Oito melhores práticas de Marketing Digital. Conheça!
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27 de agosto de 2018

Oito práticas de alto impacto para o Marketing Digital! Conheça

Melhores práticas de Marketing Digital

Ao mesmo tempo que a internet se mostra um espaço democrático a ser ocupado pelas empresas, ela também tem se tornado um campo cada vez mais requisitado e de intensa disputa pela atenção do internauta. Por esse motivo, é importante que você conheça as melhores práticas de Marketing Digital!

São tantas páginas, blogs e landing pages publicados que conquistar a atenção do público almejado torna-se uma tarefa difícil. Só para se ter uma ideia, segundo o executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, seriam necessários 300 anos para catalogar todas as páginas da internet.

A quantidade de informação na internet alcança os 5 milhões de terabytes! E apenas 0,0034% desse total assustador foi catalogado – cerca de 170 terabytes. Apesar de serem dados espantosos, não se engane: o seu negócio precisa estar neste oceano de informações!

Quem reforça essa questão é o Analista Web do IPOG, Guilherme Pinheiro.

Hoje, a principal fonte de busca para informações é o Google. Ter um website e/ou redes sociais é algo necessário, seja para seu possível cliente traçar uma rota para chegar ao seu estabelecimento ou até mesmo para comprar online”, diz.

Mas como sobreviver neste oceano? Como ser visto e lembrado em um meio onde todos os concorrentes estão fazendo, ou tentando fazer a mesma coisa? A resposta você já deve imaginar: por meio do Marketing Digital.

As melhores práticas de Marketing Digital para o seu negócio

O Marketing Digital é uma peça-chave para a sua empresa, caso você deseje tornar os seus serviços e produtos conhecidos. É por meio dele que o seu negócio poderá se destacar dos concorrentes, alimentar uma visibilidade online e gerar uma audiência qualificada.

Muito mais rentável que o Marketing Tradicional, o MD pode ser praticado através de ferramentas que trazem indicadores reais, mensuráveis e que apontam com mais eficiência se as pessoas estão olhando para o seu negócio. E, mais do que isso, se estão consumindo a sua proposta de valor.

E como se posicionar no mercado? Como investir e contribuir para o desenvolvimento e crescimento do negócio na internet? É o que este artigo pretende responder ou, pelo menos, apontar alguns caminhos que podem ser seguidos por você.

Atento a isso, Guilherme Pinheiro apontou as oito melhores práticas de Marketing Digital para a sua empresa marcar presença efetiva na internet. Vamos lá?

1. Crie a sua Persona

Eis uma das etapas primordiais para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa: criar uma persona. Concorda que, antes de se posicionar na internet ou nas redes sociais, você deve conhecer o público com quem deseja se comunicar? Isso tornará o relacionamento e a aquisição de clientes mais assertivos.

As personas são muito úteis para a produção de conteúdos em blogs e também nas redes sociais de uma empresa. E o que seria a persona? Trata-se de um cliente típico, uma representação fictícia de um cliente possuidor de todas as características dos compradores.

Mas a sua construção não é do nada. É preciso partir de dados reais, que expressem características demográficas e comportamentais de seus clientes. Se o seu negócio já possui uma base de clientes, esse pode ser o ponto de partida para a criação da sua persona. Com ela, as chances de comunicar diretamente com quem tem interesse nos seus produtos e serviços aumentam significativamente.

2. Decida quais canais de divulgação usar

Os canais de divulgação no Marketing Digital são, em síntese, o meio pelo qual você irá divulgar o seu negócio, a sua empresa, o seu produto ou serviço. E é por meio desses canais que você também alcançará a sua persona.

Abaixo listaremos os mais usados, mas antes é importante destacar que é bom não ficar refém apenas de um canal e, consequentemente, de apenas uma estratégia. Lembre-se que você está em um oceano disputando a atenção de potenciais clientes.

No entanto, utilizar todos os canais não é uma regra. Guilherme coloca que isso dependerá bastante do seu negócio. “O importante é entender que cada canal possui sua peculiaridade e cada um pode ser utilizado para uma estratégia diferente”.

Confira os principais canais de divulgação:

No mais, saber trabalhar a divulgação das postagens nas redes sociais e interligar canais a seu favor corresponde a uma das melhores práticas de marketing digital.

3. Invista em Inbound Marketing

Uma das melhores práticas de marketing digital atualmente é o Inbound Marketing, uma ferramenta de atração natural de pessoas para o seu negócio. E uma das principais formas de fazer isso é por meio de um blog, onde a empresa pode postar conteúdo de interesse, voltado para a sua área de atuação no mercado.

Por meio do Inbound Marketing a empresa consegue atrair o interesse das pessoas a partir da oferta de conteúdos relevantes. Também conhecido por marketing de atração, este conjunto de ferramentas possui três grandes eixos:

Confira algumas dicas de Guilherme Pinheiro para gerar bons resultados com o Inbound Marketing:

1. Constância nas publicações

Seja no blog ou nas redes sociais, publique conteúdos com frequência! Isso ajuda a atrair visitantes e mantê-los assíduos. O internauta quer se deparar com novidades constantemente. No caso contrário, páginas desatualizadas afastam visitantes.

2. Atenda a necessidade de seus clientes

Seus clientes são pessoas logo se transformam, se aprimoram e inovam. Portanto, se mantenha sempre a frente adiantando as necessidades deles. Desenvolva conteúdos que agregam valor ao visitante, como por exemplo blogposts do tipo “o que é?”, “como se faz?” Responder perguntas habituais do seu público pode lhe tornar referência em sua área de atuação.

3. Inove na oferta de conteúdos em vários formatos

Além dos blogposts, convém investir no planejamento de ebooks, por exemplo. É um tipo de conteúdo mais extenso, que trata um tema com mais profundidade e que contribui na otimização de sua produção de conteúdo e com a presença na internet.

Você pode também, tanto nos ebooks quanto nos blogposts, utilizar infográficos para facilitar a transmissão da informação e tornar a postagem mais atrativa visualmente.

4. Trabalhe com email marketing

Vale a pena abrir este espaço para o email marketing, pois trata-se de uma prática poderosa para disponibilizar materiais relevantes e gratuitos ao público de interesse, gerando aproximação e confiança com quem se pretende impactar.

Um dos pontos positivos de se trabalhar com o email marketing, é que ele é mais pessoal e a mensagem pode ainda se conectar diretamente a você pelo simples fato de nomear a sua pessoa no conteúdo.

E dentre os benefícios do email marketing, podemos citar:

  • Um número significativo dos seus clientes também utilizam contas de email de forma regular;
  • É um poderoso fortalecedor de relacionamento;
  • Por meio dele é possível segmentar a comunicação, ou seja, enviar emails informativos para quem esta conhecendo a sua empresa, e emails com ofertas e promoções para quem já se encontra na etapa de compra.

5. Landing Page: foque na conversão!

A Landing Page é uma página que tem por objetivo apresentar resultados. Em outras palavras, ela é elaborada para gerar conversão, isto é, converter visitantes em um lead – um potencial cliente que demonstrou interesse em consumir o seu serviço ou produto.

Esse interesse pode ser identificado quando este potencial cliente cadastra alguns dos seus dados, como email, nome completo e profissão, em um formulário para receber um ebook, por exemplo, ou qualquer outro tipo de material rico. Veja um exemplo:

Trata-se de uma ferramenta poderosa! Pois, ao deixar seus dados, principalmente o email, o consumidor torna-se alvo das ações de aproximação da empresa. Portanto, o lead passa a integrar o funil de vendas e o principal objetivo, neste sentido, é levá-lo à compra. Então, não perca tempo e invista em Landing Pages.

6. Mensure e analise os resultados

Segundo Guilherme, mensuração é a palavra-chave! “A parte mais marcante do Marketing Digital é poder mensurar tudo o que você faz e, a partir disso, saber onde está acertando e onde não está”, diz.

Ferramentas como o Google Analytics são indispensáveis! E até mesmo o Facebook fornece dados como quantos cliques tiveram um anúncio, quantas conversões foram feitas, o custo de cada ação e outras várias métricas.

Diferente do marketing offline, o digital fornece condições de mensuração de resultados, o que é fundamental para analisar se o retorno está sendo o esperado, segundo o planejamento estratégico. Caso os resultados não estejam satisfatórios, a mensuração irá permitir a mudança de estratégia.

7. Conheça a jornada de compra

Prática essencial para as melhores práticas de Marketing Digital, a jornada de compra consiste nas etapas pelas quais seu público de interesse passa antes de ser efetivamente um consumidor. E por que é essencial conhecê-la? Bom, é por meio dela que será possível identificar em qual estágio do  funil de vendas um potencial cliente se encontra.

Nesse sentido, será fundamental para se trabalhar a melhor estratégia com este lead, como por exemplo enviar o email marketing mais adequado, além de definir quais conteúdos, serviços ou produtos podem ser oferecidos a ele.

8. Não deixe o Marketing Offline de lado

Esta não é uma prática dentro do Marketing Online, mas pode e deve estar associada diretamente a ele. O Marketing Offline é aquele que já era praticado antes da internet e que continua sendo utilizado até hoje. Como exemplo temos os anúncios divulgados em jornais, revistas, outdoors, rádio, televisão, e até mesmo em feiras e eventos.

Com a internet e o crescimento do Marketing Digital, é comum que as empresas coloquem todos os seus esforços nesse tipo de marketing, mas o Marketing Offline ainda é muito vantajoso. E o ideal é que os dois caminhem juntos.

Basta pensar no quanto é comum alguém conhecer as redes sociais e o site de uma empresa simplesmente porque viu uma propaganda em um outdoor e resolveu pesquisar a url na internet. Útil, não é mesmo?

Preparado(a) para implementar as melhores práticas de marketing digital na sua empresa? Se o seu objetivo é se capacitar para isso, conheça o nosso MBA Marketing e Inteligência Digital, e se prepare para ter vantagens competitivas!


Sobre Guilherme Pinheiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Pós-Graduado em Marketing e Pós-Graduando em Empreendedorismo e Inovação Digital pelo IPOG. Atualmente é Analista Web no IPOG, responsável por indicadores (KPI's) e análises web. Professor de Excel Avançado, tendo atuado também no SENAC-GO. Microsoft Office Specialist em Excel, especialista em Marketing Educacional, certificado Google, Marketing de Conteúdo (Rock Content) e Inbound Marketing (HubSpot)

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