Pós-graduação online cresce na pandemia e é tendência
4 minutos de leitura

Pós-graduação online: quais as vantagens desse modelo de capacitação profissional?

Você já considerou fazer um curso de Pós-graduação online

Buscar algum tipo de especialização é cada dia mais necessário diante de um mercado de trabalho competitivo, que valoriza a formação continuada e as habilidades de especialista.

Nesse contexto, a modalidade EaD já acumulava um crescimento significativo no cenário nacional antes da pandemia.

Um levantamento sobre especializações lato sensu no Brasil (Instituto Semesp) indicou um aumento de 125% em matrículas nesse modelo no triênio 2016-2018, um cenário corroborado pelo censo da ABED.

Contudo, com a pandemia do coronavírus e o isolamento social imposto, o ensino a distância, que antes era uma opção, foi estendido a todos os níveis e tipos de instituições, fortalecendo a modalidade remota, com aulas ao vivo, em vez das conhecidas aulas gravadas.

Assim, a Pós-graduação online foi se solidificando como uma das tendências para a vida profissional, como o home office e mais uma série de atividades que se ampliaram, apoiadas no uso da tecnologia como ferramenta para dar continuidade à vida cotidiana.

Elaboramos este artigo pensando em você, que está considerando apostar em uma pós online e quer entender melhor esse cenário, bem como as vantagens de apostar nesse modelo e as expectativas para futuro pós -crise. Acompanhe!

Como a pandemia impulsionou os cursos de Pós-graduação a distância

Com a Covid-19 e suas medidas de isolamento, redes de ensino no mundo inteiro passaram a se valer do ensino a distância.

Se, em um primeiro momento, a quarentena e a incerteza do período paralisaram as pessoas, posteriormente, já em processo de adaptação, a procura e a oferta de cursos online cresceram. O objetivo era aproveitar o tempo da crise para investir em capacitação e no desenvolvimento de habilidades e projetos, adiados até então.

Nesse contexto, o desemprego ou o medo dele impulsionou a busca por Pós-graduação online. Para quem perdeu o trabalho e deseja se recolocar ou quem deseja manter-se competitivo, os cursos de especialização online ou EaD representam o caminho mais eficaz.

Nessa mesma perspectiva estão os empreendedores, grupo cujo interesse em formação online também aumentou na pandemia. Especialmente para eles, conciliar trabalho e estudo, mais fácil no EaD, é fundamental. Além disso, é necessário adquirir habilidades gestoras que garantam a sobrevivência do negócio.

O aspecto financeiro também foi um fator determinante para esse cenário de mais cursos e pós-graduações online. Afinal, entre os efeitos da Covid estão o impacto na renda e a instabilidade financeira, o que mobilizou a busca por cursos mais baratos que os presenciais e os internacionais.

Por fim, as instituições de ensino criaram incentivos diversos para estudantes dessa modalidade ingressarem e manterem seus estudos. Desde novas metodologias, oferta de cursos 100% remotos até financiamentos, preços atrativos e condições de pagamento mais flexíveis, compatíveis com o momento de crise. 

Buscas por pós-graduação no Google:

Fonte: https://revistaensinosuperior.com.br/pos-graduacao-lato-sensu/

Conheça as vantagens de uma Pós-graduação online

Em linhas gerais, os cursos de pós-graduação EaD apresentam muitas facilidades e benefícios aos que optam por essa modalidade. Confira!

Custo mais baixo

A especialização online costuma ter valores mais atrativos do que os modelos presenciais. Isso ocorre porque, como praticamente não há uso de instalações físicas, as instituições conseguem reduzir de maneira significativa as mensalidades.

Além disso, as despesas pessoais com transporte, alimentação e outras demandas comuns do modelo presencial são eliminadas.

Flexibilidade no horário

Quem não pode abrir mão de trabalhar para avançar no plano de carreira encontra no modelo online flexibilidade de horários.

Há instituições ofertando pós e MBAs em que as aulas têm horários fixos, como no presencial, mas há também o EaD tradicional, baseado em atividades sem horário estabelecido, em que o aluno se encarrega de disciplinar-se para assistir às aulas de acordo com o seu ritmo e tempo.

Comodidade de estudar de onde quiser

Como o conteúdo da pós-graduação é acessado remotamente, o aluno tem a comodidade de escolher o local de onde deseja acessar as salas de aula, benefício proporcionado pela transformação digital em curso ao redor do mundo.

Diploma equivalente ao presencial

Muitas pessoas desconhecem o fato de que o EaD no ensino superior obedece a legislações e requisitos de qualidade para o seu funcionamento. Assim, para que uma instituição seja credenciada pelo MEC e seus diplomas sejam válidos, há uma série de fiscalizações regulares, como ocorre nos cursos presenciais.

Futuro da Pós-graduação online: uma grande tendência para os próximos anos

Assim como o trabalho remoto já se configurou como modelo que veio para ficar, a Pós-graduação online é uma tendência que fica ainda mais forte para os próximos anos.

Segundo recente pesquisa feita pela ABMES, se houver manutenção da taxa de crescimento da modalidade remota de ensino, em 2022 haverá mais alunos em cursos superiores EaD do que em presenciais.

Dessa maneira, tanto os cursos 100% online quanto os chamados híbridos, com atividades virtuais e in loco na instituição, são opções para quem deseja fortalecer o currículo e ascender profissionalmente.

Com a ampliação do estudo remoto, muitas instituições têm ofertado aulas ao vivo com professores de outros países, fomentando um intercâmbio de conhecimento e networking que vai além das fronteiras.

Saiba mais: diferenciais dos cursos online do IPOG

O IPOG é uma instituição de ensino com décadas de experiência e êxito na formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Além de cursos livres, oferece graduação e diferentes tipos de pós-graduação nas mais diversas áreas: comunicação, direito, psicologia, engenharia, arquitetura, gestão empresarial, contabilidade, marketing, perícia e muito mais.

Ao longo dos anos, a instituição ofertou as modalidades presencial, EaD e o blended learning. Com as restrições devido ao coronavírus, o IPOG também passou a ofertar cursos remotos, com aulas ao vivo 100% online.

Vejamos alguns diferenciais desses cursos:

  • Aulas em tempo real com horários fixos
  • Corpo docente composto de especialistas, mestres e doutores com ampla trajetória acadêmica e profissional no Brasil e no exterior
  • Aulas personalizadas e interativas, facilitando o networking
  • Suporte do professor em tempo real durante as aulas
  • Mesma carga horária e validade do diploma dos cursos presenciais

Se você deseja saber mais sobre os nossos cursos de Pós-graduação online, fale conosco e descubra tudo o que o IPOG oferece aos seus estudantes.

Gostou deste artigo sobre pós-graduação online? Confira mais três títulos que podem interessar:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.  

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, fazendo com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Artigos relacionados

Aprenda agora como fechar uma venda com cinco perguntas Fechar uma venda nem sempre é algo fácil para muitas pessoas que são iniciantes e até para quem já está nessa área há algum tempo. Isso ocorre porque muitas vezes o cliente fica indeciso sobre o produto, se é o momento certo para investir, se pode ...
Os ganhos da aplicação da Metodologia 5 S Originária do Japão, a Metodologia 5 S propõe uma série de atitudes necessárias para conferir eficiência aos processos do dia a dia das organizações, podendo ser aplicada nas mais diferentes áreas de atuação. Baseada em fundamentos de fácil compreensão, a meto...
Tipos de Liderança Organizacional: você sabe quais são? Ocupar um cargo de liderança é um objetivo que move muitos profissionais pelo mundo. Exercer essa função é atender as mais altas demandas de uma organização e colaborar para que esta cresça de forma significativa. É ainda conduzir outros grandes profissi...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br