Case Lumiére Comedoria: as contribuições do Marketing para a estruturação da empresa
3 minutos de leitura

Case Lumiére Comedoria: as contribuições do Marketing para a estruturação da empresa

É certo que as empresas encontraram nas redes sociais um espaço rico e abrangente para divulgar suas marcas. Aliado a isso, profissionais têm encontrado no Marketing Digital caminhos e estratégias que colaboram para o crescimento e promoção das respectivas marcas, produtos e serviços que representam.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o marketing está somente direcionado aos profissionais da comunicação, essa área tem recebido especialistas do direito, da engenharia, da educação, da saúde e de tantos outros campos de atuação.

Este cenário pode ser explicado de forma simples: as pessoas têm reconhecido a importância e os benefícios da implantação e prática do Marketing em seus negócios.

E, mesmo que alguns não irão atuar de fato na área, a necessidade de entender este universo se faz importante para muitos profissionais. Por esse e outros motivos, é que não é difícil encontrar turmas tão mistas nos cursos que trabalham a temática.

Empreendendo: case Lumiére Comedoria

Rogério Costa de Paula e Silva, 33 anos, é formado em Ciências Aeronáuticas e um apaixonado por filmes! Há dez anos ele e um amigo toparam a empreitada de abrir uma locadora de DVDs, onde eles vendiam alguns produtos na pequena conveniência da loja para que os clientes pudessem degustar enquanto assistiam aos filmes em suas casas.

Com o tempo, eles perceberam que tudo que colocavam na conveniência vendia bem. Foi quando passaram a fazer alguns testes e pequenos estudos de consumo, até chegarem ao carro chefe da empresa: o açaí.

O produto impulsionou a empresa e Rogério vislumbrou a possibilidade de unir duas paixões: filmes e comida. Assim surgiu a Lumiére Comedoria. Um espaço que, há três anos, recebe o cliente para locar ou comprar filmes e, de quebra, degustar um cardápio totalmente inspirado nos grandes sucessos da televisão e do cinema.

A lanchonete temática ainda trabalha com o açaí, mas incrementou a produção de hambúrguer artesanal e demais pratos que levam nos ingredientes e, principalmente nos nomes, referências de distintas produções.

Os desafios no processo de estruturação

Já foi dito várias vezes por aqui, que apenas ter uma ideia boa não torna uma pessoa empreendedora. Há muito o que ser feito para que o um negócio realmente saia do papel e do campo das ideias. E quando não se tem os conhecimentos básicos para isso?

Rogério se encontrou nesse conflito quando iniciou o processo de transformação da locadora em uma lanchonete temática. Ele explica que os maiores desafios enfrentados na época foram a falta de crédito e, principalmente, de conhecimento na área de administração.

No entanto, essas carências não frearam os amigos. Ambos foram atrás de cursos profissionalizantes no Sebrae, buscaram por conhecimento na internet, por meio de conteúdos e casos de pessoas que passaram pela mesma situação, além de terem contado com a opinião de alguns profissionais.

As contribuições do Marketing na estruturação da empresa

Nesse processo de busca constante por conhecimento e profissionalização, Rogério encontrou no Instituto de Pós-Graduação e Graduação a oportunidade de cursar o MBA em Marketing. “Precisei dessa especialização porque identifiquei a necessidade de entender mais sobre o assunto para contribuir com a empresa”, afirma.

Ele, vidrado no mercado e nas tendências que surgiam, obteve na especialização conhecimentos e ferramentas que possibilitaram a criação e execução de estratégias para que a empresa e sua marca se posicionassem da forma mais assertiva possível diante da concorrência.

Dentre as contribuições do curso para sua formação e, consequentemente para a empresa, Rogério destaca:

  • A elaboração de estratégias bem definidas;
  • A aplicação de conceitos inovadores e coerentes com as necessidades da Lumiére;
  • A possibilidade de planejar melhor os rumos da empresa;
  • A validação do seu plano de negócio;
  • O desenvolvimento de um olhar mais atento e crítico ao mercado;
  • A investigação da concorrência com um olhar mais estratégico.

Ele também explica que o curso consegue ser totalmente aplicável à rotina de trabalho, um ponto forte para Rogério.

“A pós vai direto ao ponto, ela funciona como uma espécie de ‘consultoria personalizada’, sendo possível expor aos colegas e professores o seu negócio, a sua marca. E ainda tem o networking que vamos criando ao longo do curso”, destaca.

Para as pessoas que pretendem abrir o seu próprio negócio, assim como Rogério fez, ele aconselha o contato profundo com a qualificação e a profissionalização, seja na administração, na área de finanças e também no marketing.

“Tem muito conhecimento espalhado na internet, livros, artigos. São todos muito interessantes, mas focar em um curso, em uma pós-graduação é uma forma de filtrar esses conhecimentos, manter o foco e obter resultados rápidos”, conclui.

Ficou curioso(a) para conhecer a Lumiére Comedoria? Acesse o site e confira o cardápio! No mais, continue navegando pelo nosso blog e confira materiais que podem auxiliar você que já tem um negócio ou que ainda pretende ter! Boa leitura!

E se você está em busca de qualificação para dar “vida” aos seus projetos profissionais com o auxílio de ferramentas e práticas do marketing, conheça o MBA em Marketing e Inteligência Digital do IPOG e dê um passo importante na sua carreira.

Artigos relacionados

Marketing clássico ou digital? O uso de cada um para oferecer melhores resultados aos clientes Atualmente, as estratégias de marketing se dividem em duas principais abordagens: marketing clássico ou digital. Ambas possuem características e ferramentas próprias que podem ser usadas para alcançar diferentes objetivos.  Se você busca uma especiali...
Mudança de profissão e empreendedorismo: como a formação em Marketing Digital impulsionou a carreira... O marketing digital abre portas para diversos negócios dia após dia. É por meio do investimento na área que muitas empresas inovam e encontram caminhos para expandir. Foi vendo essa necessidade que Alan Moreira se matriculou no curso de curta duração do IPOG ...
Você sabe como pensar fora da caixa? Como profissional da área de Marketing, respiro o novo diariamente, seja na forma de pensar, de ver e de viver a vida. Parte dessa opção tem a ver com a forma como preciso entregar resultados na profissão que escolhi; seja para meus clientes, ou mesmo para meu...

Sobre Rogério Costa de Paula e Silva

Graduado em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, empresário e especialista em Marketing pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).