Auditoria digital: como funciona e quais os benefícios
4 minutos de leitura

Auditoria digital: tudo o que você precisa saber

As obrigações tributárias para as organizações passam por constantes mudanças e, considerando as complexidades e os riscos envolvidos nesse cenário, é preciso apostar nas melhores soluções para conduzir os processos e evitar problemas que comprometam e subtraiam as riquezas das empresas.

A transformação digital chegou não apenas às operações comerciais e à gestão de negócios como também às diversas esferas do governo, inclusive ao Fisco. Assim, as empresas, diante da necessidade de maior controle sobre as operações fiscais, têm apostado em soluções tecnológicas, como a auditoria digital.

Com o surgimento do Sped Fiscal, Sistema Público de Escrituração Digital, proposto pela Receita Federal, agora é possível apurar dados fiscais com mais abrangência e rapidez.

Logo, a administração e o planejamento tributário precisam estar alinhados com essa realidade e cientes de que os diferentes setores e atividades compreendidos pela contabilidade estão sob um exame minucioso que, diante de fraudes ou equívocos, pode gerar penalidades e multas importantes.

Neste artigo, abordam-se os principais pontos sobre a auditoria digital como uma solução importante para a gestão empresarial e como a especialização pode otimizar esse procedimento.

Auditoria digital: o que é e como funciona

A auditoria digital é um procedimento de análise de documentos e cruzamento de dados de interesse tributário com o objetivo de verificar inconsistências e promover conformidade com a legislação vigente.

Esse processo é amparado por uso de tecnologias específicas que vão auditar os arquivos digitais gerados nas operações contábeis. Dessa forma, a auditoria digital melhora a qualidade das informações que serão enviadas aos órgãos fazendários e à Receita Federal, operando como uma fiscalização interna e prévia.

Todos os documentos emitidos ou recebidos por uma empresa são verificados e validados. Dados de tributos e impostos como ICMS, Cofins, além de marcas e fornecedores para NF-e e CT-e, são avaliados. Isso permite que a organização ganhe tempo antes da fiscalização oficial do governo.

Auditoria digital x auditoria tradicional: qual é a diferença

A contabilidade fiscal tem por objetivo realizar ações de planejamento e gestão tributária, de modo a manter também um registro e controle de operações.

A auditoria convencional funciona mediante a análise e conferência manual de documentos, registros, livros e demonstrações contábeis, bem como levantando informações de fontes internas e externas para conferência.

A auditoria digital realiza essas mesmas operações, de checagem de dados fiscais eletrônicos pertinentes a uma organização, como os arquivos do Sped Fiscal. Cruzam-se dados com valores pagos, previstos, balancetes e análises estruturais mais complexas. Havendo falhas, os resultados apontam meios para solucioná-las.

Em linhas gerais, os tipos de auditorias não são mutuamente excludentes. O modelo digital é recomendado tanto para empresas que desejam total regularização e utilizam, em sua maioria, documentos eletrônicos quanto para aquelas que usam sistemas ERP.

As diferenças entre auditoria digital e tradicional residem no fato de que as convencionais, por serem manuais, são mais lentas, imprecisas e na capacidade que a tecnologia tem de processar exames em operações fiscais mais complexas e com alto volume de dados.

Como fazer auditoria digital?

Antes de tudo, a empresa precisa de um auditor digital, isto é, um profissional especialista que una amplo conhecimento na área fiscal com toda a legislação e que tenha domínio de processos de auditoria e das tecnologias disponíveis para realizar esse exame.

Eventualmente, gestores financeiros e economistas especializados podem realizar esse tipo de auditoria, muito embora os contadores sejam os auditores mais comuns e recomendados.

O auditor dará início ao processo de auditoria seguindo as normas brasileiras dispostas para tal ação, levantando toda a informação sobre as operações do negócio.

Os arquivos da empresa (EFD ICMS/IPI, ECD, ECF etc.) são submetidos a perícia ou exame, com o suporte de tecnologia específica. O cruzamento de dados é realizado e os resultados vão demonstrar se tudo está em conformidade, se há irregularidades e riscos contábeis e tributários.

Avanço tecnológico: conheça os benefícios da auditoria digital

Algumas vantagens de apostar nesse modelo de exame de operações e documentações fiscais são:

Rapidez 

Por ser realizada em ambiente virtual, com apoio da tecnologia, é mais ágil, o que gera facilidade para encontrar e corrigir falhas, evitando multas e problemas com o Fisco.

Precisão e confiabilidade

Não importa a densidade das operações e o volume de dados, a máquina sempre conduzirá processos de análises diversas com alta precisão, gerando informações confiáveis.

Abrangência

A auditoria tecnológica se destaca também por não ser limitada às amostras, isto é, todas as movimentações e operações que podem ser examinadas são integralmente conferidas, reduzindo os riscos de inconsistências entre valores, fraudes e descumprimento das leis.

A especialização em auditoria digital do IPOG

Apesar de a tecnologia ser fundamental, a presença do especialista é indispensável para conduzir o processo em todas as frentes, ofertar diretivas com assertividade e ter uma olhar estratégico para as soluções.

Para atualizar e aprofundar os conhecimentos na área, além de expandir os horizontes profissionais, muitos profissionais têm apostado nas especializações de nível superior como diferencial para o currículo.

Pensando nesse cenário, o IPOG desenvolveu o MBA remoto Contabilidade Digital e Inteligência Fiscal, um curso focado nos desafios do mercado contemporâneo, que precisa do compliance fiscal e no qual os processos contábeis podem ser 100% digitais.

Se você tem interesse em se especializar nesta área e dar um upgrade na sua carreira, fale conosco e descubra as vantagens de apostar em uma capacitação do IPOG.

Gostou deste artigo sobre auditoria digital? Confira mais três títulos que podem ser do seu interesse:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOGInstituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Artigos relacionados

Saiba quais são os princípios legais mais utilizados pelos profissionais da área tributária Num país como o nosso, em que a produção legislativa é intensa e alterada com tanta frequência, requer que os profissionais da área contábil estejam sempre atualizados. Para isso, quem lida com a área fiscal deve ter noções de princípios básicos do Direito Tri...
Curso de ICMS: a atualização que você precisa para 2023 Com as mudanças no teto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e das alíquotas cobradas nos estados, é essencial se preparar para a adequação às novas normas. Ou seja, o curso de ICMS tornou-se fundamental no currículo de profissionais d...
Saiba por que fazer uma especialização em Contabilidade pode aumentar suas possibilidades de atuação... O mercado de Contabilidade é rico em oportunidades, mas sabemos que elas não são conquistadas da noite para o dia. Muito trabalho, dedicação e estudos serão cobrados dos profissionais que desejam construir uma carreira brilhante. E você pode começar a trilhar...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br