Pós-graduação em arquitetura: amplie seus horizontes
6 minutos de leitura
25 de março de 2021

Pós-graduação em Arquitetura: amplie seus horizontes profissionais

Você anda procurando uma pós-graduação em arquitetura? Se sim, veio ao lugar certo.

A maioria das pessoas já percebeu que os conteúdos transmitidos durante os cursos de graduação são bastante generalistas, por isso não é possível absorver temas que dizem respeito a todo o panorama oferecido pela profissão de arquiteto.

Além do mais, você deve ter notado que apenas o diploma de graduação não é mais suficiente para um currículo promissor.

Hoje, arquitetos em começo de carreira se deparam com:

  • um mercado cada vez mais saturado
  • clientes que se recusam a pagar o valor do seu trabalho
  • acirrada concorrência com profissionais renomados, que costumam ofuscar esses novos profissionais

Se você já se sentiu incomodado com pelo menos uma das situações acima, sabe que quem quer se destacar no mercado precisa ser especialista em pelo menos um segmento da área na qual pretende atuar.

Ter uma especialização em arquitetura, além de uma necessidade, pode abrir inúmeras portas para um profissional e impactar profundamente a sua carreira.

Especialmente em tempos de crise no mercado de trabalho, adensada pela pandemia, se reinventar e atualizar são necessidades de primeira ordem. E a pós-graduação em arquitetura é o caminho para isso.

Por isso, se você está em busca de um ambiente de troca de experiências profissionais, networking e ampliação de horizontes ou deseja se inserir ou mudar a área de atuação no mercado, este artigo é para você.

Como escolher uma pós-graduação?

Os primeiros passos para escolher um setor em arquitetura para se especializar começam a ser dados ainda na graduação.

Você descobre suas preferências enquanto conhece as áreas ainda na faculdade, nas disciplinas ministradas, nos estágios, nas viagens de campo, entre outros.

Mais tarde, já inserido no mercado, você continua se descobrindo nos escritórios por onde passa ou nos trabalhos freelancer, por exemplo. As possibilidades de atuação são muitas, como por exemplo:

Valorizar seus gostos e o que o motiva a trabalhar é o ponto de partida. Observe também as suas competências, no que você se destaca. Em seguida, vale a pena conferir como essa área vem sendo avaliada no mercado:

  • quais oportunidades ela permite?
  • qual a média salarial?
  • seu ritmo de vida combina com esse segmento?

Ao avaliar essas questões, escolha a área que oferece as melhores vantagens e está acessível à sua realidade.

Panorama: o futuro da arquitetura pós-pandemia

Especialistas apontam o fato de que a pandemia global modificou bastante a relação das pessoas com os espaços, especialmente o lar e o ambiente de trabalho. Para fazer frente a essa nova dinâmica, as demandas em arquitetura e design de interiores voltaram a crescer.

Além disso, o mercado está reaquecendo, impulsionado também pelas taxas de juros baixas. Assim, a expectativa é de que o cenário volte gradualmente ao que era antes do novo coronavírus, mas os clientes vão apostar em profissionais mais qualificados, capazes de entregar soluções únicas, inteligentes e assertivas.

Vale lembrar que o aspecto da biossegurança nos projetos domésticos, urbanos e comerciais é mais do que nunca crucial.

Agora que você já refletiu sobre o segmento em que pretende se especializar, fica mais fácil encontrar um curso adequado.

Nesse caminho, o próximo desafio é escolher uma instituição de referência onde estudar e, para isso, você pode contar com o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação.

A seguir, veja por que vale a pena cursar um dos nossos cursos de pós-graduação em arquitetura.

Pós-graduação em arquitetura é no IPOG!

O IPOG está presente em todo o Brasil, oferecendo uma diversidade de cursos de pós-graduação em arquitetura nas modalidades presencial, a distância,  semipresencial e remota.

A instituição se destaca por oferecer uma proposta de ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno. Trata-se de uma visão mais ampla em formação, que vai além do conhecimento técnico.

A propósito, a satisfação do aluno já se tornou a sua marca registrada, e a prova disso é seu índice, que chega a 97,1%, em todo o país.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos que já existem no mercado e isso a fez alcançar o status que tem hoje.

São formações curriculares atualizadas, completas e que instrumentalizam os estudantes para ser profissionais versáteis, assertivos e aptos para resultados criativos e de qualidade.

Além disso, o corpo docente do IPOG, especialmente nos cursos de pós-graduação em arquitetura, é formado por professores de excelência e grande renome no mercado.

Eles possuem trajetória acadêmica e também vivem o mercado na sua própria rotina. E porque atuam nas áreas dos cursos que ministram, os docentes levam cases e vivências factíveis para a sala de aula.

O professor Lorí Crízel, coordenador dos cursos de pós-graduação em arquitetura do IPOG, ao falar sobre os diferenciais dos cursos que coordena, assume:

“Nossa equipe considera os cursos como um organismo vivo, e não blocos isolados.”

Conheça nosso sistema de convênios e parcerias

Viu o quanto o curso de pós-graduação em arquitetura do IPOG se diferencia das demais especializações para arquitetos que existem por aí?

A prova disso é o sistema de convênio e parceria com outras importantes organizações, tais como:

  • POLI.design, do Instituto Politécnico de Milão
  • editora GG Brasil
  • revista O Setor Elétrico
  • plataforma on-line Refresher

A seguir, apresentaremos os programas internacionais ofertados pelo IPOG e como eles implicam na formação do novo profissional especializado.

IPOG Mundi

O IPOG Mundi é um programa internacional que apresenta três frentes de atuação. São elas:

1) Programa de Viagens de Estudo

O Programa de Viagens de Estudo do IPOG Mundi permite ao aluno IPOG viajar para fora do país para a realização de atividades extracurriculares, como:

  • eventos e feiras
  • cursos e workshops
  • visitas a empresas especializadas em segmentos de arquitetura e design
  • atividades de imersão nos mais renomados escritórios do setor no mundo
2) Convênio com o POLI.design do Instituto Politécnico de Milão

O POLI.design é o departamento de arquitetura e design do Instituto Politécnico de Milão, uma instituição italiana mundialmente referenciada nessas áreas.

Com essa parceria exclusiva, os alunos da pós-graduação em arquitetura do IPOG podem obter certificado internacional em nome do Instituto Politécnico de Milão, o que, sem dúvidas, significa muito para a carreira desses profissionais.

Aos alunos IPOG é concedido o direito de participar de turmas exclusivas, com aulas ministradas por professores da Instituição e traduzidas simultaneamente (por isso, a língua não é um obstáculo).

O grande diferencial nesse caso é que todo o processo burocrático, como documentação institucional, vistos e processos seletivos, é administrado pelo IPOG Mundi, ou seja, os alunos IPOG não precisam se deslocar para a sede do instituto italiano, em Milão, para realizar o processo seletivo.

3) Programa trainee

Por meio desse programa, o aluno IPOG consegue desenvolver seu currículo atuando como trainee em escritórios de arquitetura e design mundialmente renomados. A experiência pode durar 30, 90 ou 180 dias.

Hoje o IPOG tem parceria com grandes escritórios em três continentes:

  • América do Sul (Chile)
  • Europa (Espanha, Alemanha e Dinamarca)
  • Ásia (Dubai e Singapura)

Vale informar que o IPOG atua como mediador nessa relação, uma vez que o processo seletivo é realizado pelos escritórios conveniados.

Contudo, apesar de não ter o ingresso garantido, o simples fato de ser aluno IPOG conta como um diferencial nesse processo de recrutamento.

Plataforma Refresher

Outra parceria do IPOG que impacta profundamente na experiência e qualificação dos seus alunos é a parceria com a Refresher, uma plataforma on-line (não gratuita) de ferramentas de arquitetura e design.

Profissionais do setor sabem o quanto essa plataforma dinamiza o dia a dia no trabalho e auxilia no acompanhamento das tendências e de outras novidades no universo de arquitetura e design.

Essa é uma plataforma paga; contudo, os alunos do IPOG podem acessá-la gratuitamente durante o curso, além de ganhar um desconto de 20% na assinatura após o término.

Revista O Setor Elétrico

O Setor Elétrico é uma revista mensal de referência, que atua na formação e informação do profissional do setor elétrico e energético.

Com o convênio, os alunos do IPOG podem publicar gratuitamente na revista artigos e trabalhos executados (mediante análise editorial da revista).

Editora GG Brasil

A GG Brasil é uma editora independente especializada em cultura visual que nasceu em 1902 em Barcelona e hoje conta com sedes no México, no Distrito Federal e em São Paulo.

A Gustavo Gili é referência internacional para livros de arte, arquitetura, design, moda, fotografia e DIY e publica títulos em espanhol e português, que são distribuídos para o mundo inteiro.

Em convênio com o IPOG, a GG Brasil oferece 20% de desconto para que alunos do IPOG comprem em sua livraria on-line.

A essa altura você já deve estar convencido de que o IPOG é a melhor opção para você, não é mesmo? Então, entre em contato conosco para saber mais detalhes!

Gostou deste artigo sobre pós-graduação em arquitetura? Confira mais três títulos que podem interessar:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz a total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.  

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Artigos relacionados

Engenharia de Segurança dos Alimentos: carreira promissora O hábito de se alimentar fora de casa tem sido cada vez mais comum na rotina dos brasileiros. Com o crescimento desta demanda, aumenta a procura por profissionais da área de Engenharia de Segurança dos Alimentos, isso você vai entender um pouquinho mais adiant...
Saúde e meio ambiente sob a perspectiva da Engenharia: como a captação da água da chuva transformou ... Segundo dados do Governo Federal, a tecnologia de captação de água da chuva transformou a vida de mais de quatro milhões de pessoas no Semiárido brasileiro. Essa mesma tecnologia pode ajudar a população das regiões Sudeste e Centro-Oeste a conviver com a esti...
Quer atrair mais clientes para a loja física? Descubra os segredos da Pós-graduação em Arquitetura C... Você já conhece o Retail Design? Traduzindo, nada mais é que o Design de Varejo. É uma área específica da Pós-graduação em Arquitetura Comercial e do Design. Com foco exclusivo em projetos de lojas (de qualquer porte), esse trabalho consegue unir as marca...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários