IPOG no RD on the Road: saiba o que os palestrantes destacaram no evento sobre Marketing Digital
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12 de abril de 2018

IPOG no RD on the Road: saiba o que os palestrantes destacaram no evento sobre Marketing Digital

Marketing Digital

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, motivar e somar às carreiras e negócios de pessoas, é que o RD on the Road pousou em Goiânia mais uma vez para dar continuidade a sua turnê 2018! O evento, realizado no Hotel Mercure, é destinado a profissionais que atuam, principalmente, como gerentes, gestores, diretores, CEOs, dentre outros.

Pelo terceiro ano consecutivo, Goiânia recebe o RD não por acaso: a cidade é a 8ª capital brasileira mais favorável ao empreendedorismo, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE).

É um ambiente propício às ações de Marketing Digital e Vendas, além de ser estratégico para o evento, o que possibilita um ambiente de relacionamentos e trocas entre aqueles que já estão no mercado e os que acabam de chegar nesse campo tão veloz e passível à tantas atualizações como é o marketing.

Um pouco do que rolou no RD

A agenda de palestras contou com a participação de profissionais renomados do Marketing Digital, que estão à frente de importantes cargos e empresas. Um deles, sócio diretor executivo da Crescimentum, Paulo Alvarenga, palestrou sobre como maximizar os resultados não só nas empresas, mas também na vida.

Ele explica que a apresentação dessa temática tem como três aprendizados principais a autoresponsabilidade, a definição de um propósito e, por fim, o poder de decisão e ação (executar, fazer, agir).

Autoresponsabilidade

O primeiro, segundo ele, está ligado à não terceirização daquilo que pertence a você, isto é, ter a consciência de se responsabilizar pelas tarefas e ações. “Tudo o que você faz retorna para você de alguma forma, seja bom ou ruim. Traga tudo para você, seja autoresponsável, deixe de desculpas e faça acontecer. Depende só de você”, afirma Paulo.

Defina seu propósito

Este aprendizado, sem dúvidas, é um dos mais importantes. Paulo explica que quando deixamos de terceirizar aquilo que diz respeito à nós no ambiente em que vivemos e trabalhamos, passamos a focar naquilo que a gente anseia. E é aí que entra um fato importante: o que a gente realmente quer e o que nos motiva? “O segundo aprendizado é definir um propósito de vida e trabalhar em prol dele”.

Ação

Por fim, o terceiro aprendizado diz respeito à ação, ao poder de decisão e execução. “Enquanto alguns ficam apenas no campo dos pensamentos, no que deve ser feito ou não, outros não perdem tempo e partem para a ação. É uma questão de atitude, de iniciativa. Quando você deixa de terceirizar o que acontece com você ao seu redor, e começa a viver seu propósito, é só decidir e agir”.

Profissionalismo: um dos maiores desafios no Marketing Digital

Dentre tantos desafios existentes na área de marketing, o maior deles para Paulo é escolher bons profissionais, colaboradores, especialistas e equipe. Não existe uma receita de bolo, mas uma característica que conta bastante, segundo ele, é o profissional ter a consciência daquilo de que deseja trabalhar e se manter firme em seu objetivo.

“Tem muita novidade por aí, se você tentar abraçar todas não irá conseguir fazer nada, é preciso entender qual é a sua necessidade e se especializar para ela.”

A gestão de pessoas, o recrutamento de profissionais e a retenção de talentos também se apresentam como desafios para Fábio Duarte, diretor da Business Training School. “Hoje nós contamos com nove empresas no grupo, e elas tracionam mais do que as outras porque trabalhamos com técnicas e ferramentas em gestão de pessoas”. Ele explica que o foco nessa gestão e ter uma equipe bem especializada é essencial para qualquer empresa.

Também segundo o diretor de marketing do Resultados Digitais, André Siqueira, a capacitação de pessoas e a contratação de profissionais qualificados se colocam como os desafios mais relevantes da atualidade. Outro fator que traz peso a isso é o fato de cada vez mais surgirem empresas no ramo, como explica Siqueira:

“Quando caso as duas coisas, uma alta competição de mercado e profissionais ruins, problemas de execução surgem: não ouvir clientes, não conhecer técnicas e não aplicá-las. Então é preciso ter conhecimento de marketing, de comunicação, oferecer um bom produto e fazer com que tudo isso funcione de forma orquestrada”, alerta André.

Marketing é teste!

A Gerente de Sucesso do Cliente, do Resultado Digitais, Mahara Scholz, garantiu sua participação no evento com a palestra “Introdução ao Inbound”. Para ela, o maior desafio que se coloca atualmente é a ansiedade das pessoas quererem resultados e números de forma muito rápida. “Não é possível verificar esses números da noite para o dia, o Marketing Digital é teste, teste e teste. Se vamos muito na ansiedade e não encaramos isso como teste, fica difícil trabalhar com marketing”.

Vitor Peçanha, fundador da Rock Content, também bate nessa tecla. Ele explica que o maior erro dos profissionais é procurar por respostas prontas demais e não fazer experimentos suficientes. “Muita gente me pergunta, por exemplo, qual o tamanho certo de um blogpost? Quantas vezes preciso publicar num blog por semana? Não existem respostas prontas para essas perguntas, é algo que vai depender de muitos fatores”.

“Uma das premissas do marketing é você fazer experimentos, levante hipóteses e teste-as, veja o que deu certo para os outros e tente outras coisas.” (Vitor Peçanha)

Marketing de Conteúdo

Com o tema “Dominando o Google: os segredos de SEO do maior blog de marketing de conteúdo do país”, Peçanha palestrou ao público para focar nos “superpoderes” do profissional de SEO. O objetivo foi apresentar algumas técnicas para gerar ótimos ranqueamentos no Google.

De forma resumida, Peçanha apontou os três principais aprendizados dessa palestra:

Palavras-chave

Antes de criar qualquer conteúdo é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave, saber o que as pessoas estão pesquisando e consumindo na internet, qual é o objetivo delas. Caso contrário, você produzirá para ninguém. Ferramentas como o Google Trends ajuda a identificar quais termos estão em alta na rede.

Títulos

Tendo estipulado essas palavras, o próximo passo é elaborar títulos atrativos. As pessoas decidem entrar ou não em algum conteúdo pelo título que ele traz, trata-se, então, de um passo muito importante.

Conteúdo

O terceiro passo, e não menos importante, é se atentar para a qualidade do conteúdo. É preciso produzir um material que seja cativante, que apresente uma boa proposta. “A introdução precisa ser muito bem elaborada, porque se as pessoas entram no seu conteúdo e saem logo depois, isso é sinal negativo de ranqueamento”, explica Peçanha.

Inovações no Marketing Digital

Uma área em constante transformação e avanços, o Marketing, ano após ano, sempre traz novidades e conceitos para o mercado. Alguns dos palestrantes como Fábio Duarte e André Siqueira apontaram elementos que, para eles, se colocam como inovadores na área.

Para Duarte, a métrica é um avanço inovador que permite medir o passo a passo da campanha e saber o que está acontecendo em cada etapa. “Antes, você demorava dois, três meses para avaliar se a campanha foi boa ou ruim. No marketing digital é possível consultar já no primeiro dia o que teve de fracionamento, quantas pessoas foram alcançadas”. É um elemento que, como aponta o diretor, ajuda o profissional a ser mais ágil.

Disponibilidade de dados e acessibilidade. Segundo André, mais do que nunca, esse é um elemento inovador no marketing. Hoje, qualquer pessoa consegue gerar comunicação e audiência, visto o número significativo de influenciadores que surgiram nos últimos anos.

Nesse sentido, muitos dados e informações estão sendo geradas, e o principal desafio nesse contexto é tirar os dados reais disso tudo, saber o que realmente funcionou e não funcionou, saber quais interações fazem sentido.

Anota aí! André Siqueira trouxe dicas importantíssimas:

Durante sua palestra, o também co-fundador do RD apresentou 15 dicas que podem ajudar a gerar bons resultados no marketing. Em resumo, ele aponta para as seguintes:

  • A importância de ouvir o cliente
  • Entender qual problema ele vive
  • Se posicionar no mercado de forma diferente e inovadora
  • Profissionalizar técnicas
  • Ficar por dentro de tudo que acontece na área
  • Participar de eventos
  • Acompanhar bons blogs sobre marketing
  • Conversar com empresas que dão resultados

Legião Digital: a ação do IPOG no RD on the Road

Mais uma vez o IPOG participou do evento e levou aos participantes uma experiência diferente e divertida: a Legião Digital, uma reunião dos heróis mais poderosos de uma campanha de sucesso!

São cinco personagens que representam as principais etapas do funil de vendas no Marketing Digital: Lead Girl, Super Viral, Mulher Conteúdo, Metaman e a Madame Métrica. Um time de peso para apresentar ao público os poderes do MD.

Com um stand no evento, os participantes puderam ter acesso a um álbum de figurinhas exclusivo dos nossos heróis, o que provocou aquele movimento divertido de trocas entre as pessoas.

Conhecimento, networking, diversão e muito Marketing Digital: esse foi o RD on the Road em Goiânia!

Uma lista recheada de materiais para você!

Além de suas visões de mercado e conteúdos apresentados no RD, os palestrantes compartilharam algumas dicas de materiais sobre Marketing Digital que discutem diversos conceitos integrantes deste campo. Reunimos todos eles na lista abaixo para você não perder nenhum link e ficar por dentro dessas leituras! Confira:

Paulo Alvarenga:

“O Poder do Entusiasmo: 9 dicas para maximizar seu entusiasmo e conquistar resultados extraordinários”, é o ebook sugerido pelo Paulo. Você pode baixa-lo neste link.

Mahara Scholz:

Sua sugestão é a página de materiais do RD, onde contém uma série de ebooks, webinar e outras ferramentas. Acesse e escolha suas leituras!

Vitor Peçanha:

O livro “Obrigado pelo Marketing” é a indicação de Vitor. De sua autoria, o conteúdo pode ser adquirido em várias lojas online, como este e este aqui.

Fábio Duarte:

A indicação de Fábio é um conteúdo da Business Training School, que apresenta 11 TED Talks para inspirar empreendedores. Confira!

André Siqueira:

Por fim, André também indica a parte de materiais do RD, especialmente a que fala sobre Inbound Marketing.

E aí, deu pra sentir um pouquinho do que foi o RD e ao que ele se propõe? Compartilha conosco nos comentários abaixo. Se você já participou do evento, conte um pouco de suas experiências e incentive outras pessoas a participarem e discutirem MD!


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