Diretor da QPrime relata sua trajetória de sucesso após o IPOG
5 minutos de leitura
15 de outubro de 2018

Diretor da QPrime relata sua trajetória de sucesso após o IPOG

O que você precisa para dar continuidade aos seus estudos? A história que iremos compartilhar hoje pertence ao Raimundo Ribeiro Mendes, 47 anos, proprietário e diretor da QPrime, empresa especializada em impressão e manutenção de impressoras. O nosso objetivo é que a trajetória dele traga inspiração para a sua carreira!

Para que Raimundo voltasse a estudar e se qualificar, ele precisou de um empurrãozinho de uma amiga que, inclusive, ministra aula no IPOG: Poliana Landim. Ela foi a responsável por convencê-lo a voltar aos estudos, após longos 18 anos fora da sala de aula.

É fato que voltar aos estudos após tanto tempo afastado é um desafio e tanto. Contudo, nunca é tarde para dar continuidade à qualificação. Essa reflexão guiou os passos de Raimundo até o curso de Administração do IPOG, onde colou grau em 2017. Desde então, a especialização tem sido uma constante em sua vida, e tem levado à sua empresa aperfeiçoamento profissional e crescimento no mercado.

Com a experiência na graduação, Raimundo percebeu que o Instituto poderia oferecer muito mais à sua carreira com os cursos de pós-graduação. Hoje, ele é aluno em dois MBA’s: Executivo em Gestão Comercial & inteligência de Mercado, e Executivo em Liderança & Gestão Empresarial.

É algo que voltei a ter gosto: o estudo. Gosto muito dos relacionamentos que se firmam, de estar envolvido com outras pessoas. Acho legal essa devolutiva que o IPOG traz aos seus alunos, de trabalhar com professores experientes, com bastante vivência prática de mercado. São profissionais que se atualizam o tempo todo e nos capacitam de forma efetiva”.

Um caminho inverso, mas necessário

A QPrime está no mercado há 17 anos, e todo o seu sucesso deve-se à dedicação e insistência de Raimundo. “Cheguei até aqui na ‘raça’ mesmo, não tinha experiência com negócio, não tinha visão, não sabia como administrar uma empresa de forma estratégica”, diz.

Ele brinca ao dizer que trilhou o caminho inverso: “Primeiro eu fiz a experiência de mercado, depois fui para a parte teórica”. Importante dizer que esta foi e é uma realidade de muitas empresas, no entanto, a qualificação profissional se coloca como um requisito para a abertura de um negócio.

Contudo, independentemente da posição do seu negócio, é preciso trilhar esse caminho de especialização, mesmo que seja um caminho inverso. Afinal, como já foi dito várias vezes por aqui, conhecimento nunca é demais!

Tenho um filho de 12 anos e uma filha de 17. Tento ser o espelho para eles, tento motivá-los nos estudos e mostrar para eles o quanto a educação é importante. Nós não podemos parar os estudos, quando isso ocorre a gente também fica fora do mercado”.

Transformações na rotina de trabalho

A graduação e a pós-graduação proporcionaram grandes transformações na QPrime, em relação à sua marca e organização interna. “Quando terminei a graduação percebi que eu não podia parar. Hoje, o MBA em liderança me ajuda muito na parte empresarial, e o de gestão comercial me faz atuar de forma eficaz no coração da empresa”.

Dentre as principais mudanças, Raimundo destaca a reestruturação de processos da empresa, os quais estão relacionados à parte financeira, à gestão de pessoas, à logística e, inclusive, à área de marketing. Nesse processo, como ele explica, há uma troca muito rica entre ele e os professores, que hoje também contribuem com a QPrime prestando consultorias.

A partir da aplicação de ferramentas aprendidas em sala de aula, Raimundo também pôde qualificar a sua equipe, organizando demandas e funções de forma estratégica, o que contribuiu na redução de funcionários e no aumento da proatividade.

Meus funcionários agora entendem melhor os processos e realmente se sentem úteis na empresa”, afirma.

O Marketing na prática do dia a dia 

Dentre os módulos cursados por Raimundo, o de Marketing foi um dos mais importantes para ele. Na sala de aula, os conteúdos ministrados mostraram ao empresário a importância das estratégias de mercado e de sua análise, conceitos que também foram empregados na rotina da QPrime.

A partir do networking em sala de aula, pude conhecer profissionais da área do marketing que trabalharam na produção e divulgação de vídeos da empresa, o que ajudou muito na promoção da QPrime no mercado”.

Atualmente, a empresa tem trabalhado com a estruturação de um novo site. O objetivo, segundo Raimundo, é comunicar a página oficial com o Google Adwords. “Estamos investindo nessa parte e também atuando na modernização da imagem da empresa. Tudo isso tem sido possível graças às ferramentas e conhecimentos aprendidos em sala de aula”, diz.

Questionado sobre a importância de se aprender técnicas do marketing, Raimundo considera um conhecimento significativo para quem pretende abrir um negócio. “É preciso se planejar, analisar o cenário e trabalhar uma marca que chame a atenção do cliente”.

Raimundo também chama a atenção para a volatilidade do marketing, isto é, as mudanças constantes que ocorrem na área devido à rápida atualização e desenvolvimento de novas ferramentas e tecnologias. Fato que exige do profissional que deseja se manter no mercado um acompanhamento das novidades.

A reestruturação dos processos deve ser uma constante na empresa, e isso também depende dos conceitos e ferramentas do marketing. O empresário precisa saber que é necessário acolher clientes de todos os níveis e oferecer as soluções necessárias para cada problema apresentado.”

QPrime: trajetória e atuação no mercado

A QPrime iniciou os seus trabalhos no ano de 2001 com a venda de cartuchos, uma época em que o mercado de recarga ganhava espaço. Ao poucos, a empresa foi conquistando clientes e, rapidamente, Raimundo e seus sócios conseguiram um ponto no bairro de Campinas, em Goiânia.

Sempre acompanhando as novidades, a QPrime também começou a trabalhar com recargas de toner e o crescimento não parou. Hoje, a empresa oferta serviços de manutenção de impressoras, de computadores, monitores, além de controle de impressão.

Fidelização de clientes

Com o intuito de fidelizar clientes, Raimundo passou a terceirizar impressoras. Isto é, ele fornece as máquinas para as empresas e todas as recargas e manutenção ficam por conta da QPrime. Hoje o estoque contém 1.800 impressoras e mais de 4 mil foram entregues aos clientes. Os trabalhos de atendimento são feitos nas seguintes empresas:

  • Arroz Cristal;
  • Unimed Goiânia;
  • Abelha Rainha;
  • Belcar Veículos;
  • Atacadista Rio Vermelho;
  • Tropical Pneus;
  • Pneulândia;
  • Óticas Brasil;
  • Lojas Novo Mundo de todo o país;
  • Ciro Diagnóstico Odontológico por Imagem;
  • 6 usinas de álcool;
  • Colégios;
  • Clínicas e hospitais, dentre outras.

Qual será o futuro da QPrime?

Junto ao seu sócio, Raimundo planeja trabalhar firme na QPrime nos próximos 15, 20 anos. Ele entende que a tecnologia tem transformado a sociedade, por isso, pode ser que a QPrime tenha que se adequar às novas demandas do mercado após esse período. “Acredito que ainda temos pela frente quase duas décadas para explorar esse mercado”, diz.

Ele também explica que é um nicho que pode perder força e, por isso, é importante acompanhar esses movimentos que ocorrem na sociedade, além de identificar o que pode ser feito para a empresa continuar atuante.

Para o presente, seu objetivo é continuar trabalhando na direção da QPrime e dar continuidade aos cursos de pós-graduação. “O IPOG me transformou em uma pessoa melhor. Sou muito grato à essa instituição”, finaliza.

Quer se inspirar com outras histórias? Então conheça a Anne, profissional que se encontrou no Direito e provou que, assim como acredita Raimundo, nunca é tarde para voltar aos estudos.


Artigos relacionados

As métricas digitais que você deve conferir toda a sua atenção Vamos falar sobre métricas digitais? O desenvolvimento da era digital conferiu ao marketing um salto de qualidade na assertividade de suas ações. Isso porque a mídia online permite que seja feita a mensuração do alcance das campanhas idealizadas, além de promo...
O que é ser criativo? Como diz a expressão em inglês: "think outside the box", ou seja, pense fora da caixa. É ser inovador, ser diferente, ter ideias revolucionárias e então mudar o mundo. Ser criativo é se apegar ao novo, a coisas que não se pensaram anteriormente, ou que não ...
Big Data: qual é a sua importância para as empresas? Você sabe o que é Big Data e por que a sua empresa precisa se atentar a ele? Antes de entrar de vez no assunto, consideremos algumas informações importantes. Consideração 1: Atualmente vivemos uma revolução na área de geração e armazenamento de dados, a qua...

Sobre Raimundo Mendes

Graduado em Administração pelo IPOG. Pós-graduando nos MBA's Executivo em Gestão Comercial & inteligência de Mercado, e Executivo em Liderança & Gestão Empresarial, também pelo IPOG. Atualmente é diretor e sócio-proprietário da QPrime, empresa especializada em impressão e manutenção de impressoras. 

Comentários