Inspiração de professores fez arquiteto repensar a carreira
3 minutos de leitura

Inspiração de professores fez arquiteto repensar a carreira

Em 2015, Fábio decidiu que faria a Pós-Graduação em Design de Interiores – Ambientação e Produção do Espaço do IPOG em Belo Horizonte. A princípio, o maior objetivo dele era se atualizar e conhecer novas técnicas para aplicar no mercado. “Queria me aprimorar como profissional de forma efetiva”, explica.

Além disso, o arquiteto que mora em Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, atua com projetos em arquitetura e urbanismo, é designer de interiores e também é professor acadêmico. Por isso, buscava na pós-graduação, aproximação e trocas de ideias com outros profissionais, professores que também atuam no mercado.

Segundo Fábio, “professores que atuam no mercado são muitos diferentes de professores acadêmicos. Isto foi um ponto fundamental [para o que ele buscava na pós-graduação]”.

O valor da troca de experiências

Segundo Fábio, a experiência na pós-graduação foi “altamente positiva”, nas palavras do arquiteto. A começar pela qualificação dos professores e presteza de toda a equipe de suporte da instituição. “Todos estavam ali para trocar experiências, relatar inseguranças, erros e acertos na condução de suas carreiras e na expectativa de contribuir para o crescimento profissional e pessoal de cada um do grupo”, relembra.

Entre as experiências mais marcantes, o profissional destaca a diversidade de pessoas que encontrou. “Gerações diferentes, profissionais das mais diversas áreas ali dispostos a se entregar para aprender. Durante os exercícios práticos nas aulas não havia críticas e sim, contribuições para que cada um melhorasse a sua abordagem profissional”, destaca.

Aprendizado que se tornou prática

“O curso me fez conhecer, compreender e aplicar diferentes abordagens e técnicas visando favorecer e melhorar a atuação profissional de forma imediata, ou seja, o que você aprendeu naquele módulo durante o fim de semana, na segunda feira você está apto para colocar em prática“, pontua Fábio.

O arquiteto ainda acrescenta que o que mais lhe influenciou após o curso foi a possibilidade de aplicação imediata das teorias, técnicas e práticas de gestão da carreira profissional no escritório. “Entender que, como profissionais, somos formadores de opinião e que devemos trabalhar baseados na ética, no profissionalismo e respeito com nossos colaboradores assim como todas as pessoas que fazem parte do nosso universo profissional”.

Ele ainda destaca aprendizados que hoje pratica no seu dia-a-dia:

“Noções de valores devem ser constantemente reforçadas… Boas iniciativas devem ser valorizadas… Talentos devem ser descobertos e incentivados… Críticas devem ser construtivas… E elogios são sempre bem-vindos”.

O arquiteto comemora ao contar que tudo que vivenciou durante o curso passou a ser aplicado imediatamente em seu escritório, resultando num melhor atendimento aos clientes, na gestão da qualidade dos projetos executados, na gestão financeira e na satisfação do trabalho cumprido com prazer.

A importância do aprendizado contínuo

O que viu e aprendeu durante a pós-graduação em Design de Interiores, acabou inspirando Fábio a investir ainda mais na carreira como docente. Em 2016, ele se matriculou em mais uma formação do IPOG. Dessa vez, fez um curso de curta duração em Formação Prática em Docência Superior.

“Esperava que o curso agregasse novos conhecimentos e principalmente técnicas na prática da docência do ensino superior de forma a cativar, incentivar e influenciar positivamente os alunos em sala de aula. Ouvir e vivenciar as experiências dos colegas, da professora e exercer efetivamente as ações durante as aulas no curso foram determinantes para o aprimoramento. Ali, pudemos entender e praticar um pouco das vivências de sala de aula”. Fábio ainda completa ao dizer que foi uma experiência ÍMPAR!!!

Para o arquiteto, o curso foi fundamental para fazê-lo conhecer, compreender e aplicar diferentes abordagens e técnicas visando favorecer e melhorar as didáticas em sala de aula de ensino superior. Aprendizados que, segundo ele, foram tão importantes, que hoje o seu alvo é justamente se tornar professor em pós-graduações, e inspirar pessoas assim como foi inspirado durante o seu curso no IPOG.

E aí, valeu a pena?

Depois de tantos cursos, tantas horas dedicadas aos estudos, como será que o arquiteto avalia tudo isso? Será que valeu a pena?

“Sim. Quando queremos aprimoramento profissional e pessoal não podemos ver obstáculos. Enfrentar tantas horas de aula, abrir mão de momentos de lazer para estudar. Mas, valeu muito a pena!!! A carreira de arquiteto é desafiadora. O mercado de hoje é desafiador e só se destaca quem tem conhecimento e diferenciais. Faria novamente, quantas vezes necessário para me tornar melhor. Particularmente, adoro desafios!!!”

Artigos relacionados

9 benefícios incríveis da gamificação na educação Antes de falarmos da gamificação na educação, precisamos perguntar: você sabe o que é a gamificação? https://www.youtube.com/watch?v=l_Vsm67oYqE É uma técnica que adapta conceitos e ideias do universo dos jogos para o mundo real, com o objetivo de incent...
Como fazer um currículo de excelência Sempre que nos perguntam como fazer um currículo, nos deparamos com aquela velha história: o que preciso colocar? O que não pode faltar? Por mais que existam vários modelos sempre bate aquela dúvida, não é mesmo. Por isso convidamos a professora do IPOG, Cy...
Já se preparou para iniciar 2017 com tudo? 2017 já começou e o mercado de trabalho continua passando por grandes mudanças, o que implica diretamente na forma como as pessoas vão se preparar para enfrentar as dificuldades e incertezas decorrentes do ano passado. O fato é que adquirir um bom espaço dentr...

Sobre Fábio Ramalho Rodrigues

Arquiteto e Urbanista, Pós-Graduado em Design de Interiores – Ambientação e Produção do Espaço (IPOG), Professor em cursos de Arquitetura e Engenharia Civil, Sócio-proprietário de escritório de Arquitetura e Interiores. Atua na execução de projetos de arquitetura e design residenciais, prediais, comerciais e corporativos, na gestão e supervisão de obras.