no seu segmento.

Conheça o nosso ebook “Como ter sucesso profissional na Área Contábil” e explore mais este universo!

Artigos relacionados

Saiba quais são os princípios legais mais utilizados pelos profissionais da área tributária Num país como o nosso, em que a produção legislativa é intensa e alterada com tanta frequência, requer que os profissionais da área contábil estejam sempre atualizados. Para isso, quem lida com a área fiscal deve ter noções de princípios básicos do Direito Tri...
Curso de ICMS: a atualização que você precisa para 2023 Com as mudanças no teto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e das alíquotas cobradas nos estados, é essencial se preparar para a adequação às novas normas. Ou seja, o curso de ICMS tornou-se fundamental no currículo de profissionais d...
Contabilidade para franquias no Brasil Antes de falarmos sobre a contabilidade para franquias, você sabia que abrir este tipo de negócio é considerado um mistério para muitos profissionais? Neste artigos vamos desmitificar esta questão. Para quem deseja empreender, todas as oportunidades de negócio...

Sobre Fellipe Guerra

Contador, consultor empresarial, especialista em SPED e professor do curso de MBA Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.