8 Ps (pês) do Marketing Digital: conheça e saiba porque usá-los
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12 de julho de 2018

8 Ps (pês) do Marketing Digital: conheça e saiba porque usá-los

8 Ps (pês) do Marketing Digital

Falar em marketing sem pensar no digital é quase inadmissível na era em que vivemos. Provavelmente, se você tem interesse em divulgar bem o seu produto, serviço ou se trabalha diretamente com a comunicação já ouviu falar dos 8 Ps (pês) do marketing digital.

Mas afinal, o que são os 8 Ps? Inicialmente o primeiro teórico que citou os Ps – que até então eram apenas 4Ps – foi o americano Neil Borden, em 1949. Assim sendo, os Ps do marketing digital são estratégias de marketing que são usadas para aproximar o seu negócio ou serviço para com o público-alvo.

O professor do MBA Marketing e Inteligência Digital, Carlos Costa, conta que após Borden os Ps do marketing digital foram evoluindo. “Jerome McCarthy foi quem difundiu a teoria dos 4 Ps. Em seguida, quem difundiu essa ideia foi Philip Kotler, o pai da marketing”.

E quais são os 8 Ps (pês) do marketing digital?

Os Ps (pês) do marketing surgiram de forma a entender qualquer estratégia de marketing. É um mix (mistura), – do que era inicialmente preço, praça, produto e promoção. Confira cada um deles:

  • Preço: É uma variável que deve ser atrativa. O preço tem a ver com valor daquele produto e deve ser o único elemento, entre os 8 Ps, que gera de fato uma receita.
  • Praça: A praça tem a ver com o segmento de público. A final, onde você vai ofertar o produto?
  • Produto: Por outro lado, a venda deste produto está ligada com a questão da tangibilidade dos valores. “Por exemplo: estou sentado em uma cadeira que é confortável e ergonômica; esses são aspectos tangíveis e intangíveis.”
  • Promoção: A promoção é a forma que você vai ofertar esse produto. Quais são as estratégias de divulgação e os canais de divulgação.

E os demais Ps que surgiram com a evolução do Marketing são:

  • Processo: Relacionado em como é produzido o produto ou serviço, e ao fluxo de trabalho.
  • Palpabilidade: Essa tem uma relação com a percepção que o seu potencial cliente tem em relação a sua marca. Como os clientes enxergam a sua empresa com a realidade social? A identidade, outras empresas; são aspectos considerados nesse item.
  • Pessoas: Não dá para falar de negócios ou serviços sem falar de pessoas. Esse ‘P’ se refere a mão de obra, os funcionários, colaboradores do seu negócio;
  • Produtividade: E por último a produtividade do seu time com a qualidade do seu produto. Quais são os diferenciais, o rendimento? Esse questionamento é fundamental no último ‘P’ para aproximar o seu negócio ou serviço para com o público-alvo.

Qual o momento certo para pensar nos 8 Ps do Marketing?

Esse momento está ligado desde a concepção do produto. No plano de marketing e até mesmo no plano de negócio os 8Ps (pês) do marketing digital já devem ser considerados de maneira isolada.

É bom lembrar:

Cada P do Marketing é trabalhado em fase diferente da jornada. Mas no planejamento já existe a necessidade de começar a utilizar os Ps”, afirma o professor do MBA Marketing e Inteligência Digital, Carlos Costa.

Falar dos 8Ps é falar de todo o negócio, e consequentemente realizar um planejamento. Então você deve se perguntar:

  • Qual o preço que vou definir em cima desse produto?
  • De que forma vou distribuir esse produto no mercado em relação a divulgação?
  • Quais os aspectos da criação desse produto?
  • Ele é tangível ou intangível?

Inicie pensando na concepção, até no desenvolvimento do plano de negócio e marketing, além do produto. E lembre-se não pare no momento em que a operação já estiver rodando, porque alguns desses Ps são flexíveis.

A parte de promoção, por exemplo, se altera conforme o seu potencial cliente recebe a divulgação do seu produto. Ou seja, a promoção é pensada desde a concepção do produto no momento de idealização do projeto.

A melhor forma de implantar e planejar os 8 Ps (pês) do marketing digital

Anterior ao plano de marketing, a melhor forma de implantá-los é ao fazer um brainstorming em relação ao composto de mix – é preciso escrever no papel, conversar com o colega para receber e dar opiniões para depois executar o plano de marketing.

O principal benefício em relação ao composto de mix de marketing e os 8Ps será justamente o fato de se conseguir uma estratégia consolidada do ponto de vista da comunicação. Temos algo tangível: onde vou divulgar, o que é meu produto; onde ele está sendo ofertado; e qual minha estrutura em relação a produtividade.

Ou seja, os benefícios darão uma organizada nos pensamentos e ajudarão você com o tom de comunicação. Mas não se engane, os principais erros ao não se trabalhar com os 8 Ps (pês) do marketing digital são a falta de planejamento e brainstorming.

É preciso sentar na cadeira e de fato pensar em cada P de maneira a separar um tempo para isso. E seguir como se fosse um processo.

Então, gostou do texto e compreendeu o que são os 8 Ps (pês) do marketing digital? Deixe sua opinião nos comentários!


Sobre Carlos Costa

Carlos Costa: Formado em Sistemas de Informação, Especialista em Marketing e Inteligência Competitiva, Co-Fundador da Hoop Digital e Professor do curso de MBA Marketing e Inteligência do IPOG.

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