Pós-Graduação em Arquitetura: amplie seus horizontes profissionais
6 minutos de leitura
28 de novembro de 2018

Pós-graduação em Arquitetura: amplie seus horizontes profissionais

Pós-graduação em Arquitetura: amplie seus horizontes profissionais

Você anda pesquisando uma pós-graduação em Arquitetura? Veio ao lugar certo.

A maioria das pessoas já percebeu que os conteúdos transmitidos durante a graduação são bastante generalistas, por isso não é possível absorver temas que dizem respeito a todo o panorama oferecido pela profissão de arquiteto.

Além do mais, você deve ter notado que apenas o diploma de graduação não é mais suficiente para um currículo promissor.

Hoje, arquitetos em começo de carreira se deparam com:

  • um mercado cada vez mais saturado;
  • clientes que se recusam a pagar o valor do seu trabalho;
  • acirrada concorrência com profissionais renomados, que costumam ofuscar esses novos profissionais.

Se você já se sentiu incomodado com pelo menos uma das situações acima, sabe que quem quer se destacar no mercado precisa ser especialista em pelo menos um segmento da área na qual pretende atuar.

Outros diferenciais como fluência em idioma estrangeiro e domínio de algumas tecnologias relacionadas à atividade também são importantes.

Ter uma especialização em arquitetura, além de uma necessidade, pode abrir inúmeras portas para um profissional e impactar profundamente a sua carreira.

Especialmente em tempos de crise no mercado de trabalho, se reinventar e atualizar é uma necessidade de primeira ordem. E a pós-graduação em Arquitetura é o caminho para isso.

Por isso, se você está em busca de um ambiente de troca de experiências profissionais, network e ampliação de horizontes ou deseja se reinserir ou mudar a área de atuação no mercado, este artigo é para você.

Como escolher uma pós-graduação em Arquitetura?

Os primeiros passos para escolher um setor em arquitetura para se especializar começam a ser dados ainda na graduação.

Você descobre suas preferências enquanto conhece as áreas ainda na faculdade, nas disciplinas ministradas, nos estágios, nas viagens de campo, entre outros.

Mais tarde, já inserido no mercado, você continua se descobrindo nos escritórios por onde passou ou nos trabalhos freelancer, por exemplo. As possibilidades de atuação são muitas, como por exemplo:

  • Projetos Arquitetônicos;
  • Lighting Design;
  • Design de Interiores;
  • Metodologia BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto;
  • Arquitetura Comercial;
  • Design de Mobiliário;
  • Paisagismo;
  • Design de Produtos;
  • Gestão de Escritórios de Arquitetura.

Valorizar seus gostos e o que te motiva a trabalhar, são o ponto de partida. Observe também as suas competências, no que você se destaca? Em seguida, vale a pena conferir como essa área vem sendo avaliada no mercado:

  • quais oportunidades ela permite?
  • qual a média salarial?
  • seu ritmo de vida combina com esse segmento?

Ao avaliar essas questões, escolha a área que ofereça as melhores vantagens e esteja acessível a sua realidade.

Agora que você já refletiu sobre o segmento em que pretende se especializar, fica mais fácil encontrar um curso adequado.

Nesse caminho, o próximo desafio é escolher uma instituição de referência onde estudar e, para isso, você pode contar com o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação.

Veja a seguir porque vale a pena cursar a nossa pós-graduação em Arquitetura.

Pós-graduação em Arquitetura é no IPOG!

O IPOG está presente em todo o Brasil, oferecendo uma diversidade de cursos de pós-graduação em Arquitetura nas modalidades presenciais, à distância e semipresenciais.

A instituição se destaca por oferecer uma proposta de ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

A propósito, a satisfação do aluno já se tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação que chega a 97,1%, em todo o país.

Os projetos pedagógicos que são realizados na instituição são diferentes dos que já existem no mercado e isso a fez alcançar o status que tem hoje.

As grades dos cursos de pós-graduação em Arquitetura do IPOG são construídas com base em questões práticas do dia a dia profissional: aquilo que o aluno aprendeu na sala de aula no fim de semana, já pode ser usado na segunda-feira no trabalho.

Além disso, o quadro docente do IPOG, especialmente nos cursos de pós-graduação em Arquitetura, é formado por professores de excelência e grande renome no mercado.

Eles não são acadêmicos apenas e vivem o mercado na sua própria rotina. E porque atuam nas áreas dos cursos que ministram, os docentes levam coisas factíveis (cases e vivências) para a sala de aula.

O professor Lorí Crízel, coordenador dos cursos de pós-graduação em Arquitetura do IPOG, ao falar sobre os diferenciais dos cursos que coordena, assume:

“Nossa equipe considera os cursos como um organismo vivo e não blocos isolados.”

Além de todas essas vantagens e diferenciais, o IPOG é uma instituição com 17 anos de atuação no mercado e infraestrutura completa.

Conheça nosso sistema de convênios e parcerias

Viu o quanto o curso de pós-graduação em Arquitetura do IPOG se diferencia das demais especializações para arquitetos que existem por aí?

Além da infraestrutura oferecida, professores renomados e uma grade que prepara os profissionais para a prática do dia a dia, a instituição ainda acompanha a mudança do mercado com inovação, aprimoramento a entrega de diferenciais incomparáveis a seus alunos.

A prova disso é o sistema de convênio e parceria com outras importantes organizações, tais como:

  • POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão;
  • a editora GG Brasil;
  • a Revista O Setor Elétrico; e
  • a plataforma online Refresher.

A seguir, apresentaremos os Programas Internacionais ofertados pelo IPOG  e como eles implicam na formação do novo profissional especializado, tão requisitado hoje.

IPOG Mundi

O IPOG Mundi é um programa internacional que apresenta três frentes de atuação. São elas:

1) Programa de Viagens de Estudo

O programa de viagens de estudo do IPOG Mundi, permite ao aluno IPOG viajar para fora do país para a realização de atividades extracurriculares, como:

  • eventos e feiras;
  • cursos e workshops;
  • visitas a empresas especializadas em segmentos de Arquitetura e Design;
  • atividades de imersão nos mais renomados escritórios do setor no mundo.
2) Convênio com o POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão

O POLI.Design é o departamento de Arquitetura e Design do Instituto Politécnico de Milão, uma instituição italiana mundialmente referenciada nessas áreas..

Com essa parceria exclusiva, os alunos da pós-graduação em Arquitetura do IPOG podem obter certificado internacional em nome do Instituto Politécnico de Milão, o que, sem dúvidas, significa muito para a carreira desse profissional.

Aos alunos IPOG é concedido o direito de participar de turmas exclusivas, com aulas ministradas por professores da Instituição e traduzidas simultaneamente (por isso, a língua não é um obstáculo).

Outra possibilidade é conseguir inscrição facilitada nos cursos regulares do POLI.Design, tanto nas categorias de curta duração, quanto nos cobiçados Master Degree do Instituto Politécnico de Milão.

O grande diferencial nesse caso, é que todo o processo burocrático, como documentação institucional, vistos e processos seletivos, é administrado através do IPOG Mundi, ou seja, os alunos IPOG não precisam se deslocar para a sede do instituto italiano, em Milão, para realizar o processo seletivo.

Essa parceria é resultado do reconhecimento internacional do IPOG, que tem seus cursos de pós-graduação em Arquitetura considerados referência por instituições renomadas como o próprio Instituto Politécnico de Milão.

3) Programa Trainee

Através desse programa, o aluno IPOG consegue desenvolver seu currículo atuando como trainee em escritórios de Arquitetura e Design mundialmente renomados. A experiência pode durar 30, 90 dias ou seis meses.

Hoje o IPOG tem parceria com grandes escritórios em três continentes:

  • América do Sul (Chile);
  • Europa (Espanha, Alemanha e Dinamarca); e
  • Ásia (Dubai e Singapura).

Vale informar que o IPOG atua como mediador nesta relação, uma vez que o processo seletivo é realizado pelos escritórios conveniados.

Contudo, apesar de não ter o ingresso garantido, o simples fato de ser aluno IPOG conta como um diferencial nesse processo de recrutamento.

Plataforma Refresher

Outra parceria do IPOG que impacta profundamente na experiência e qualificação dos seus alunos, é a parceria com a Refresher, uma plataforma online (não gratuita) de ferramentas de arquitetura e design.

Profissionais do setor sabem o quanto essa plataforma dinamiza o dia a dia no trabalho e auxilia no acompanhamento das tendências e outras novidades no universo da arquitetura e design.

Essa é uma plataforma paga, contudo os alunos do IPOG podem acessá-la gratuitamente durante o curso, além de ganhar um desconto de 20% na assinatura após o término do Curso.

Incrível, não é mesmo? Mas as vantagens ainda não acabaram.

Revista O Setor Elétrico

O Setor Elétrico é uma revista mensal de referência, atuando na formação e informação do profissional do setor elétrico e energético.

Com o convênio, os alunos do IPOG podem publicar artigos e trabalhos executados  na revista gratuitamente (mediante análise editorial da Revista).

Editora GG Brasil

A GG Brasil é uma editora independente especializada em cultura visual que nasceu em 1902 em Barcelona e hoje conta com outras sedes no México D.F. e São Paulo.

A Gustavo Gili é uma referência internacional para livros de arte, arquitetura, design, moda, fotografia e DIY e publica títulos em espanhol e português, que são distribuídos para o mundo inteiro.

Em convênio com o IPOG, a GG Brasil oferece 20% de desconto para alunos do IPOG comprarem em sua livraria online.

A essa altura você já deve estar convencido de que o Instituto IPOG é a melhor opção para você, não é mesmo?

Entre em contato conosco!

Quer se matricular agora mesmo? Solicite um contato

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone ou acesse a página do curso em nosso site!


Artigos relacionados

O que pode acontecer com a engenharia civil em 2018? Recentemente, conversamos aqui no Blog IPOG sobre o futuro da Engenharia Civil em 2018. Ao longo do texto, o professor Gilberto Porto expôs como a crise, de fato, ensinou muita coisa para o mercado que começa a reagir. A partir de algumas relações como o PI...
Ei, arquiteto, você pratica o Marketing de Relacionamento? Nunca foi tão importante e ao mesmo tempo, tão desafiador conquistar clientes. A concorrência está cada vez mais acirrada e com a grande quantidade de serviços e profissionais à disposição do cliente no mercado, é preciso fazer algo para se diferenciar e mostr...
Aluno IPOG realiza o sonho de abrir o seu próprio escritório de Arquitetura de Interiores Aos 30 anos, o arquiteto Mateus José, de Ribeirão Preto (SP), segue na aventura de ser dono do seu tempo ao trabalhar no próprio escritório de Arquitetura de Interiores. Com 8 anos de carreira, decidiu ter sua própria empresa há 4 anos. Antes disso, se aventur...

Sobre Lorí Crízel

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica/RS; Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ; Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França; HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França; Professor, Coordenador de Cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG; Sócio-Proprietário do Escritório Crízel & Uren Arquitetos Associados detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico; Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhague), Hassell Studio (Cingapura), AEDAS Architecture (Cingapura), Architects 61 (Cingapura), Design Link Architects (Cingapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai); Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).

Comentários