Empreender: o que fazer com ideias que merecem sair do papel?
3 minutos de leitura

Ideias que merecem sair do papel

O empreendedor e professor do IPOG Bruno Perin lança o seu terceiro livro “Sem Dinheiro: como construir uma start up com pouca grana”, trazendo sua experiência pessoal bem sucedida à frente de três modelos diferentes de start ups. Na obra, o administrador explica o que fazer com ideias que merecem sair do papel. Além disso, Perin dedica parte de seu concorrido tempo a estimular o empreendedorismo nas pessoas.

Tivemos a oportunidade de bater um papo com ele, enquanto aguardava seu vôo no Aeroporto de Porto Alegre, para promover o livro Brasil afora. E trazemos para você, em primeira mão, orientações dessa fera das start ups. Veja só:

IPOG: Bruno, você pode nos contar sobre a evolução proposta em seus livros, que culminou nesta terceira obra?

Bruno Perin – Eu trouxe no primeiro livro “A Revolução das Start ups” a apresentação do conceito desse modelo de negócio e o contexto em que ele está inserido. Era o início das start ups no Brasil e ainda tínhamos uma necessidade grande de explicar a respeito. O segundo livro “Os 15 maiores erros de novos empreendedores” já trouxe um passo à frente neste assunto, ao abordar práticas sem sucesso de quem está começando a investir nas suas ideias. Busquei mostrar os erros mais comuns cometidos no início de todo novo empreendedor. Nesta mais recente obra “Sem dinheiro: como construir uma start up com pouca grana” quis dar uma injeção de conhecimento ao empreendedor, partindo de experiências pessoais colhidas à frente de três diferentes start ups que dirijo.

IPOG: Qual seu maior desafio ao escrever esse livro?

Bruno Perin – Eu busquei editá-lo com dicas práticas, altamente aplicáveis. Quis trazer uma leitura de qualidade, onde o empreendedor pudesse entender o que é possível fazer para tirar sua ideia do papel. Indicar de forma didática alguns passos que precisam ser dados na formatação de uma start up.

IPOG: O que você acha fundamental a um empreendedor que almeja o sucesso de seu negócio?

Bruno Perin – As pessoas precisam dar mais valor àquilo que possuem. Quando digo isso quero dizer: suas ideias, sua rede de contatos. Ter senso crítico para entender qual capital de valor já está ao seu alcance. Muitas pessoas vislumbram com mais facilidade o que lhes falta, e deixam de valorizar aquilo que já possuem. Por isso, vão se desestimulando durante o caminho, pois super valorizam aquilo que lhes falta e começam a achar a jornada muito difícil de ser trilhada. É importante ao empreendedor buscar se aprofundar na área que pretende investir. A superficialidade não cabe a nenhum empreendedor que almeja o sucesso.

IPOG: Como capitalizar boas ideias?

Bruno Perin – As pessoas têm ideias errôneas sobre investimento. Se preocupam mais com a forma como vão encontrar investidores, do que no enriquecimento de suas ideias, em agregar valor prático a elas. Quando se está amadurecendo um negócio, o principal está no desenvolvimento da ideia. Diante de uma boa ideia, os investidores serão naturalmente atraídos, ao mero contato com ela. Se o empreendedor encontrar essa ideia pela qual vale a pena o investimento, ele já estará 70% a frente das demais pessoas que sonham em empreender. Mas vemos que muitos estão mais ocupados em levantar o capital, sem oferecer diferenciais atrativos ao investidor.

IPOG – Quais os passos que você indica para quem quer tirar grandes ideias do papel?

Bruno Perin – Considerando que o empreendedor já enriqueceu sua ideia mergulhando de cabeça no universo que pretende empreender, ele precisa agora traçar um ciclo de operações adequado. Isso significa, começar a colocar no papel formas para viabilizar seu negócio, apresentando cálculos financeiros viáveis. Esboçar o mapa de viabilidade financeira da sua start up. Montar uma estrutura clara de atração de atenção para sua ideia, e manter agilidade para corrigir eventuais erros durante o percurso, para não comprometer sua relação com os investidores.

IPOG – Você já recebeu alguns feedbacks sobre o livro que está lançando?

Bruno Perin – Tenho colhido algumas opiniões muito favoráveis sobre a obra, de pessoas que dizem ter lido em poucos dias pois não conseguiam parar. Que o livro é de uma aplicabilidade imediata e proporciona uma leitura dinâmica e agradável. Em média, as pessoas estão levando três dias para terminarem a obra e dizem sentir que estabeleceram um diálogo diretamente comigo. Fico feliz por essa repercussão. Estou promovendo a venda online do livro, e envio cada um dos exemplares solicitados autografado.

Descubra as orientações de Bruno Perin para desenvolver uma ideia empreendedora.

Clique aqui e conheça o MBA Empreendedorismo & Inovação do IPOG.

Artigos relacionados

O poder do Geomarketing: Estratégias eficientes para atingir o público almejado Antes de entender o que é Geomarketing, é necessário saber como esta estratégia surgiu. Os smartphones conferiram à sociedade uma nova forma de se comunicar em tempo real, de onde estiver, apenas dependendo do sinal de internet para ser visto, observar e falar...
Afinal, o que são micro-momentos? Você sabe o que micro-momentos tem haver com a era digital? O surgimento da internet, por volta dos anos 90, impactou consideravelmente a vida das pessoas. No Brasil, sua ascensão teve um papel fundamental, inclusive influenciando na formação do caráter dos...
Como as empresas se renderam ao Marketing Digital? Recorrendo aos conhecimentos da autora Martha Gabriel - especialista em Marketing Digital e Educação - e fazendo uma releitura de seus ensinamentos sobre a área: “O marketing sempre foi e sempre será aquela atividade que busca trocar e agregar valor à marca, f...

Sobre Bruno Perin

Graduado em Administração, empreendedor serial, investidor, palestrante, escritor e professor do MBA Empreendedorismo e Inovação do IPOG.