Tendências tecnológicas: 5 dicas para potencializar os seus negócios
4 minutos de leitura

Tendências tecnológicas: 5 dicas para potencializar os seus negócios

IPOG 5 tendências tecnológicas

Vivemos em uma era plenamente envolvida pelas facilidades advindas do desenvolvimento tecnológico. Hoje, temos praticamente todas as nossas atividades resolvidas no alcance de um clique. Saber tirar proveito dessas facilidades se tornou um fator crucial para o bom desempenho dos negócios. Os mecanismos tecnológicos disponíveis conferem agilidade ao trabalho, contribuem para o mapeamento de seu público alvo, suas preferências e tendências de comportamento, e ainda transmitem a mensagem de que sua empresa está alinhada à evolução da humanidade. Elencamos cinco tendências tecnológicas para potencializar os negócios. Use-as sem moderação.

1. Uso de bots para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)

O bot é o diminutivo da palavra inglesa robot, que significa robô. Um bot é um programa de computador que foi desenvolvido para automatizar procedimentos, geralmente repetitivos, e são super eficientes para ajudar as pessoas em dúvidas comuns que elas compartilham. Um exemplo bem sucedido de bot é a Siri do sistema operacional IOS, que responde ao comando de voz de seus usuários oferecendo-lhes respostas às suas dúvidas.

Outra forma comum de vermos o uso de bots é por meio de chats na internet, onde encontramos um atendente virtual disponível para tirar dúvidas a qualquer momento. Para o seu desenvolvimento operacional, basta conhecer a fundo as dúvidas mais frequentes de seus clientes e oferecer as melhores respostas ao desenvolvedor do seu bot. Além de estar 100% disponível para atender ao cliente, diminuindo etapas que ele precisa percorrer para ter sua dúvida sanada, ou reclamação registrada, você ainda consegue economizar ao automatizar esse tipo de contato.

A intenção é facilitar a experiência do usuário, que já está acostumado a interagir por mensagem de texto no dia a dia. Quando bem estruturado, o bot consegue suprir informações sobre serviços e produtos, sem que o usuário perca tempo buscando em outros canais. Você controla a informação sobre seu produto e serviço, transmitindo diretamente as informações que considera importantes para resolver as dúvidas.

2. Inteligência artificial: Uma das tendências tecnológicas que pode alavancar vendas

Por meio do uso da inteligência artificial é possível mapear com mais eficiência o comportamento de seus clientes na internet, por exemplo. O uso da inteligência artificial nos negócios permite ser mais assertivo nas estratégias e abordagens. Não é a toa que passamos a ver anúncios aleatórios de temas que buscamos anteriormente na internet. O Google utiliza de maneira muito eficaz a inteligência artificial para determinar nosso padrão de interação na internet.

Ao desenvolver mecanismos que lhe permitem fazer esse mapeamento partindo do site da sua empresa e caminhando para as redes sociais do seu público alvo, você receberá uma série de informações valiosas para melhor interagir com seu público. O importante é ter sempre à frente um profissional que saiba utilizar de forma inteligente e eficiente os dados que vai coletar. Afinal, a inteligência artificial vai depender de comandos operacionais que irá receber deste profissional.

3. Realidade aumentada e realidade virtual

Uma tendência que tem conquistado ampla atenção foi o desenvolvimento de recursos de realidade aumentada e realidade virtual. Aplicados inicialmente aos jogos, como Pokemon Go, esse tipo de experiência oferece uma gama infinita de possibilidades para impactar seu cliente. Imagine apresentar um tour virtual à sede da sua empresa por meio da realidade virtual, garantindo a sensação ao seu prospect que ele está adentrando a fundo seus negócios, conhecendo-o com maior proximidade? Ou então, demonstrar a utilização de tal produto de forma que a pessoa quase possa sentir seus benefícios?

São tantas possibilidades que podem ser aproveitadas por meio dessa tecnologia que está se popularizando rapidamente. Vemos televisores já sendo vendidos com óculos de realidade virtual incluídos. Desenvolver estratégias que possam ser disponibilizadas por meio dessa experiência marcará pontos favoráveis aos seus negócios. Afinal, promover a experiência é um dos fatores cruciais na tomada de decisões.

4. Machine Learning

Esse método de análise de dados automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos. Por meio do uso de algoritmos, o aprendizado de machine learning consegue encontrar insights ocultos sem estarem programados especificamente para procurarem algo. Tudo isso acontece devido ao seu aspecto interativo, que faz com que os modelos quando expostos a novos dados, sejam capazes de se adaptarem de forma independente; ou seja, eles aprendem com cálculos anteriores para produzir decisões e resultados confiáveis. Mesmo não sendo uma ciência nova, tem ganhado impulso com o desenvolvimento de mecanismos como os carros autônomos, por exemplo.

Esse tipo de tecnologia amplia a capacidade de se aplicar automaticamente cálculos matemáticos complexos ao big data. Sua evolução vai contribuir para a tomada de decisão nas empresas. Esse tipo de sistema cognitivo tende a nortear os trabalhos dos analistas das empresas, visto o volume de dados importantes que consegue gerar automaticamente. O grande desafio será ter mentes ativas e bem esclarecidas para tirar o melhor proveito dessas ricas informações.

5. Profissionais que entendam de tecnologia

Diante de tantos recursos tecnológicos interessantes e eficientes é preciso que os líderes passem a entendê-los para melhor orientar os resultados que podem ser obtidos com seu uso. Na era digital, não vai sobrar espaço para gestores que preferem ignorar a tecnologia, ou delegar a seus subordinados a importância da sua aplicação. Estar atento às novas ferramentas, buscar saber como elas podem auxiliar nos resultados almejados e optar pela aplicação de uma ou várias soluções tecnológicas será o grande diferencial dos profissionais que se manterão em destaque no mercado, daqueles que se tornarão obsoletos.

Leia também: 

 

Artigos relacionados

Inspirando Carreiras: Perito Criminal conta sua experiência na área de Computação Forense Já pensou em seguir na área de Computação Forense? Então confira relatos inspiradores de um Aluno IPOG. O aumento da criminalidade é uma realidade assustadora. Cada vez mais criminosos se beneficiam dos recursos tecnológicos para facilitar o cometimento de cri...
Criptomoeda: Conheça os benefícios e saiba como adquirir a moeda digital Criptomoeda é um dos tipos de moeda digital. Ela é criada por meio do cálculo de um algoritmo criptográfico. Da mesma forma que moedas como o Real (R$) possuem características físicas e numerações para evitar falsificações, as criptomoedas contam com mecanismo...
Segurança e privacidade em Internet das Coisas (IoT): como aumentar a confiança do usuário? É fato que a forma de interação física em todo o mundo mudou. Hoje, as casas estão automatizadas, a iluminação, temperatura, TV's, fechaduras e portas podem ser controladas por um smartphone, geladeiras sinalizam a necessidade de abastecimento de alimentos. Es...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br