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25 de maio de 2017

Marketing digital de resultados

A internet é a segunda casa do consumidor moderno, que vive literalmente conectado a maior parte do seu dia, pelos mais diferentes aparelhos (computador, smartphone, televisão). Ter uma presença relevante na internet se tornou um grande desafio para as empresas que buscam virtualmente cativar possíveis clientes, novas oportunidades de negócio ou mesmo se tornarem referência em suas áreas da atuação.

O Instituto de Pós Graduação e Graduação IPOG teve a oportunidade de ficar frente a frente com uma das referências nacionais em presença digital, o gerente de Marketing da Resultados Digitais, Gabriel Costa, durante sua participação na versão goiana do RD ontheroad. Se você também esteve por lá, vamos recordar juntos os pontos altos repassados? Mas se você não teve a oportunidade de ir ao evento, deixa a gente te contar os melhores momentos!

Por que investir em Marketing Digital?

A mídia online tem se mostrado uma ferramenta altamente eficiente pelo seu custo benefício. É possível se fazer campanhas lindíssimas, com poucos recursos, e potencializá-las tendo como auxílio as redes sociais. O Brasil tem ampliado consideravelmente sua participação em ferramentas de automação de marketing.

Além disso, o ambiente digital lhe permite mapear a sua relevância ao apresentar dados algoritmos que demonstram o impacto da sua ação. Quando a campanha é bem direcionada e estruturada, ainda auxilia na captação de leads (que são potenciais clientes que repassam dados como e-mail, e permitem abrir um canal de comunicação).

Como estruturar a presença digital?

Você precisa responder de imediato: onde quero chegar? Ao responder essa pergunta é possível começar a desenhar de que forma você vai se inserir no meio digital: se na forma de um blog post, de uma landingpage, de produção de pequenos vídeos, de anúncios pagos, email marketings. A sua meta vai lhe ajudar a desenhar a estratégia para alcançá-la.

Quais métricas preciso evoluir?

Essa pergunta também deverá ser respondida partindo do princípio de onde se pretende chegar com a presença digital. Por exemplo, se o seu objetivo é se tornar uma referência na sua área de atuação, você precisa melhorar as métricas de visitação à sua página ou blog post. Quando a preocupação está voltada em captar leads para futuras prospecções, então você precisa melhorar a visitação à sua landingpage, e consequentemente a assinatura por materiais que esteja ofertando na web. Se o seu objetivo é gerar negócios, então sua presença comercial com anúncios terá que levar em conta a relevância das páginas onde marca presença. Tenha bem definido o seu objetivo para não investir em estratégias erradas.

Mapear a presença nas redes

As métricas que se extraem pela internet ajudam consideravelmente a entender quem está do outro lado acessando seus materiais. Quando você sabe entender os dados fornecidos, analisando-os, por exemplo, para descobrir em que ponto o visitante se torna um lead, você consegue investir mais energia neste ponto de conversão.

Descobrir, por exemplo, que a assinatura de e-books rende mais leads do que o acesso habitual aos posts do blog, então está na hora de gastar mais energia com os e-books, concorda? São análises simples, que devem ser proporcionadas por planilhas mais simples ainda. Um relatório sucinto, porém bem analisado rende mais do que milhares de planilhas confusas e impossíveis de serem interpretadas.

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Sobre Alyssa Hopp

Mestre em Comunicação, especialista em Marketing e Relações públicas Internacionais.

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