Design de Interiores, saiba por que é uma ótima área para se especializar
4 minutos de leitura

Design de Interiores: por que se especializar nesta área?

Como profissional da área de arquitetura você já deve saber que o mercado está cada vez mais competitivo.

Isso provavelmente tem gerado a percepção de que você precisa ampliar suas possibilidades de atuação, ou o escopo do seu escritório para oferecer soluções mais completas aos seus clientes e não abrir espaço para a concorrência.

Dito isto, gostaria de te fazer uma pergunta: você já considerou se especializar na área de Design de Interiores?

Bom, se ainda não, o momento pode ser agora.

A verdade é que a formação de profissionais nesta área não acompanhou o rápido crescimento do setor.

De forma que há uma carência significativa de profissionais especializados neste mercado promissor, que sejam capazes de refletir, projetar e executar espaços dentro de critérios ergonômicos e compositivos, embasados em técnicas gerenciais/administrativas.

Essa carência fornece aos profissionais que buscaram se especializar grandes possibilidades de destaque e, consequente, crescimento neste nicho de mercado. Interessante, não é?

Que tal descobrir por que fazer uma pós-graduação ou MBA em Design de Interiores é o melhor caminho para você se destacar no mercado de trabalho e ter uma carreira de sucesso?

Continue lendo e confira!

Mercado de trabalho para Designer de Interiores no Brasil

Dentro do nicho de cursos de pós-graduação em arquitetura, o Design de Interiores vem ganhando destaque. Isso porque o setor assistiu um aumento crescente desde a década de 1980 e, hoje, experimenta um faturamento anual de mais de 20 bilhões de reais.

No artigo que publicamos sobre as expectativas do mercado de trabalho para profissionais de Design de Interiores em 2019, indicamos respostas positivas do mercado de Arquitetura e Design de Interiores na retomada da economia que vem ocorrendo ao longo deste ano.

O professor Lorí Crízel, coordenador dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores do Instituto de Pós-graduação e Graduação – IPOG, fez um balanço sobre o mercado de Design de Ambientes nos últimos anos no Brasil.

Crízel destacou o dinamismo e as inovações adotadas neste setor, que traz como consequência o aumento da exigência por profissionais especializados, tornando o mercado cada vez mais seletivo.

A estimativa é que, hoje, no Brasil haja apenas cerca de 15 mil profissionais especializados em Design de Interiores que atuam de maneira ativa no cenário nacional.

Junto a isto, de acordo com o Ministério da Educação – MEC,  atualmente só existem quatro cursos de bacharelado em Design de Interiores no país.

Essa escassez de designers de interiores especializados, permite ao profissional de arquitetura muitas possibilidades de atuação a partir da especialização na área. Confira algumas delas a seguir.

Possibilidades de atuação em Design de Ambientes

O especialista em Design de Interiores pode:

  • gerenciar todo o processo de criação de um ambiente, desde a compra dos móveis e acessórios até a coordenação e contratação de mão de obra para reformas pontuais;
  • elaborar projetos de interiores e paisagismo, criando plantas e maquetes, indicando cores, lugar, textura e estilo na colocação de mobília ou mesmo jardins;
  • assinar consultorias especializadas para projetos que visem eficiência energética e soluções menos agressivas ao meio ambiente e indicar materiais para reaproveitamento;
  • atuar junto a lojas especializadas ou de maneira autônoma na personalização de mobiliários, de acordo com as necessidades do espaço e do cliente;
  • associar-se a núcleos de decoração de designer.
 


Cursos de pós-graduação em Design de Interiores do IPOG

Design de interiores

O mercado apresenta um novo perfil de cliente, mais exigente e criterioso, e foi atento a isso que o IPOG elaborou uma série de Cursos de Pós-graduação que contemplam os principais nichos do Design de Interiores, ofertados nas modalidades presencial e EaD. Conheça-os a seguir:

Design de Interiores: Ambientação e Produção do Espaço

O curso

A Especialização Design de Interiores – Ambientação e Produção do Espaço é um curso de pós-graduação lato sensu criado para atender a essa demanda do mercado.

Para quem é esse curso?

O curso destina-se à graduados nas áreas de Design, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Artes Plásticas. E também para empresários, executivos e profissionais dos setores Industrial, Comercial, de Serviços, da Administração Pública/Privada e Educação que desejam aprofundar e qualificar seus conhecimentos na área de Design de Interiores.

Diferenciais

O conteúdo do curso responde a uma demanda atual do mercado e da sociedade por sustentabilidade e economia na construção dos espaços e é apresentado em módulos práticos, com conteúdos imediatamente aplicáveis ao dia a dia profissional.

O que você irá aprender?

Esta especialização é voltada para o mundo do trabalho, de modo a abranger os quatro segmentos inerentes a este:

  • o produto;
  • o financeiro,
  • o comercial;
  • o marketing.

O objetivo é aprimorar os conhecimentos dos profissionais através dos mais inovadores procedimentos metodológicos para a concepção e projeto de espaços interiores e design do mobiliário.

Além disso, intenciona-se:

  • desenvolver no profissional um pensamento crítico e reflexivo na construção de espaços do habitat humano;
  • enfatizar as premissas de design, tecnologia, funcionalidade e estética no tocante ao Design de Interiores;
  • viabilizar a atualização dos profissionais sobre a organização de espaços interiores, públicos/privados e residenciais/comerciais, dentro de novas concepções de ambientação e tendências, tanto brasileiras quanto mundiais.

Para mais informações, acesse a página do curso em nosso site.

 

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

O  Instituto de Pós-Graduação e GraduaçãoIPOG oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e grande renome no mercado.

A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno.  

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG já conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno já se tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação destes, que chega a 97,1% em todo o país.

Os projetos pedagógicos que são realizados na instituição são diferentes dos que já existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!

Artigos relacionados

Cogeração de energia: como abraçar as novas possibilidades do mercado de Engenharia Elétrica Você já ouviu falar em cogeração de energia? Com o aumento da população, o avanço do processo industrial e os debates sobre sustentabilidade nesse contexto, a racionalização energética se tornou um ponto de atenção. No Brasil, a demanda energética existent...
Como a certificação PMP® pode impulsionar sua carreira? O PMI® – Project Management Institute – é a maior instituição de Gerenciamento do Projetos no Mundo, estando hoje em mais de 200 países e com mais de 500 mil associados. Além desses números, o PMI possui várias publicações e um conjunto de boas práticas chamad...
Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR): o que é e como aplicar na engenharia? O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é mais uma das iniciativas para a melhoria da segurança do trabalho. Junto às Normas Regulamentadoras (NRs), ele representa uma forma de garantir que os colaboradores trabalhem evitando lesões de curto, médio e long...

Sobre Lorí Crízel

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica/RS; Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ; Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França; HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França; Professor, Coordenador de Cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG; Sócio-Proprietário do Escritório Crízel & Uren Arquitetos Associados detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico; Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhague), Hassell Studio (Cingapura), AEDAS Architecture (Cingapura), Architects 61 (Cingapura), Design Link Architects (Cingapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai); Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).