Descubra o que o blended learning tem a ver com você
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Comunicação e Marketing
Comunicação e Marketing
5 minutos de leitura
26 de novembro de 2018

Descubra o que o Blended Learning tem a ver com você

o que o blended learning tem a ver com você
Leitura focada

Você já ouviu falar em Blended Learning?

As novas tecnologias em educação têm permitido que o acesso ao conhecimento esteja cada vez mais ao alcance de todos.

E o Blended Learning é a prova disso. Essa modalidade de ensino, que tem se tornado popular na maioria das grandes instituições de ensino do mundo, chegou ao Brasil com a promessa de representar o futuro da educação superior.

Você tem um ritmo de vida acelerado, mas não abre mão de ser um profissional qualificado e atualizado com as exigências do mercado?

Então o método Blended Learning foi feito para você.

Curioso? Então leia este artigo e fique por dentro desta novidade na educação.

Qual o significado de Blended Learning?

Em tradução literal, Blended Learning significa aprendizado híbrido. Na prática, trata-se de uma metodologia de ensino-aprendizagem que mescla as abordagens e técnicas do ensino à distância (EaD) e do tradicional presencial aplicado em salas de aula.

O Blended Learning é produto dos avanços tecnológicos em educação e a sua popularização nos últimos anos se deve a humanização da relação entre instituição, professor e aluno, proporcionada pela combinação de aspectos on e offline.

Centros de ensino que aplicam esta metodologia em seus cursos, experimentam um formato de aulas que mistura encontros presenciais e atividades realizadas em ambiente virtual de aprendizagem.


O que não é blended learning?

Assim como fora o telecurso nos anos 2000, o Blended Learning é um modelo de educação inovador e, talvez por isso, muita gente ainda o confunda com o ensino à distância (EaD).

A fim de te ajudar a não reproduzir essas confusões, vamos começar explicando três coisas que o Blended Learning não é:

  • primeiramente, Blended Learning não é o mesmo que EaD;
  • Blended Learning não é compartilhar um vídeo com os alunos em sala de aula, em um projetor ou em seus tablets;
  • Blended Learning não é realizar uma sala de bate-papo online apenas.

Especialmente os dois últimos itens da lista não caracterizam o Blended Learning porque o simples uso de tecnologias online isoladas para dar aula não definem essa metodologia.

Agora, a respeito das diferenças entre o Blended Learning e a metodologia EaD, explicaremos melhor na próxima seção, acompanhe.

Blended Learning e educação à distância (EaD): qual a diferença?

A principal diferença entre esses dois métodos de ensino está no objetivo e frequência dos encontros.

Nos cursos EaD, todo o processo de ensino é realizado via ambiente virtual de aprendizagem: aulas, atividades, avaliações, fórum de dúvidas, etc. Encontros presenciais ocorrem, em raros momentos, apenas para a aplicação de avaliações finais.

Por outro lado, nas escolas que aplicam a metodologia B-Learning, os encontros presenciais são mais frequentes, acontecendo em um final de semana por mês, em média. Essa frequência é excelente para aqueles profissionais que trabalham com a agenda apertada durante a semana.

Nos encontros presenciais B-Learning, as aulas são marcadas por dinâmicas de atividades e exercícios que visam a humanização da relação entre professor e aluno, o que, consequentemente, amplia o processo de aprendizagem.

É importante destacar que o Blended Learning não se propõe a substituir a sala de aula tradicional, mas utilizar a tecnologia para transformar e melhorar o processo de aprendizagem.

O Blended Learning e a tecnologia

Até aqui já discutimos um pouco sobre como a metodologia B-Learning se relaciona com a sala de aula, agora vamos observar como essa metodologia se apropria das tecnologias para criar um ambiente virtual de aprendizagem.

E para começar, você já ouviu falar em plataforma LMS?

LMS vem do inglês Learning Management System, que significa Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem.

Trata-se de um ambiente virtual ou sistema online onde a relação da instituição com o aluno poderá ser mediada.

Assim como a sala de aula em uma escola tradicional é o ambiente onde o aluno realiza trocas de aprendizagem com o professor, em uma plataforma LMS o aluno acessa o material do curso e a instituição acompanha seu rendimento.

Os cursos B-Learning utilizam essa plataforma também para controle de pagamento, produção de relatórios de aprendizagem, controle de matrículas, emissão de certificados, etc., tudo isso através de serviços automatizados oferecidos pelo sistema.

Como se desenvolve o modelo híbrido de aprendizagem?

Em contexto educativo, o Blended Learning se desenvolve em modelos síncronos e assíncronos de aprendizagem.

Formas síncronas de aprendizagem

Com o modo síncrono de aprendizagem, os alunos acessam as aulas ao mesmo tempo em que o professor está ensinando, seja por meio de uma transmissão de vídeo ao vivo ou por um chat.

Outros exemplos são os webinars, as salas de aula, bate-papos em fóruns de discussões, etc.

O diferencial deste modelo de entrega (que pode ser realizado presencialmente ou em ambiente online) é que nele os estudantes podem interagir com os colegas e com o professor de maneira dinâmica e em tempo real, podendo começar uma discussão em equipe, por exemplo.

Formas assíncronas de aprendizagem

Por outro lado, no modelo assíncrono de entrega de conteúdo, o aluno acessa um conteúdo previamente gravado e armazenado no ambiente online de aprendizagem.

Esse modelo é ideal para estudantes que fazem questão de seguir o próprio ritmo de aprendizagem, estudando a hora que preferirem.

Conheça o jeito IPOG de fazer Blended Learning

E aí, gostando do texto?

Antes de encerrá-lo, deixe-nos apresentar a metodologia e-learning do IPOG.

Os cursos Blended Learning do IPOG tem carga horária total de 432 horas/aula, divididas em 18 módulos presenciais e atividades complementares extra-classe realizadas em ambiente virtual de aprendizagem.

As aulas presenciais ocorrem em apenas um fim de semana por mês e foram estruturadas para facilitar a rotina de profissionais que dispõem de pouco tempo para se manterem atualizados e que buscam capacitação com qualidade e praticidade.

Nesses encontros, o aluno tem a possibilidade de estar em contato com os melhores especialistas da área, que vivenciam no mercado o que ensinam em sala de aula.

As atividades são práticas e envolvem estudo de cases que estimulam o aprendizado, a partir do compartilhamento de experiências com outros profissionais.

A etapa de atividades complementares extra-classe pode ser composta por:

– Webconferência: evento virtual com duração média de 1 hora, em que são apresentados os conteúdos que serão estudados e as atividades e leituras que devem ser realizadas antes da aula presencial, a fim de promover interação entre professor e aluno.

– Atividade prática: aplicada previamente ao módulo presencial para que o participante possa vivenciar os seus conceitos essenciais.

– Conteúdo de estudo prévio: preparação do aluno, tanto para os conceitos essenciais que serão abordados em sala de aula, quanto para a realização da atividade. Os conteúdos são apresentados em forma de vídeos, slides, e-books, aplicativos, entre outros materiais complementares.  

– Fórum de dúvidas: canal de comunicação mediado pelo professor, para que o aluno possa postar suas principais dúvidas antes da realização do módulo presencial.

Confira na lista seguinte os cursos e-learning do IPOG:

  • Formação de Professores na Era da Complexidade;
  • MBA Coaching Essencial Aplicado;
  • MBA Comunicação Digital e Narrativas;
  • MBA Estratégia Competitiva, Empreendedorismo e Inovação;
  • MBA Logística, SupplyChain & Transportes.

Conheça os cursos blended learning do IPOG

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação realiza diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e grande renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno.  

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG já conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno já se tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação dos alunos que chega a 97,1%, em todo o país.

Os projetos pedagógicos que são realizados na instituição são diferentes dos que já existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!

Quer se matricular agora mesmo? Solicite um contato

2 / 5 ( 1 vote )

Artigos relacionados

Como a pesquisa por voz pode potencializar suas estratégias de Marketing Digital A era da busca por voz e a era do uso de assistentes digitais inauguraram uma nova modalidade na vida e na jornada de compra de milhões de consumidores mundo afora. Essa inovadora forma de pesquisar e obter assistência para as atividades mais cotidianas repre...
Gestão de mídias sociais: descubra como atuar na área A gestão de mídias sociais é uma das atividades mais importantes para qualquer empresa que deseja expandir seu marketing e crescer na internet, ainda mais devido à mudança nos hábitos de consumo dos clientes com a pandemia. Portanto, o gestor de redes soci...
O poder do Geomarketing: Estratégias eficientes para atingir o público almejado Antes de entender o que é Geomarketing, é necessário saber como esta estratégia surgiu. Os smartphones conferiram à sociedade uma nova forma de se comunicar em tempo real, de onde estiver, apenas dependendo do sinal de internet para ser visto, observar e falar...

Sobre Carlo Guizelini

Graduado em Administração de Empresas pela PUC GO, pós-graduado em Gestão de Marketing no Varejo, pós-graduado em Docência Universitária ambas pela Universidade Salgado de Oliveira. Trabalhou na área comercial do L´oreal Brasil entre 1990 e 1998. Atuou como gestor do curso de Administração, Ciências Contábeis, Tecnólogo em Turismo e Tecnólogo e Negócios Imobiliários. Em 2009 assumiu a Diretoria Acadêmica da UNIVERSO Campus Goiânia. É professor titular da Universidade Salgado de Oliveira. Professor de pós-graduação do IPOG. Em 2015 assumiu a Diretoria de Graduação e Extensão do IPOG e atualmente é Diretor Acadêmico do Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG.

Comentários

Comunicação e Marketing

  • Marketing Digital
  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Comunicação e Marketing

    Saiba como a era das fake news influenciou o jornalismo mundial e descubra como evitá-la

    07 de fevereiro de 2019

  • Marketing Digital

    Por que minha empresa deve estar nas Redes Sociais?

    07 de novembro de 2018

  • Marketing Digital

    Como o NUbank se tornou uma potência da comunicação digital

    30 de janeiro de 2019


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo