Pós-Graduação em Licitações e Contratos: o que você aprende?
5 minutos de leitura

O que o estudante aprende na pós-graduação em Licitações e Contratos do IPOG?

Quando o profissional vê que existe uma lacuna que precisa ser preenchida para alcançar o sucesso profissional, recorrer a uma especialização é uma das melhores opções. Por meio dela, é possível se atualizar e adquirir conhecimentos extras por meio do networking com outros profissionais da área.

Sendo assim, uma pós-graduação em licitações e contratos garante o conhecimento necessário para dominar processos administrativos e legais referentes a documentos públicos e contratações, tanto na iniciativa pública quanto na privada.

O tema é complexo e somente as melhores instituições de ensino, como o IPOG, podem ajudar o estudante com conhecimentos teóricos e práticos para se destacar no mercado de trabalho.

Se quiser uma pós-graduação em licitações e contratos que mantém você antenado às novas mudanças e apresenta de modo prático todos os trâmites que envolvem a parceria entre União, Estado ou município e grandes empresas, está no lugar certo!

Veja, neste artigo, como se especializar com um dos melhores cursos do país.

Como está o mercado de licitações e contratos para profissionais?

O mercado de licitações e contratos segue aquecido e se destaca por ter um empenho bastante alto.

Em 2022, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que prevê os gastos da União, empenhou gastos de 170,47 bilhões de reais. Desse montante, boa parte fica destinada para contratos de bens e serviços.

Sendo assim, muitas empresas privadas têm buscado se especializar em editais, contratos públicos e convênios municipais para garantir ganhos a médio e longo prazo. Daí a importância de essas instituições buscarem novos profissionais especializados para atenderem a essa demanda crescente.

Além disso, uma boa parcela de quem se especializa na área de licitações e contratos busca pleitear cargos por meio de concursos públicos. Por meio de um curso de excelência, os saberes técnicos são fixados com maior facilidade, o que ajuda a alcançar a sonhada aprovação.

A Receita Federal, órgão competente pela administração de tributos da União e responsável por ações de controle e transparência, é um dos grandes focos desses concurseiros. Não à toa, a instituição reserva altos salários para corresponder à grande responsabilidade do trabalho.

Ainda para este ano, a Receita Federal publicou um edital com 699 vagas ao todo para dois cargos: auditor fiscal e analista tributário, com salários respectivamente de 11 mil e 21 mil reais.

Áreas de atuação do profissional

As áreas de atuação de quem se especializa na área vão desde os mais diversos órgãos públicos até empresas privadas de todos os portes e ramos.

Nesse sentido, os analistas de contratos e licitações têm como atribuições:

  • pesquisa e estudo de editais;
  • elaboração de relatórios de preço;
  • redação do termo de referência e projeto;
  • gestão de contratações na administração;
  • participação do pregão presencial e eletrônico;
  • medidas de transparência.

Como ter um futuro profissional na área de licitações e contratos?

O profissional que deseja trilhar uma carreira de sucesso na área de licitações e contratos precisa ter ensino superior completo nas áreas de Direito, Ciências Contábeis ou Administração como ponto de partida.

As três graduações têm contato mais próximo a questões relativas ao funcionamento de instituições públicas e privadas, além de entender sobre legislações e transparência.

No entanto, a graduação garante apenas os saberes básicos para disputar cargos na área. Para alcançar as melhores posições profissionais e as remunerações do alto escalão, é preciso dedicação e estudo.

Por isso, o mais indicado é fazer a pós-graduação em licitações e contratos para ter conhecimento teórico e a expertise conseguida por meio da troca de saberes com demais profissionais da área.

Assim, você se prepara e acelera o processo de se destacar no mercado e alcançar os cargos mais importantes.

O que é ensinado na pós-graduação em Licitação e Contratos

Uma pós-graduação em Licitações e Contratos ensina os trâmites necessários para concorrer a contratações públicas e mostra as formas de aumentar as chances de ter a proposta do seu negócio escolhida.

Como o mercado costuma mudar ao longo dos anos, aumenta cada vez mais a necessidade de saberes específicos.

Sendo assim, a pós-graduação centraliza as informações úteis sobre os diferentes orçamentos existentes, a aplicação efetiva dos recursos públicos e, acima de tudo, as particularidades de cada tipo de disputa.

Entre os módulos mais comuns, você encontra informações voltadas aos certames em esferas da União, dos Estados e dos municípios, bem como os modos de atuar frente aos contratos administrativos, convênios e trâmites licitatórios.

Conheça o MBA em Licitações e Contratos do IPOG

O MBA em Licitações e Contratos do IPOG forma especialistas em contratações públicas e reúne os conhecimentos teóricos e práticos sobre todos os tipos de parcerias entre empresas e poderes públicos.

Além de evitar erros e mostrar formas de aumentar as chances de ter a prestação de serviço homologada, o MBA une parte teórica com vivência e exemplos práticos graças aos professores, que atuam e estão em posições de destaque no mercado.

Na prática, nossa pós-graduação oferece módulos que conversam com a realidade das licitações e dos contratos. Ademais, o curso traz conhecimentos únicos das tantas experiências que tem o corpo docente e está disposta a apresentar.

Além dos saberes mais comuns nos cursos de especialização, como editais, contratos e convênios, o MBA em Licitações e Contratos do IPOG mostra como funciona a análise financeira e o processo de precificação em certames, detalha a importância do compliance e ressalta a importância procedimentos extras.

Grade curricular

Os módulos do MBA em Licitações e Contratos do IPOG apresentam conhecimentos que não se limitam nos processos burocráticos. Pelo contrário, dão toda a bagagem necessária para futuros profissionais assumirem cargos de liderança.

Durante o curso, você estudará temas como:

  • Planejamento Estratégico nas Contratações Públicas;
  • Editais, Habilitação e Recursos Administrativos;
  • Termo de Referência e Projeto Básico;
  • Contratos Administrativos e Convênios;
  • Aquisições e Contratações na Administração Indireta;
  • Pregão Presencial e Eletrônico (SIASG e Comprasnet);
  • Sistema de Registro de Preços;
  • Parceria Público e Privada;
  • Obras e Serviços de Engenharia;
  • Improbidades Administrativas e Crimes em Licitação;
  • Governança, Compliance e Integridade em Licitações;
  • Contratações Diretas e Procedimentos Auxiliares.

Corpo docente

O corpo docente do IPOG é formado por mestres e doutores, sendo todos especialistas e com longo histórico à frente de certames licitatórios. Ao todo, dez professores ensinam e apresentam dicas de acordo com cada módulo.

A lista do corpo docente inclui:

  • Fernando Sergio do Valle: coordenador do MBA em Licitações e Contratos do IPOG e mestre em Economia Empresarial;
  • Rodrigo Dias: pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela UFG e juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Goiânia;
  • José Carlos Nader: doutor em Aplicações e Planejamento Militares e especialista em Administração pela FGV;
  • José Levi Bento: pós-graduado em Contabilidade e Finanças, auditor e tomador de contas na esfera pública;
  • Plínio de Mello: advogado e procurador chefe-administrativo da prefeitura de Catalão em 2017;
  • Natália Resende: procuradora federal, consultora jurídica no Ministério da Infraestrutura e doutoranda em Regulação de Infraestruturas de Rede;
  • Bruno Afonso: advogado e mestre em Administração Pública;
  • Leonardo Mota: especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela FPB;
  • Mariana Magalhães: bacharel em Direito, especialista em Gestão e Finanças e mestre em Direito e Administração Pública;
  • Jorge Carlos: bacharel em Ciências Contábeis, mestre em Avaliação de Impactos e atua à frente da Contabilidade Aplicada ao Setor Público desde 1994.

Por que somos a melhor escolha para sua carreira?

O MBA em Licitações e Contratos do IPOG é o conhecimento necessário para atualizá-lo mediante as novas necessidades do mercado e, acima de tudo, prepará-lo quando a oportunidade surgir para você.

Hoje, não só o profissional do mercado de licitações e contratos, mas sim todas as indústrias têm dificuldade na hora de encaixar a rotina corporativa com novos estudos – especificamente de MBAs e pós-graduações, que trazem temas ainda mais complexos.

Por isso, o IPOG considera essa rotina e proporciona ferramentas e metodologias inovadoras com o propósito de tornar o aprendizado mais dinâmico e que condiz com a realidade dos profissionais em busca de especialização sólida.

Benefícios de fazer a pós-graduação no IPOG

Fazer uma pós-graduação no IPOG rende muitas vantagens aos futuros líderes. Entre algumas, vale destacar:

  • professores com experiência no mercado: além do conhecimento pedagógico, os professores do IPOG também são sinônimos de sucesso profissional;
  • parcerias internacionais: com o programa IPOG Mundi, os profissionais se formam no exterior graças às parcerias da instituição;
  • alto índice de aprovação: ex-alunos formados no IPOG têm 97% de índice de satisfação;
  • reconhecimento em todo Brasil: o IPOG é um instituto reconhecido nacionalmente e conta com todas as ferramentas para formar futuros líderes.

O MBA em Licitações e Contratos acompanha as novas mudanças do mercado e se destaca por preparar futuros líderes.

O grande destaque de ser um especialista neste mercado é a estabilidade. Não à toa, mesmo em recessão técnica, os gastos dos poderes seguem altos e movimentam bilhões de reais, tendo o empenho destinado a bens e serviços.

Por isso, o MBA em Licitações e Contratos é e será um diferencial para o sucesso da sua carreira profissional!

Banner para solicitar contato para a pós-graduação em licitações e contratos

Gostou deste artigo? Então, leia outros conteúdos semelhantes em nosso blog:

Artigos relacionados

Valuation: como calcular e a importância para fusões e aquisições de empresas Valuation é um tipo de cálculo importante para as empresas conhecerem o seu valor no mercado e se prepararem para operações como as fusões e aquisições. Portanto, os profissionais que sabem os métodos de avaliação estão preparados para as oportunidades que po...
Conheça o crescimento profissional de Solanne Sandes na contabilidade Você quer ter crescimento profissional na contabilidade? Diante de uma variedade de profissões disponíveis no mercado, escolher a que realmente tem a ver com o nosso perfil não é uma tarefa fácil. Mas para Solanne Clenia, tomar essa decisão nunca foi uma dif...
Empreendedorismo na Contabilidade: 5 dicas importantes Empreendedorismo nos fornece a possibilidade de desbravar o novo e explorar oportunidades de negócios com ampla autonomia. Independente do segmento, produtos ou serviços oferecidos, haverá sempre desafios a serem enfrentados e superados. E o empreendedorism...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários