Criatividade e Empreendedorismo: melhores amigos!
4 minutos de leitura

Criatividade e Empreendedorismo: melhores amigos!

Criatividade e Empreendedorismo

Você se considera criativo? Se sim, e no trabalho?

Talvez essa pergunta fique um pouquinho difícil de ser respondida caso você não compreenda bem o que é a criatividade. Para início de conversa, todo mundo é criativo, alguns mais outros menos, no entanto, todos podem desenvolvê-la bem e é sobre criatividade e empreendedorismo que iremos tratar neste artigo!

Sabe aquela expressão, “pense fora da caixa”? Pois é, ser criativo é ter a capacidade de perceber além do lógico, daquilo que está dentro da sua caixinha. É ir além do óbvio, daquele tal de padrão.

Quem traz essa definição é o professor do MBA Inovação, Empreendedorismo e Estratégia Competitiva do IPOG, Bruno Perin. “Quando se pensa fora da caixa, você sai daquilo que está estabelecido, do que é naturalmente buscado”.

Criatividade: uma ferramenta poderosa

Na medida que você utiliza a sua capacidade de imaginação para solucionar problemas, você age de forma criativa. A criatividade é uma ferramenta importantíssima, em todas as profissões, em todos os cargos, em todos os departamentos, no nosso dia a dia.

Uma pessoa que pula para fora da caixa alimenta as chances de surpreender, de obter novas perspectivas e olhar as coisas com outros olhos. E fazer o uso dessa ferramenta é provocar resultados diferentes e até melhores, seja em resoluções de problemas na vida profissional ou pessoal.

À primeira vista, ser criativo nos dias de hoje parece ser algo quase impossível, afinal são tantas descobertas, tantas criações, tantas ferramentas úteis e inovações. Como trabalhar a criatividade e empreendedorismo então?

Acredite: Ainda existem muitas possibilidades de se pensar o novo, o ainda não descoberto, de desenvolver ideias revolucionárias e, assim, modificar o mundo ao seu redor.

E de onde vem a criatividade?

Ela surge a partir do conhecimento do indivíduo, da sua bagagem e suas atitudes, que medirão o quão criativo ele é, e o quanto ele pode ser ao desenvolver suas capacidades cognitivas.

Para Bruno, ela vem do hábito de sempre buscar a “não lógica”, de criar continuamente novos caminhos e perspectivas diante de situações e problemas. E é por meio dessa prática contínua que a criatividade passa a ser estimulada e desenvolvida.

No entanto, não basta simplesmente ser criativo, pensar diferente e não realizar isso, não externar e materializar.

Não necessariamente a criatividade vai te ajudar como deveria, mas é preciso usá-la ao seu favor, colocando em prática as alternativas diferentes, dentro das circunstâncias de alguma situação que precisa ser solucionada”, explica Bruno.

Criatividade e Empreendedorismo: melhores amigos!

De forma geral, a criatividade, principalmente no mercado atual, é um diferencial para os profissionais que buscam por boas oportunidades de trabalho. De forma específica, no empreendedorismo ela é indispensável!

Segundo o professor, essa relação é movida pelo fato de o empreendedorismo proporcionar a criação de um produto ou serviço para solucionar algum problema ou facilitar a vida de seus consumidores.

E é graças às ideias criativas que é possível aproveitar oportunidades, enxergar soluções nos problemas e fazer delas um negócio. “Quanto mais o empreendedor desenvolver a sua criatividade, mas potencial ele terá para lidar com as adversidades que surjam no caminho”, afirma.

Para quem já é empreendedor ou deseja ser, algumas ações são fundamentais para ter a criatividade como a sua maior aliada! Anotações, planejamentos, organizações, conexão, networking e busca por conhecimentos são algumas delas. Dê atenção a cada uma!

Em tempos de empreendedorismo revolucionário, a criatividade é essencial para o crescimento pessoal quanto empresarial. É um movimento que infere em assumir riscos, a possibilidade de fracassar e também de valorizar as conquistas e inovações.

Grandes empreendedores que abusaram da criatividade

Considere o uso da palavra “abuso” em um bom sentido. Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Larry Page, Sergey Brin e Bill Gates são exemplos de criadores revolucionários na era tecnológica.

Cada um possui sua respectiva importância na cronologia histórica da era digital e empresarial. São exemplos de empreendedores que apenas observaram o que as pessoas precisavam e foram bem criativos para investir seus conhecimentos na inovação.

Se você deseja conhecer mais sobre a história deles, abaixo listamos alguns materiais que podem te inspirar:

  • Steve Jobs – A Biografia
  • O Jeito Zuckerberg de Fazer Negócios
  • O Mundo segundo Bill Gates
  • Google – Lições de Sergey Brin e Larry Page, os Criadores da Empresa mais Inovadora de Todos os Tempos

E como estimular e desenvolver a criatividade?

Antes de tudo, é importante manter a mente sempre aberta para evitar pré-conceitos e eventuais bloqueios. Quanto mais aberto ao mundo você estiver, maiores serão suas chances de experienciar e aprender coisas novas.

E assim como um músculo do nosso corpo, a criatividade precisa ser exercitada de forma constante. Mas como estimulá-la? Segundo Bruno, existem algumas ações e práticas que colaboram para o despertar e desenvolvimento da criatividade.

Vamos conhecê-las?

  1. Converse com pessoas diferentes do seu círculo social! Isso faz com que você adquirira outros pontos de vistas sobre determinadas situações.
  2. Conheça ambientes diferentes, seja um bairro novo (talvez até o seu), algum espaço de conexão com a natureza, uma cidade diferente… Esse exercício pode te proporcionar novas perspectivas.
  3. Saia do seu padrão de leitura! Busque por livros diferenciados, de gêneros e temas distintos daqueles que você está habituado a ler.
  4. E que tal mudar um pouco seu estilo musical? Isso te leva a novos estímulos, novos fluxos mentais e neurais.
  5. Acompanhe pessoas inovadoras, que gostam de expor ideias diferentes, seja por meio de palestras, programas de TV e pelo nosso amplo e conexo mundo virtual.
  6. Seja inquieto! Pratique sua curiosidade e questione, não se contente com as primeiras respostas.
  7. Invista em conhecimento! Seja por meio de livros, jornais, pesquisas, cursos ou um simples post informativo nas redes sociais, esteja sempre em busca de novos conhecimentos!
  8. Procure continuamente enxergar para além do óbvio.
  9. Considere a simplicidade! Na maioria das vezes, as soluções criativas estão no simples e trazem mais resultados do que as respostas complexas.
  10. Se apegue nas referências que você tem ao seu alcance: arte, tecnologia, música, ciência, etc.

Como conhecimento nunca é demais, Bruno Perin também trouxe uma listinha de livros para você desenvolver ainda mais a sua criatividade:

  • Criatividade S.A., de Ed Catmull, criador da Pixar Filmes
  • O Poder do Pensamento Inovador, livro de Jim Wheeler
  • Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias, assinado por Tim Brown

Pronto para começar o desenvolvimento da sua criatividade? Aposte nas dicas e leituras acima e transforme a sua maneira de pensar e perceber o mundo! Tem mais indicações de leituras? Compartilhe nos comentários!

Sobre Bruno Perin

Graduado em Administração, empreendedor serial, investidor, palestrante, escritor e professor do MBA Empreendedorismo e Inovação do IPOG.