Como trabalhar com Marketing Digital? Conheça mais sobre essa área
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Como trabalhar com Marketing Digital? Tudo que você precisa saber para o próximo passo

Leitura focada

Como trabalhar com Marketing Digital? Essa é uma dúvida que acompanha profissionais de muitas áreas de atuação. 

Isso ocorre porque esse campo tem absorvido engenheiros, gestores, comunicólogos e diversos perfis do mundo do trabalho, seguindo a tendência de mudança de carreira tão comum atualmente.

O boom das comunidades on-line, de consumidores mais maduros digitalmente e a consolidação do e-commerce no Brasil formaram a base que fez crescer o mercado em Marketing Digital, setor que continua em expansão apesar da fragilidade econômica que o país enfrenta nos últimos anos.

Como trabalhar com Marketing Digital? Tudo que você precisa saber para o próximo passo

Existe a estimativa de que mais de 70% dos internautas já compraram algo depois de uma campanha de e-mail, marketing, etc. e isso mostra que vale a pena investir nesse setor.

Por ser um campo que atende a demandas diversas, o contingente de profissionais que buscam como trabalhar com Marketing Digital já é grande, e com a ampliação na oferta de cursos, esse movimento só cresce.

No entanto, a especialização na área tem sido o diferencial para quem deseja se destacar num mar de candidatos. Estes são parte dos investimentos que as empresas têm buscado fazer para aumentar a maturidade digital por meio do Marketing Digital e da tecnologia.

A especialização também abre um caminho para quem quer empreender e pretende se destacar no mundo das agências e consultorias especializadas, oferecendo uma visão mais ampla do mercado, ao mesmo tempo que possibilita um aprofundamento maior em um determinada área do Marketing Digital.

Se você quer saber como trabalhar com Marketing Digital e está considerando suas opções para iniciar uma carreira continue lendo esse artigo! 

Como trabalhar com Marketing Digital: o profissional desse campo


A área de Marketing Digital cada vez mais agrega segmentos com base na tecnologia que vai sendo desenvolvida ao longo do tempo. Dessa forma, as habilidades necessárias para atuar nessa área vão se modificando.

Sim, mudança é a constante no dia a dia das carreiras em Marketing Digital, mas ainda é fundamental ter uma base sólida de marketing, ter um conhecimento e uma forte ligação com o negócio. Dessa forma, para operar ações e campanhas que tragam resultados para os clientes, as pessoas precisam desenvolver características que as capacitem para um mercado dinâmico.

Em linhas gerais, o Marketing Digital pode ser definido como um conjunto de ações de comunicação e marketing aplicadas aos meios ou canais digitais. Assim, os profissionais nessa área vão planejar e executar estratégias de marketing por meio de diferentes frentes com o objetivo de gerar resultados para as marcas. 

O profissional de marketing digital não pode, no entanto, desprezar o marketing offline, ou tradicional, pois a combinação dos dois gera maior engajamento e consequentemente mais negócios para a empresa.

Por essa razão, o conhecimento do digital, da criatividade e do pensamento analítico/estratégico e a adaptação dinâmica ao mundo atual são skills que precisam ser desenvolvidas por quem tem interesse nesse campo.

Confira alguns eixos de atuação e habilidades específicas dentro do Marketing Digital

    • Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing: os profissionais atuando com marketing de conteúdo e a metodologia inbound elaboram conteúdos relevantes e alinhados à etapa do funil dos clientes para engajar, educar e aumentar oportunidades negócio.
    • Big Data e Business Intelligence: aqui os profissionais lidam com organização, coleta e interpretação de dados. O Big Data, que tem esse nome considerando o volume de dados gerados atualmente, serve para fundamentar análises de tendências de mercado; já o B.I. fundamenta as análises do que já foi feito com o objetivo de propor melhorias e correções nas operações atuais.
    • Mídias e redes sociais: talvez a área mais conhecida. Nesse eixo estão as pessoas que operam estrategicamente contas no Facebook, Instagram etc. Algumas funções comuns são os analistas de mídias sociais e os gerentes de mídias digitais.
    • SEO e SEM: o SEO (Search Engine Optimization) e o SEM (Search Engine Marketing) são um conjunto de técnicas e táticas visando o bom posicionamento nos mecanismos de busca – seja de forma orgânica quanto de forma paga.
    • Growth Hacking: quando se tem o objetivo de fazer crescer o negócio de forma exponencial por meio de estratégias e ideias inovadoras, altamente disruptivas, estamos falando de técnicas de Growth Hacking. 

Embora tenhamos posto esses eixos de forma separada para fins de compreensão, é importante ressaltar que essas áreas não são estanques, elas dialogam para produzir os resultados de qualidade. E quando o profissional entende mais sobre cada elemento, melhor ele pode desempenhar as suas funções.

Quanto ganha um profissional de Marketing Digital? Como é o mercado de trabalho?

Para saber como trabalhar com Marketing Digital, é preciso conhecer os cargos possíveis e a remuneração, isto é, os salários que um profissional da área pode receber.

Segundo o site Glassdoor, antigo LoveMondays, a média salarial para um Analista de Marketing Digital é de R$ 2.948/mês, mas é possível encontrar empresas que paguem muito mais de acordo com a qualificação do funcionário.

Além disso, há muitas outras funções além de analista. Vejamos algumas profissões e suas possíveis remunerações segundo a pesquisa da consultoria Robert Half.

Analista de Marketing/Comunicação

Resumo da função: cargo de entrada na carreira digital, esse profissional ajuda a elaborar e a executar estratégias e ações para o sucesso dos clientes.

Informação salarial: R$ 1.600,00 – R$ 6.000,00

Coordenador de Marketing Digital

Resumo da função: cargo responsável por organizar e acompanhar o desenvolvimento das atividades previstas na estratégia. Ocupa-se também de acompanhar o ROI de conteúdo (artigos, redes sociais etc.).

Informação salarial: R$ 5.100,00 – R$ 9.000,00

Analista de Inteligência de Mercado

Resumo da função: o alto volume de dados gerados no ambiente digital (Big Data) tem servido para a criação de análises preditivas e maior precisão nas tomadas de decisões estratégicas. Organizar a coleta e transformar esses dados em informação útil é uma das funções do analista de mercado.

Informação salarial: R$ 5.300,00 – R$ 8.000,00

A pesquisa Robert Half analisou cargos de pequenas, médias e grandes empresas do Brasil. Os valores acima têm como base as PMES, segmento que mais movimenta a economia nacional.

Algumas especializações que você pode buscar:

  • Foco em Performance e Analytics

Remuneração: entre R$ 3.215,00 e R$ 3.865,00

  • Foco em Conteúdo

Remuneração: R$ 2.543,00

  • Foco em SEO & SEM

Remuneração: em média R$ 2.738,00

  • Foco em Mídias Sociais

Remuneração: R$ 2.803,00

  • Foco em Design

Remuneração: R$ 4.278,00

  • Especialização geral em Marketing Digital

Remuneração: em média R$ 7.561

Todas as especializações acima admitem cargos diversos, isto é, o profissional pode começar em tarefas operacionais e, gradualmente, migrar para cargos de gerência, supervisão, coordenação ou direção.

Como trabalhar com Marketing Digital?

Existe carência de profissionais qualificados em Marketing Digital e, como o setor está sempre lidando com inovações, capacitação formal é mais do que necessária. 

A especialização em Marketing Digital: o grande diferencial

Uma pós-graduação pode ser o fator decisivo nas contratações e, mais do que isso, o investimento que permite uma capacitação profissional mais detalhada e, ainda assim, prática.

Instituições em que você pode estudar:

Diversas instituições oferecem formação nesse campo. Dentre elas, O IPOG (Instituto de Pós-graduação e Graduação) oferece uma especialização que se destaca pela grade curricular baseada nas expectativas do mercado de trabalho. 

Esse ponto é crucial, pois, ao fim da formação, o estudante está apto a atuar com a segurança de uma formação teórico-prática robusta e atualizada.

O curso de Pós-graduação em Marketing Digital do IPOG é destinado a graduados que desejam iniciar a carreira no digital, profissionais que já atuam, porém desejam se especializar, pessoas que querem empreender nesse âmbito e alunos de cursos diversos, como Jornalismo, Publicidade, Marketing, Comunicação, Digital, TI, Design e tantas outras profissões que desejarem conhecimento sólido na área.

Os cursos on-line gratuitos: um começo

No Brasil, há muitas plataformas que oferecem cursos de poucas horas em Marketing Digital de forma gratuita, porém eles são mais indicados para quem deseja apenas uma pequena introdução, uma formação mínima que oferece um panorama da área, mas não capacita realmente para a atuação profissional.

Os cursos livres: uma alternativa

Outra opção para quem está buscando trabalhar com Marketing Digital são os cursos livres, formações avulsas também oferecidas por instituições de ensino diversas. Esses cursos são boas introduções para a área, mas não apresentam o mesmo aprofundamento e solidez que a pós-graduação agrega ao perfil profissional.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece alguns cursos de curta duração na área de Comunicação Digital. Especificamente para a área de marketing, há o curso Formação em Marketing Digital.

As vantagens de uma carreira em Marketing Digital

Quem deseja saber como trabalhar com Marketing Digital precisa entender que capacitação é o ponto crucial para obter êxito e crescer na carreira. Além disso, as oportunidades de trabalho têm um horizonte de possibilidades. 

O profissional de Marketing Digital pode trabalhar em agências, startups, no meio corporativo com empresas de grande porte, como freelancer etc. Em todos os casos, construir um nome e um perfil profissional de sucesso depende de uma formação de qualidade e resultados satisfatórios para os clientes.

E então? Marketing Digital é a sua próxima parada?

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Sobre André Gildin

Coordenador do Grupo de Redes e Tecnologia da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC). Formado em Engenharia Eletrônica e Mestre em Administração pela FGV, com cursos de extensão em Administração na Universidade NOVA de Lisboa (Portugal); Empreendedorismo e Startups na Universidade Technion (Israel); e Leadership and New Business Reality na Boston University. Coordenador do MBA Gestão Estratégica do Agronegócio do IPOG.

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