O que esperar do mercado de Comunicação e Marketing em 2023?
O portal do IPOG com os melhores conteúdos para a sua carreira
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Comunicação e Marketing
Comunicação e Marketing
6 minutos de leitura

O que esperar do mercado de Comunicação e Marketing em 2023?

Leitura focada

O mercado de Comunicação e Marketing está em constante mudança, principalmente com a aceleração da transformação digital. Diante disso, os profissionais da área devem se informar sobre as principais tendências, para responder às demandas da atualidade de maneira mais ágil e assertiva. 

Por isso, quem quer se destacar na área em 2023 precisa focar em cursos de atualização, especializações e eventos para se manter alinhado com as necessidades do mercado e atuar de forma estratégica nas empresas.

Neste artigo, o IPOG mostra o que esperar do mercado de Comunicação e Marketing no próximo ano, as tendências que devem se estabelecer no futuro e como os profissionais podem se adequar. Confira!

Mercado de Comunicação e Marketing na atualidade

A demanda por profissionais de Comunicação e Marketing aumentou nos últimos anos e o avanço das inovações tecnológicas. Muitas empresas, de diferentes segmentos, precisaram se atualizar para fortalecer as suas marcas e se aproximar do seu público nesse cenário. 

A partir de 2020, as empresas se viram obrigadas a manter canais alternativos para se comunicar e vender produtos e serviços. Assim, a presença digital teve um boom ainda maior e se mantém em alta.

Contudo, estar no universo digital, ter canais de vendas e atendimento já são questões básicas. A demanda atual requer uma visão mais analítica e estratégica dos profissionais.

A visão estratégica baseada em dados, o marketing de conteúdo, as mídias sociais e o foco no consumidor estão entre as principais áreas em expansão. Desse modo, os profissionais capacitados para atuar nesses campos de atuação se tornam mais requisitados e podem ajudar as empresas a conquistar melhores resultados.  

Ou seja, é preciso investir em conhecimento aprofundado para se destacar no mercado e se mostrar como um profissional completo e capaz de enfrentar desafios maiores.

Principais áreas de atuação 

  • Ciência de dados;
  • Executivo de contas;
  • Inbound Marketing;
  • Gestão de e-commerce;
  • Curadoria de chatbot; 
  • Tráfego pago;
  • Estratégia de SEO;
  • Mídias sociais;
  • Marketing de relacionamento;
  • Endomarketing;
  • Customer Success;
  • Jornalismo de dados;
  • Inteligência de mercado.

9 tendências de comunicação e marketing para 2023

A melhor forma de se preparar para 2023 é estudar o que está por vir e buscar formas de qualificação para acompanhar o mercado.

Abaixo, o IPOG apresenta 9 tendências de comunicação e marketing que devem se fortalecer nos próximos anos – e que merecem sua atenção. Confira!

User Experience

O User Experience (UX) é a experiência do usuário com plataformas, aplicativos e outros canais de uma empresa. Esse conceito é essencial para saber de que maneira o cliente interage com essas soluções, a fim de identificar os pontos que precisam de melhorias e aprimorar a experiência dele com a marca.

Customer Success

O Customer Success (sucesso do cliente) busca manter os clientes por mais tempo para ampliar a receita das organizações. Assim, envolve todas as interações com o cliente, desde o onboarding, para que o consumidor seja apresentado às soluções.

Com o acompanhamento mais próximo, é possível acompanhar a jornada do cliente com o uso do seu serviço e promover a fidelização no pós-venda.

Flux Commerce

O Flux Commerce se refere à expansão de uma marca para outra área que não costumava atuar. Nessa fluidez, as empresas podem ampliar o seu leque de produtos e serviços.

Para inovar e alcançar novas possibilidades, as organizações e profissionais de comunicação e marketing podem conhecer melhor as dores do mercado e investir em projetos-pilotos voltados para inovações.

Supersegmentação

A tendência à supersegmentação, por sua vez, se direciona a aumentar a eficiência de campanhas, ao focar um público mais específico.

Dessa forma, os profissionais devem analisar pesquisas de mercado, para entender dados demográficos e comportamentais de clientes. Como resultado, é possível desenvolver conteúdos apropriados para cada público, a fim de atrair e fidelizar clientes.

A supersegmentação também permite encontrar influenciadores digitais do nicho escolhido, a fim de ampliar o alcance das marcas.

Branding

O termo branding é usado para se referir ao conjunto de estratégias que envolvem a gestão da marca de uma empresa. Dessa forma, se direciona a escolher a sua identidade visual e as ações voltadas para promover a marca, bem como as iniciativas para cultivar a boa reputação.

Para a gestão de marca ser mais eficiente, é necessário apresentar consistência, focando estratégias para posicionamento e tom de voz.

Além disso, é importante se voltar para o trabalho de operação, para manutenção da marca no dia a dia e aplicação dos elementos apropriados.

Marketing humanizado

O marketing humanizado é uma tendência que se consolida como um contraponto ao movimento de automação e padronização de processos de atendimento. Dessa forma, busca se conectar com consumidores que estão cada vez mais motivados a engajar com as marcas com posicionamentos semelhantes.

O profissional de marketing deve desenvolver habilidades para gerar sensações de empatia e interação entre as marcas e os compradores. Para isso, é importante entender as dores dos clientes e investir em boas histórias que estabeleçam identificação.

Marketing de conteúdo

Depois, o marketing de conteúdo é uma estratégia que vem se consolidando, principalmente com a importância das redes sociais para aproximar empresas e consumidores. A criação de material relevante, como posts de blogs e e-books, pretende apresentar soluções para dores de clientes, sem fazer promoção direta da marca.

A aproximação é feita por meio de conteúdo que gere valor ao cliente e o torne um defensor da marca. Contudo, a novidade é que análises de dados e negócios devem estar cada vez mais presentes para gerar insights importantes para as empresas.

Data Marketing

O Data Marketing, que é o uso de dados para a tomada de decisões de marketing, é mais uma tendência que ganha cada vez mais espaço atualmente. A produção de conteúdo pode ser orientada por dados, a fim de melhorar os resultados e aumentar as chances de atingir objetivos.

Com isso, termos como data driven, data analytics, big data e outras devem se tornar rotina para os profissionais de marketing. Do mesmo modo, a área deve aproveitar ferramentas como o Power BI para apresentar tais números e relatórios de forma inteligente.

Omnichannel

A estratégia omnichannel se direciona a criar uma experiência de compra mais personalizada e unificada para os clientes de uma empresa. Dessa forma, a organização se posiciona de forma integrada em todos os pontos de contato com o lead e o consumidor.

Assim, é possível estreitar mais o relacionamento e melhorar a experiência do cliente.

Como os profissionais podem se preparar para o futuro?

Os profissionais de marketing e comunicação enfrentam a necessidade de se atualizar continuamente para atender às demandas de um mercado dinâmico e competitivo. Alguns pontos são essenciais para se preparar para o futuro.

Saiba, a seguir, como os profissionais podem se preparar para o futuro.

Faça networking

Fazer um bom networking é essencial para consolidar qualquer carreira profissional.

Cultivar uma boa rede de contatos ajuda a se destacar no mercado e alcançar mais reconhecimento. Procure ser visto como um profissional confiável e experiente, para manter uma boa reputação, ser convidado para novos projetos e ganhar indicações.

Para isso, você pode se manter ativo em redes sociais como o LinkedIn e participar de eventos da sua área. A produção de conteúdo também ajuda a divulgar o seu trabalho e chegar a recrutadores.

Depois, mantenha-se uma pessoa prestativa, para auxiliar os seus colegas a solucionar questões.

Invista em cursos de curta duração

Os cursos de curta duração são uma ótima oportunidade para atualizar o seu currículo de uma forma mais rápida. Assim, você pode ganhar uma habilidade técnica ou aprender a usar uma nova ferramenta tecnológica, a fim de se manter competitivo.

Eles são rápidos, voltados para práticas e focados em um tópico específico. Por isso, garantem assertividade na formação e permitem que o profissional apresente as inovações com maior agilidade.

Aposte em cursos de especialização

Os cursos de especialização são ideais para quem deseja alçar novos voos em sua carreira profissional. Cursos de pós-graduação permitem que você amplie o seu networking, desenvolva competências e aumente as chances de conquistar cargos mais altos.

O foco é unir teoria e prática, bem como receber orientação de professores que têm histórico de sucesso em suas carreiras.

Portanto, é a forma perfeita para que o profissional se prepare para alcançar cargos e remunerações mais altos.

Conheça o IPOG

O IPOG é uma instituição de ensino superior com mais de 20 anos de atuação. Ela está presente em todo o país, com 52 unidades, e já fez parte da trajetória de mais de 100 mil alunos.

O corpo docente é formado por profissionais com ampla experiência acadêmica. A equipe ainda é constituída de doutores, mestres e especialistas respeitados em suas áreas de atuação.

Por isso, quem escolhe o IPOG conta com orientação de ponta para alcançar o sucesso profissional e enfrentar os desafios do mercado.

Pós-graduação em Comunicação e Marketing

Os cursos do IPOG são idealizados para oferecer aos alunos uma sólida abordagem teórica. Além do mais, as aulas também são voltadas para a aplicação prática, com apresentação de cases de sucesso.

Conheça as especializações em Comunicação e Marketing da instituição:

  • Neuromarketing Aplicado à Compra, Venda e Fidelização de Clientes – Pós-Graduação remota
  • Business Strategy com Ênfase em Marketing – MBA Presencial
  • Gestão e Inteligência Comercial no Ambiente 4.0 – MBA Remoto
  • Marketing Estratégico – MBA Remoto
  • Marketing: do Clássico ao Digital – MBA Remoto
  • Gestão Comercial, Negociação e Inteligência de Mercado – MBA Presencial – 

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

  • 11 ferramentas estratégicas de marketing: conheça as principais e suas funcionalidades
  • Pós-Graduação em Comunicação Digital: entenda por que se especializar nessa área irá aumentar seu nível de empregabilidade
  • Growth marketing nas empresas: o que é, quais as vantagens e por que se especializar

Artigos relacionados

Case Lumiére Comedoria: as contribuições do Marketing para a estruturação da empresa É certo que as empresas encontraram nas redes sociais um espaço rico e abrangente para divulgar suas marcas. Aliado a isso, profissionais têm encontrado no Marketing Digital caminhos e estratégias que colaboram para o crescimento e promoção das respectivas mar...
Você sabe como pensar fora da caixa? Como profissional da área de Marketing, respiro o novo diariamente, seja na forma de pensar, de ver e de viver a vida. Parte dessa opção tem a ver com a forma como preciso entregar resultados na profissão que escolhi; seja para meus clientes, ou mesmo para meu...
Dia do Profissional de Marketing: 5 especialistas de referência para inspirar sua carreira! 8 de maio é o dia do Profissional de Marketing, responsável por toda uma jornada criativa que inclui trabalhar com a imagem de empresas e pessoas, conquistar públicos, envolvê-los, identificar problemas, propor soluções... São tantas atividades e funções, que ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br

Comunicação e Marketing

  • Marketing Digital
  • Psicologia
  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Marketing Digital

    Por que minha empresa deve estar nas Redes Sociais?

    07 de novembro de 2018

  • Comunicação e Marketing

    Saiba como a era das fake news influenciou o jornalismo mundial e descubra como evitá-la

    07 de fevereiro de 2019

  • Comunicação e Marketing

    Pós-graduação em Marketing Digital: diferencial competitivo em um oceano vermelho

    25 de fevereiro de 2019


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo

pg สล็อต เว็บตรง

pg สล็อต

สล็อตเว็บตรง

สล็อตเว็บตรง

สล็อตเว็บตรง

สล็อตเว็บตรง

สล็อตเว็บตรง

สล็อตเว็บตรง

การพนันออนไลน์

คาสิโนออนไลน์