Curso de Marketing Digital: leia este artigo antes de escolher um | IPOG
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Home Comunicação e Marketing Marketing Digital
Comunicação e Marketing
6 minutos de leitura
18 de janeiro de 2019

Confira 3 razões para investir em um curso de Marketing Digital e como fazer uma boa escolha

Saiba por que fazer um curso de marketing digital e como fazer uma boa escolha!
Leitura focada

Na era digital não faltam atividades e pessoas conectadas à web. Segundo pesquisa do IBGE, 64,7% da população acima dos 10 anos tinha acesso à internet em 2016, número este que continua a crescer ano após ano.

Os gestores das empresas contemporâneas de diversos setores já perceberam o que aponta a pesquisa e, por isso, vêm acompanhando o ritmo de crescimento e evolução da vida em rede para expandir seus negócios.

Os profissionais de comunicação e marketing, sejam recém-chegados, sejam veteranos, por sua vez, entendem a volatilidade e mutabilidade da área e reconhecem a necessidade de investir em um bom curso de Marketing Digital para se atualizar.

Afinal, há sempre o que aprender! Por isso, ao longo do artigo trataremos dos seguintes temas:

  • a realidade do mercado de Marketing Digital;
  • alguns desafios enfrentados pelos profissionais dessa área;
  • possibilidades de atuação em Marketing Digital;
  • como escolher um bom curso de Marketing Digital.

Interessante, não é mesmo? Continue a leitura e confira dicas inéditas para tornar-se um profissional valorizado no mercado de Marketing Digital.

Fique por dentro: a realidade do mercado de Marketing Digital

Quem está imerso no universo da Comunicação Digital sabe o quão dinâmico e desafiador é o trabalho dos profissionais de marketing online.

Especialmente para aqueles que não possuem uma especialização, a rotina é marcada por horas extras, sobrecarga de tarefas com atividades que extrapolam o escopo, entre outros obstáculos.

Some à lida a desvalorização no mercado e salários abaixo da média, segundo dados fornecidos pelo portal Meio&Mensagem, o que obriga esses profissionais (não especialistas) a ocuparem o tempo restante com atividades freelancers para complementar o orçamento.

Apesar do cenário competitivo, o trabalho com marketing digital promete oportunidades incríveis para os profissionais especialistas no setor. Por isso, o profissional precisa dedicar-se, frequentemente, às leituras e pesquisas para manter-se inteirado das novidades do mercado.

Pelo menos essa é a percepção do Anderson de Andrade, presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi), que considera:

“É um mercado intensivo em conhecimento e cada vez mais os especialistas com visão sistêmica estão sendo requisitados e bem remunerados.”

Se você se identificou com pelo menos uma das situações que citamos, considere investir em qualificação profissional, seja para mostrar valor ao seu líder e estar entre as pessoas consideradas para gerir times, seja para destacar o seu currículo diante de futuros recrutadores.

Agora, o que fazer para acrescentar uma pós-graduação ou curso de especialização em Marketing Digital à rotina corrida do dia a dia?

Você conhece a metodologia blended learning? Ela é ideal para pessoas como você, que não podem abrir mão de longas horas no dia ou muitos dias da semana.

Essa metodologia de ensino híbrido, une a praticidade do EaD, com a assertividade do presencial. Por isso, ao buscar um curso de Marketing Digital, priorize instituições que trabalhem com esse formato de ensino.


Conheça alguns desafios enfrentados pelo profissional dessa área

Ao menos um sexto da população mundial está conectada à internet via redes sociais, nas quais as empresas encontraram uma excelente oportunidade de relacionamento com seus clientes, uma espécie de SAC 2.0 funcionando 24 horas por dia.

Nesse cenário, a comunicação institucional abre espaço para um diálogo mais pessoal, onde o cliente se torna produtor de conteúdo junto às empresas.

Os profissionais de Marketing Digital, por sua vez, são desafiados a desenvolver além da técnica, outras múltiplas competências comportamentais, tais como:

  • foco;
  • motivação;
  • autoliderança;
  • comunicação assertiva;
  • capacidade de gestão do tempo;
  • inteligência emocional e de relacionamento dentre outras.

Existem ainda, mudanças nas organizações e nos modelos de contratação, cada vez mais exigentes.

Mas o que é ainda mais desafiador é conseguir alinhar as necessidades e expectativas do cliente com os interesses do seu negócio.

Diante de tantos desafios, buscar um curso de Marketing Digital para desenvolver competências profissionais é mais do que necessário para quem não quer ficar para trás.

Possibilidades de atuação em Marketing Digital

curso de Marketing Digital

O mercado de cursos de especialização, pós-graduação em Marketing Digital oferece diversas opções de cursos que visam capacitar os profissionais para assumir cargos de especialista em determinada atividade.

Observando a cultura do mercado de web marketing no Brasil, encontramos quatro possibilidades de atuação mais comuns, as quais vamos apresentar a seguir. Acompanhe.

Agência

As agências de comunicação são o ambiente mais comum para a atuação do profissional de Marketing Digital.

Para empresas que trabalham com marketing de conteúdo, especialmente na metodologia Inbound Marketing, o cargo de Analista de SEO costuma ser bastante valorizado.

Em resumo, esse profissional utiliza técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para fazer com que uma página esteja entre as melhores posições nos resultados de pesquisa do Google.

Para isso, ele irá desenvolver atividades como planejamento de palavra-chave, indexação de textos para o Google, análise de sites concorrentes e outras mais.

Outra oportunidade para atuação em agências é o trabalho com mídia digital paga. Nela, o mídia analisa os melhores canais e estratégias de inserção de anúncios pagos nas redes sociais, nos buscadores e nos portais de notícias.

O objetivo destes anúncios é levar o usuário a uma ação, que geralmente é de conversão: a entrega de contatos em um formulário ou a compra de produto propriamente dita.

Além disso, o indivíduo que trabalha com mídia desenvolverá atividades como:

  • análise de CPC (custo por clique);
  • inserção de anúncios pagos;
  • avaliação de retorno sobre investimentos (ROI);
  • entre outras atividades;

O trabalho desse profissional costuma ser muito valorizado, porque todas as suas etapas são altamente mensuráveis e em tempo real, por isso relatórios podem ser produzidos a qualquer momento.

Multinacionais

No Brasil, as empresas multinacionais que mais contratam profissionais de Marketing Digital são as empresa de SaaS. Nelas, destaca-se o Growth Hacking, que é o nome dado à atividade e ao profissional responsável não apenas pela produção de conteúdo, mas também por:

  • encontrar mecanismos para o crescimento dos negócios;
  • atrair tráfego;
  • viralizar temas;
  • garantir conversão em vendas.

Algumas das atividades desenvolvidas são técnicas de SEO, análise de métricas de um site, criação de conteúdo relevante e testes A/B.

O profissional growth hacking tem atuação importante em empresas com foco em vendas, porque seu trabalho estratégico é indispensável à negócios que desejam aumento de produtividade.

Freelancer

Para profissionais que preferem ter o seu próprio tempo e administrar sua agenda de atividades e horários, trabalhar como freelancer é uma excelente alternativa. Essa forma de trabalho cabe na rotina daqueles que desejam complementar a renda com uma grana extra,= também.

Em Marketing Digital, freelar como redator de conteúdo para web, por exemplo, é uma atividade cada vez mais comum.

A Produção de Conteúdo para Web é a área responsável por elaborar linhas editoriais que sejam relevantes para o nicho de mercado do cliente e que levem os visitantes de um site ou blog à decisão de compra de forma educativa.

Para viabilizar essa atividade, produtores de conteúdo desenvolvem a criação de persona e o planejamento de pautas estratégicas para o negócio.

Feito isso, os conteúdos devem ser produzidos a partir de técnicas para ranqueamento nas buscas do Google (SEO).

Todo o trabalho pode ser ainda mais efetivo com a produção de materiais informativos voltados para a conversão de leads, como eBooks, infográficos, webinars, etc.

Empreender

É inevitável, quem nasce com uma veia empreendedora sempre acaba enveredando por esse caminho, seja qual for a área de formação. Com quem formou em um curso de Marketing Digital não poderia ser diferente.

Dentre as inúmeras possibilidades de atuação e especialização nesta área, o profissional especialista em social media tem se destacado dos demais quando o assunto é empreender nesta área de formação.

Com o aumento do número de dispositivos conectados à internet, as empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos perceberam a importância de estar presente nas redes sociais.

Dentro dos micro e pequenos negócios, por exemplo, é comum que não exista viabilidade para a contratação de um social media interno, por isso, essas empresas costumam contratar a consultoria de empresas ou profissionais consultores que trabalham com a gestão de mídias sociais.

Quanto ao social media, ele é o responsável pelo planejamento e definições de estratégias para as redes sociais, pesquisa e criação de conteúdo (Benchmarking), publicações e postagem de cunho institucional ou promocional e SAC (resposta ao cliente nas redes sociais).

Além dessas atribuições, este profissional trabalha na análise de concorrentes e, até mesmo, gestão de crises. Para conseguir lidar com tantas atividades, o indivíduo que trabalha nesta área precisa de qualificação e reciclagem constante.

E aí, gostou do conteúdo lido até aqui? Gostaria de ter mais informações?

Então baixe o nosso infográfico gratuitamente: Possibilidades de Atuação no Mercado de Marketing Digital para Novos Profissionais e guarde-o com você.

saiba quais são as possibilidades de atuação para os novos profissionais de marketing digital.

Na hora de escolher um curso de Marketing Digital…

Diante de tantas possibilidades e opções de atuação neste segmento do mercado de comunicação, escolha um curso de Marketing Digital que o(a) prepare para ser um(a) profissional completo(a) e capacitado(a) para transitar entre essas diversas áreas.

Saiba que escolher um instituição de ensino renomado e reconhecido no mercado faz total diferença no currículo. Afinal de contas, de que vale ter uma pós-graduação ou mba em um local de pouca valorização pelos recrutadores e executivos?

Assim sendo, considere conhecer e realizar seu curso de Marketing Digital no Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG), uma instituição com 20 anos de experiência e história na formação de grandes profissionais em todos os estados do país.

Além de oferecer cursos de especialização, o IPOG também conta com cursos de curta duração, como o de Formação em Marketing Digital. Esta qualificação, com carga horária de 100 horas, faz parte de um projeto arrojado que vai além de ferramentas convencionais de Marketing Digital, trabalhando tecnologia aplicada a negócios com o objetivo de alavancar resultados em um cenário desafiador.

Não deixe de investir no seu futuro e ser o profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!

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Sobre Nino Carvalho

É consultor, professor e palestrante internacional. Doutorando em Mídias Digitais pela Universidade do Porto (PT) e University of Texas at Austin (EUA), Mestre em Management pelo IBMEC e pós-graduado/especialista em Marketing e Estratégia pelo Chartered Institute of Marketing (CIM, UK).

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