As métricas digitais que você deve conferir toda a sua atenção
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As métricas digitais que você deve conferir toda a sua atenção

métricas digitais o que o profissional precisa estar atento

Vamos falar sobre métricas digitais? O desenvolvimento da era digital conferiu ao marketing um salto de qualidade na assertividade de suas ações. Isso porque a mídia online permite que seja feita a mensuração do alcance das campanhas idealizadas, além de promover o direcionamento a públicos específicos das ações e promoções. Com isso, as estratégias de marketing online são traçadas tendo públicos específicos delimitados, por exemplo, pelas redes sociais, ou pelos leads colhidos durante os trabalhos de inboud marketing.

O que antes era executado pela mídia offline (como por exemplo outdoor, panfletos, anúncios, entre outros), tendo a expectativa de se impactar o público almejado, agora no meio online, tornou-se mais fácil agir e redirecionar as ações quando essas não estão alcançando os resultados desejados. Como isso é possível? Para conseguirmos nos orientar corretamente no ambiente digital, é preciso saber identificar e interpretar o que as métricas nos apresentam.

Mídia offline X Mídia online

Antes de partirmos para a explicação sobre como a interpretação das métricas oferecem dados importantes para o sucesso das suas campanhas de marketing, vamos entender as diferenças da mídia feita no ambiente off e online. A intenção aqui não é apresentar um meio como mais eficiente do que o outro, mas apenas deixar claro quais as vantagens de cada uma das modalidades.

Quando falamos de mídia offline, estamos nos referindo às mídias tradicionais, realizadas fora dos domínios da internet. Podemos citar como exemplo:

– anúncios na mídia impressa, televisiva ou radiofônica;

– mala direta;

– panfletos;

-folderes;

– outdoors; entre outros.

A utilização dessas mídias leva em consideração a escolha dos canais que as campanhas serão veiculadas, tendo como parâmetro a expectativa de atingir o público almejado. Com isso, o anúncio em uma determinada rádio é feito tendo como alvo a média de público ouvinte de tal emissora que pretende se impactar, e assim por diante. Essa lógica é aplicada a cada uma das escolhas feitas na mída offline.

Já a mídia online oferece mais mecanismos que permitem acertar mais fielmente o público que se pretende impactar. As redes sociais são grandes aliadas no bom desempenho das campanhas de marketing digital porque oferecem o perfil exato como idade, localização, principais interesses, entre demais informações sobre a pessoa que a campanha será dirigida.

Além de permitir delimitar com maior precisão o público-alvo, o ambiente virtual também registra o fluxo de interações mantidas com a marca. Com isso, é possível saber quais pessoas abriram o email marketing enviado, quais links foram mais acessados, entre outras informações importantes para nortear a idealização dos próximos passos.

Trabalhando com as métricas digitais

Agora que ficou mais fácil entender como o meio digital conferiu vantagens ao marketing das empresas, precisamos nos apropriar daquilo que a internet nos ofereceu de mais valioso: as informações.

Tais informações são obtidas por meio das métricas. Porém, se olharmos cada um das métricas isoladamente teremos apenas dados numéricos desconexos. Ao entendermos a relação que cada métrica estabelece para a composição do todo, daí sim faremos uma gestão estratégica da informação.

Costumo dizer que a análise de um conjunto de métricas nos fornece indicadores, e são esses indicadores que atuarão como coordenadas durante a condução da campanha, permitindo-nos alterar rotas, rever investimentos e posicionamentos durante a execução da campanha.

Por que é tão importante trabalhar com as métricas digitais?

Se você for um gestor de Marketing vai perceber que toda a idealização de uma campanha cria expectativas que devem ser atendidas no seu prazo de duração. Ao analisar as métricas durante a campanha, vai poder avaliar se está caminhando rumo ao seu objetivo, ou se precisa alterar o redirecionamento da campanha devido à baixa adesão.

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Outro fator de importância a respeito das métricas é que elas embasam tomadas de decisão perante os investidores e diretores de empresa. Para justificarmos inclusive a necessidade de mais recursos para ações de marketing, podemos utilizar as métricas apuradas para comprovar o retorno do investimento (ROI) aos empresários. Na verdade, essa parte é a que mais interessa ao empresário. Entender qual foi a conversão e o alcance da campanha que ele investiu dinheiro para executá-la. Então, vamos conhecer quais as principais métricas da atualidade?

Facebook

Uma das principais redes sociais da atualidade, que já abriga um sexto da população mundial, oferece uma série de indicadores importantes que lhe auxiliam a entender os rumos das suas ações de marketing como:

– alcance;

– quantidade de pessoas que estão falando sobre isso;

– compartilhamentos;

– taxa de rejeição,

– engajamento por meio dos likes

Email marketing

Uma das primeiras informações captadas de um lead é o seu email. Diante desse importante endereço de correspondência eletrônica podemos disparar email marketings e conferir as seguintes informações:

– taxa de entrega

– taxa de abertura

– Cliques

– Spam

– Descadastros

GoogleAnalytics

Dizem que tudo aquilo que não contamos nem para nosso melhor amigo, o Google sabe sobre nós mesmos. A principal ferramenta de busca do universo também oferece a principal ferramenta de Web Análise, as mais usada mundialmente que mensura todos os itens de um site, como:

– Taxa de Visita

– Taxa de Rejeição

– Usuários

– Mídias de Aquisição

– Taxa de Conversão

– E vários outros

Navegg

Vá além das informações analíticas do seu público, conheça também os dados demográficos, interesses, tecnologias, redes sociais, marcas e produtos mais usados por eles.

Hotjar

Entenda o que os usuários querem e com o que interagem em seu site, representando visualmente seus cliques, e comportamento de scroll. É possível ver as áreas mais clicadas do site, representadas pela cor mais quente do clique.

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Sobre Guilherme Pinheiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Pós-Graduado em Marketing e Pós-Graduando em Empreendedorismo e Inovação Digital pelo IPOG. Atualmente é Analista Web no IPOG, responsável por indicadores (KPI's) e análises web. Professor de Excel Avançado, tendo atuado também no SENAC-GO. Microsoft Office Specialist em Excel, especialista em Marketing Educacional, certificado Google, Marketing de Conteúdo (Rock Content) e Inbound Marketing (HubSpot)