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4 minutos de leitura

Gestão de mídias sociais: descubra como atuar na área

Gestão de mídias sociais: 3 melhores especializações!
Leitura focada

A gestão de mídias sociais é uma das atividades mais importantes para qualquer empresa que deseja expandir seu marketing e crescer na internet, ainda mais devido à mudança nos hábitos de consumo dos clientes com a pandemia.

Portanto, o gestor de redes sociais, ou o social media, tem sido um dos profissionais mais demandados do mercado atualmente.

Assim, se você quer atuar na área, saiba que não faltarão oportunidades para você. Neste artigo, vamos te ajudar a ingressar nessa carreira. Continue a leitura!

Como está o mercado para quem deseja atuar com gestão de mídias sociais

Segundo um levantamento da Hootsuite junto à agência We Are Social, existem cerca de  4,7 bilhões de pessoas conectadas à internet atualmente — sendo que a base de usuários de redes sociais chega a 4,33 bilhões.

Por isso, a gestão de mídias sociais é uma das áreas com mais destaque atualmente devido à brusca migração das empresas para a internet, ainda mais com a pandemia.

Não é à toa que o gestor de mídias sociais foi considerado a profissão mais promissora de 2020 pelo LinkedIn.

Então, para quem deseja atuar nessa área, o mercado está com forte demanda e ainda uma escassez de profissionais realmente qualificados.

Quais são as competências necessárias para esse profissional?

Assim como qualquer profissão, o trabalho de gestão de mídias sociais exige algumas habilidades primordiais para o sucesso.

Confira quais são:

Pensamento estratégico

Gerenciar uma rede social não envolve somente fazer algumas publicações oferecendo o produto ou serviço da marca. É preciso ter um olhar estratégico das melhores ações para impulsionar a empresa em determinada mídia.

Esse profissional precisa definir qual é o melhor tipo de conteúdo em cada rede, a melhor forma de comunicação com o público, como tal publicação se relaciona com a marca,  entre outras decisões.

Além disso, também é função do gestor de mídias sociais propor estratégias que vão atrair novos usuários a fim de transformá-los em clientes.

Domínio da produção de conteúdo

A produção de conteúdo se tornou imprescindível quando falamos em marketing digital.

Hoje, os usuários estão cada vez mais impacientes com anúncios, fazendo com que o marketing de conteúdo seja uma das melhores estratégias para atrair novos clientes.

Nesse modelo, o foco não está em realizar a venda direta, mas sim em atrair o lead via materiais e informações que vão agregar na vida dele de alguma forma.

Por exemplo, em vez de uma marca de leite de coco fazer uma publicação oferecendo um produto a R$ 3,99, ela faz um post ensinando 5 receitas com leite de coco para o jantar.

Planejamento e organização

Em geral, a gestão de mídias sociais envolve mais de uma rede, além de ter diversos processos.

Por isso, planejamento e organização são duas competências fundamentais para que o trabalho seja eficiente e produtivo.

Comunicação assertiva

Um gestor de mídias sociais precisa se comunicar o tempo todo, seja com a audiência, seja com os colegas de equipe, seja com o chefe…

Então, essa é outra habilidade que não pode ser deixada de lado.

Análise de dados

Um bom social media não monta sua estratégia com base somente em suposições. Ele usa dados para embasar as suas ações e justificar suas decisões.

Ele deve saber observar, por exemplo, por que um post teve mais engajamento que outro e como o perfil pode replicar aquele modelo de conteúdo mais vezes.

Nesse quesito, entra mais uma vez a questão da organização, afinal todos esses dados devem ser computados.

Saber liderar e trabalhar em equipe

A gestão de mídia social envolve uma série de processos, tais como:

  • Elaboração da pauta
  • Redação do conteúdo
  • Desenvolvimento do design
  • Publicação da postagem
  • Análise das métricas

Sendo assim, muitas vezes, esse profissional não atuará sozinho e contará com o auxílio de outros colaboradores.

Portanto, é preciso saber trabalhar em equipe, além de desenvolver a liderança para poder gerenciar o time.

Especialização é fundamental para quem deseja atuar com mídias sociais

Como você viu, um gestor de mídias sociais precisa de uma série de competências para trazer resultados reais à empresa.

Ou seja, não basta apenas gostar de rede social. Precisa estudar.

Nesse caso, a especialização é o melhor caminho para quem deseja atuar na área, pois oferece o direcionamento ideal para cada competência dessa.

Além disso, um curso na área vai, sem dúvidas, fazer uma grande diferença no seu currículo por ser um diferencial entre seus concorrentes.

Conheça as 3 especializações mais visadas para quem deseja atuar com gestão de mídias sociais

Se você não sabe qual especialização fazer, trouxemos três opções que mais atraem pessoas que querem atuar na área. Confira:

1. MBA – Marketing: do Clássico ao Digital 

Há grandes diferenças entre o marketing convencional e o digital. Por isso, essa especialização abrange os dois modelos a fim de alavancar empresas na internet.

No curso, você vai aprender tudo sobre marketing digital, inteligência de dados e branding.

2. MBA – Marketing Estratégico

Como falamos, a estratégia é uma competência essencial para atuar na gestão de redes sociais, e é isso que essa especialização busca promover.

Você aprende a desenhar estratégias e gerir projetos de marketing para gerar resultados efetivos para o negócio.

3. Formação em Marketing Digital

Para atuar com o gerenciamento de mídias sociais, é preciso entender como o marketing digital funciona.

Assim, o curso de curta duração abrange todo o conhecimento necessário para atuar no mercado e ter sucesso nas suas estratégias.

Conheça os benefícios de aprender com a gente

A IPOG é uma Instituição de Ensino Superior que conta com mais de 100 mil alunos e se destaca por oferecer uma verdadeira transformação na vida de seus estudantes.

Confira as vantagens de fazer um curso conosco:

Índice de aprovação entre alunos

Buscamos oferecer o melhor ensino e estrutura para os nossos estudantes, formando profissionais que atendam realmente às necessidades do mercado.

E os nossos estudantes reconhecem isso:  o nosso índice de satisfação entre os alunos chega a 97,14%.

Professores-doutores com experiência de mercado comprovada

São mais de 800 professores em nossa instituição que foram selecionados pela sua formação e experiência no mercado.

Além disso, mais do que qualificação, procuramos profissionais didáticos e que valorizem o ser humano.

Parcerias com unidades estrangeiras

Queremos proporcionar experiências únicas aos nossos alunos, então temos várias parcerias internacionais que acrescentam mais oportunidades de aprendizados na carreira dos estudantes.

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