Pós-graduação em Marketing Digital: quando e por que fazer?
4 minutos de leitura
17 de maio de 2018

Pós-graduação em Marketing Digital: quando e por que fazer?

Ainda está na dúvida de cursar ou não uma pós-graduação em Marketing Digital? Neste post vamos te mostrar o quanto o curso é importante para a sua atuação.

Muitos são os profissionais, especialmente os da comunicação, que na busca pela recolocação no mercado ou pelo primeiro emprego perdem muitas oportunidades por não atenderem ao seguinte requisito: formação em Marketing Digital.

Trata-se de uma área em constante e rápido avanço, a qual não passa mais despercebida por aqueles que desejam estar sintonizados com as atuais oportunidades de trabalho.

Para se ter uma ideia, as principais tendências da área para este ano, segundo pesquisa da Smart Insights, publicada em 2017, são o Marketing de Conteúdo, o Big Data, a inteligência artificial e o machine learning.

Inclusive, é bem provável que até o ano que vem surjam novas tendências. O fato é que o MD está em constante inovação e permanecer desatualizado pode não ser uma boa ideia.

Há um momento propício para cursar uma pós-graduação em Marketing Digital?

Obviamente é uma decisão pessoal, mas não há porque esperar ou adiar a especialização tendo em vista alguma expectativa de mercado, até porque as revoluções no Marketing Digital estão aí, e as empresas têm demandado por profissionais qualificados e estes estão em falta!

Além disso, é uma área que está em constante crescimento no Brasil, existe muito capital estrangeiro aguardando o cenário político se redefinir para aportar investimentos neste mercado gigante de mais de 220 milhões de consumidores potenciais.

Então, a hora de se preparar para o que está por vir é agora!

E o que está por vir no Marketing Digital?

A internet está em plena fase de expansão. Pessoas de todas as classes sociais conseguem entrar na rede a fim de utilizá-la para as mais diversas finalidades:

  • Comprar;
  • Vender;
  • Assistir filmes;
  • Jogar;
  • Buscar informações, trabalhos e pesquisas escolares.

No mundo virtual não falta o que fazer e principalmente não faltam pessoas conectadas 24 horas.

As empresas e os grandes negócios têm acompanhado esse movimento e buscado se adaptar ao ritmo da evolução e crescimento do uso da internet para promover e ampliar seus negócios. Nesse sentido, o Marketing Digital é o caminho para o crescimento dessas organizações.

Isso já diz muito sobre o porquê cursar uma pós-graduação em Marketing Digital, mas ainda há muitos motivos a serem ditos. Por isso é que citamos abaixo alguns deles para, quem sabe, ajudar você a decidir ou não por essa qualificação. Vamos lá?

Por que fazer a pós em marketing e inteligência digital?

Dentre tantas justificativas, separamos oito que refletem a importância de se especializar em Marketing Digital, num contexto profissional cada vez mais competitivo:

Sobrevivência profissional

É preciso estar preparado para competir! O número de usuários de internet não para de crescer, por isso, atualizar os conhecimentos é necessário e estratégico. A internet traz potenciais que requer a formação de um profissional qualificado para as diferentes oportunidades atuais, e as que estão por vir.

Utilidade para as empresas

O conhecimento em Marketing Digital proporciona o uso eficaz do orçamento da empresa. Ele permitirá encontrar uma estratégia de comunicação e marketing adequada a cada público de interesse, por um custo menor que as mídias tradicionais.

Além disso, estudar a área permitirá a substituição dos canais de publicidade caros, como anúncios em televisão, rádio, outdoors e revistas, pelas redes.

Foco, especialmente em momentos de crise

A quantidade de dados à disposição na web é o primeiro fator para obter uma maior audiência. É preciso não só produzir conteúdo informacional, mas também trazer relevância na hierarquia de interesses do seu público-alvo.

O MD pode auxiliar a desenvolver estratégias específicas e mais certeiras nesse contexto, com investimentos precisamente direcionados aos públicos de interesse, estabelecendo um relacionamento duradouro.

Fortalecimento da marca e identidade da empresa

O Marketing Digital pode ainda contribuir no processo de fortalecimento e atuação da marca. Ele será responsável por ampliar a consciência dos produtos e serviços, a partir de um conteúdo de qualidade, conectado às necessidades e aos valores do público-alvo.

Aumento dos lucros

Com a internet é possível obter um número maior de vendas, a partir de técnicas que façam com que a empresa ganhe visibilidade nesse meio, fazendo com que seu público-alvo fique mais engajado de sua marca.

Melhoria de estratégias

O Marketing Digital proporciona a captura do cliente a partir de estratégias delineadas e bem aplicadas. Ter bons conhecimentos na área ajuda a identificar as ferramentas mais úteis para executar vendas.

Migração do consumo de serviços para a rede online

Estamos em meio a uma grande transformação na forma de consumir produtos e serviços. Com certeza existem empresas que podem e devem digitalizar seus produtos, porém não possuem conhecimento ou suporte especializado para tal.

Para passar por essa transformação o que as organizações precisam? De pessoas que vivam essa realidade, ou seja, estejam qualificadas.

Constante transformação na área

O Marketing Digital é extremamente conectado com a realidade empresarial. Se esta realidade muda praticamente na velocidade da luz, a indústria do MD segue o mesmo movimento. Basta acompanhar a evolução da mídia programática, o boom do Inbound Marketing, entre outros métodos e técnicas.

Invista!

Caso você ainda não tenha condições imediatas de fazer uma pós-graduação em Marketing Digital, a internet nos oferece dezenas de canais e possibilidade de colocar em prática as estratégias.

Mas isso não significa que uma empresa tem de estar em todas elas para ter um planejamento efetivo e que trará resultados. E essa é justamente uma das belezas do MD: ele é adaptável para todos os tipos de negócio.

A adaptabilidade e até mesmo a capacidade de lançar ou adotar novas tendências logo que acontecem, podem fazer a diferença perante uma crescente concorrência no mercado de trabalho. Nesse sentido, busque se profissionalizar e invista na sua carreira!

Dentre tantas possibilidades e opções de qualificação, o IPOG é uma instituição de ensino que também tem acompanhado este mercado e, portanto, oferece o MBA Marketing e Inteligência Digital, com uma matriz curricular pensada para abordar a perspectiva estratégica e mercadológica do negócio, como também as ferramentas mais atuais do MD.

Conteúdos como Business Inteligence e Big Data no Marketing, Growth Hacking, Design Thinking e Mobile Marketing são oferecidos no MBA. Acesse a página do MBA em Marketing e Inteligência Digital  aqui e confira mais detalhes!

E se você deseja saber mais sobre o MD, confira o texto “Como as empresas se renderam ao Marketing Digital?” e tenha uma boa leitura!


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Sobre Edson Teixeira Alvares Junior

Graduado em Administração de Empresas e Psicologia. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV / The University of Texas - Austin/TEXAS - USA. Especialista em Liderança Administração Universitária pela PUC-GO e OUI - Organização Universitária Interamericana e IGLU - Instituto de Gestão e Liderança Universitária. Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano – IPOG. Especialista em Consultoria, Constelações Sistêmicas e Coaching – Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas. Atuou como Gerente de Marketing e Gerente de Produtos em Bancos de Varejo. Consultor do SEBRAE-GO. Na 3M - Divisão de Sistemas Visuais – Austin/ TEXAS – USA, atuou em Projeto de Segmentação e Pesquisa de Mercado. Diretor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Ampla experiência acadêmica como Coordenador de Curso, Diretor Geral e Reitor em instituições de ensino superior. Como Docente atua na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico, Mercadologia, Gestão de Pessoas e Liderança. Como Professional Master Coach, trabalha como Coach de Vida, Coach de Carreira, Coach Executivo e Constelações Organizacionais. Coordenador e professor dos cursos do IPOG em MBA Marketing e Inteligência Digital, MBA Executivo em Liderança & Gestão Empresarial e MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado.

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