Professor do IPOG relata pontos altos do RD Summit– maior evento de marketing digital da América Latina
3 minutos de leitura
04 de dezembro de 2017

Professor do IPOG relata pontos altos do RD Summit– maior evento de marketing digital da América Latina

O Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) marcou presença na edição 2017 do RD Summit, realizado de 18 a 20 de outubro, na capital Florianópolis (SC). Considerado o maior evento de Marketing Digital da América Latina, o evento reúne em três dias grandes nomes da área, que ocupam lugar de destaque em importantes empresas nacionais e internacionais, para compartilharem as inovações do segmento com mais de 8 mil participantes.

Para se ter uma ideia da dimensão do RD Summit, confira alguns números:

  • 22 mil metros quadrados de área expositiva
  • 68% do público participante é tomador de decisões
  • Mais de 150 palestras oferecidas
  • 80 empresas expositoras

Pelo segundo ano, tive a oportunidade de mergulhar de cabeça neste universo que tanto me fascina: o do Marketing Digital; e absorver com os melhores, novas formas de se pensar esse importante segmento.

Confira a seguir os principais pontos apresentados durante o RD Summit 2017. Vocês são meus convidados!

Novidades voltadas ao Marketing Digital:

Em termos de ferramentas aplicadas para a automatização das ações de marketing digital, não vimos grandes novidades. O que mais me impressionou foi a forma mostrada pelos especialistas de como dinamizar a utilização de ferramentas já conhecidas. Tais ferramentas são importantes pois ajudam a mensurar a presença nas redes sociais, por exemplo, e contribuem para a tomada de decisões do marketing.

Dica importante:

Podemos dar como exemplo o Google Studio. Sabe aquela dashboard com informações cruciais para a tomada de decisões, e que de quebra ainda chama a atenção da chefia? Esse é o Google Studio.

E que tal utilizar melhor sua lista de contatos ou visitantes do site fazendo um remarketing com seu vídeos do Facebook, segmentando quem viu mais de 20% dos seus vídeos! Fazendo isso, a chance de você atingir públicos mais afins do seu conteúdo aumenta muito!

Explorando as possibilidades

Outro ponto importante durante o RD Summit tratou sobre a formação de uma equipe de marketing digital de sucesso. Quando se fala em marketing digital, estamos contemplando diferentes habilidades em uma mesma equipe como publicitários, profissionais de tecnologia de informação, área comercial. Ou seja, uma gama de pessoas que pensam de formas muito diferentes.

Grandes nomes do cenário nacional e internacional apresentaram sua visão sobre a composição dessa equipe, sempre aconselhando para a sinergia entre processos e pessoas. Não adianta o marketing ter uma ideia que o TI não consegue desenvolver. Ou mesmo a equipe de vendas captar importantes contatos que não sejam explorados pela equipe de marketing para ações futuras de relacionamento. Uma ação de sucesso depende do máximo de integração entre os diferentes profissionais dessa equipe.

Ciência do consumo

Estudo do momento, o neuromarketing foi bastante abordado nas palestras. A ciência estuda o comportamento do consumidor, e traça estratégias com o intuito de melhor impactá-lo. O marketing do futuro busca meios de entrar no subconsciente das pessoas e auxiliá-los a tomar decisões.

Os profissionais do mercado também orientaram sobre a importância de se exercitar o cérebro. Quem trabalha diretamente com criação, que explora ao máximo a criatividade, precisa estar com o cérebro em seu melhor condicionamento, bem treinado, para ter ideias inovadoras.

Como exemplo, foi dada a sugestão de se montar uma “fazendinha de neurônios”. Mas, o que seria isso? É criar o hábito de inserir em seu cotidiano a realização de novas atividades, como aprender uma língua estrangeira, ou a tocar um instrumento musical. Todas atividades que contribuem para a criação de novas sinapses cerebrais e, com isso, o exercício pleno dos neurônios. Se você é um profissional de marketing, se você trabalha com o desenvolvimento de novas ideias, então deve ser um latifundiário nesse assunto (rs!)

Quer entender melhor sobre Costumer Experience? Clique aqui


Artigos relacionados

Geomarketing: Inteligência negocial geo-referenciada Um método eficiente de se projetar a evolução das empresas - o geomarketing - está diretamente ligado ao desenvolvimento de áreas distintas como Ciências Econômicas, Geografia e Sistema de Informações, trabalhando todos a favor dos princípios do marketing em u...
Formulário de Leads – o Linkedin buscando novos olhares Não é nenhuma novidade para nós que o formulário de leads do Facebook pode gerar um resultado muito positivo nas campanhas patrocinadas. A maior rede social do mundo é também uma das melhores ferramentas atuais de publicidade. Só no Brasil, mais de 99 milhões ...
Por que Juliana esperou 9 anos para cursar um MBA em Marketing Digital? Vale a pena fazer um MBA em Marketing Digital mesmo já atuando na área? O questionamento, válido e pertinente, foi feito pela Juliana Silva em seu LinkedIn, após iniciar o primeiro módulo do MBA em Marketing e Inteligência Digital do IPOG, no fim de junho, ...

Sobre Guilherme Pinheiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Pós-Graduado em Marketing e Pós-Graduando em Empreendedorismo e Inovação Digital pelo IPOG. Atualmente é Analista Web no IPOG, responsável por indicadores (KPI's) e análises web. Professor de Excel Avançado, tendo atuado também no SENAC-GO. Microsoft Office Specialist em Excel, especialista em Marketing Educacional, certificado Google, Marketing de Conteúdo (Rock Content) e Inbound Marketing (HubSpot)

Comentários