Marketing: Estratégia, Digital e Inteligência Artificial – o novo curso do IPOG
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Marketing: Estratégia, Digital e Inteligência Artificial – o novo curso do IPOG

No cenário atual, onde a transformação digital avança a passos largos, o marketing se reinventa constantemente. Para os profissionais da área, estar atualizado e preparado para superar os desafios da atualidade é essencial.

Por isso, profissionais têm buscado constantemente desenvolver uma visão avançada do que realmente eleva o conhecimento de competências que vão além do domínio de ferramentas técnicas, mas especialmente, de pensamento estratégico para serem verdadeiros estrategistas de impacto, prontos para os desafios reais do mercado.

Pensando nisso, o IPOG lança seu novo MBA para atender às demandas de um mercado em constante transformação: MBA em Marketing: Estratégia, Digital e Inteligência Artificial, uma formação completa e inovadora que combina expertise global, estratégias impactantes e tecnologia de ponta para capacitar líderes do futuro.

Neste artigo você vai compreender como essa nova especialização chega para suprir as necessidades futuras do mercado, integrando estratégias de Marketing tradicional e digital com o que há de mais avançado em inteligência artificial.

A estratégia de marketing e sua importância

Embora o marketing digital possa ser mais acessível em termos de custos comparado às formas tradicionais de marketing, como TV e rádio, a eficácia não é instantânea e automática, afinal, o sucesso depende de uma abordagem estratégica e bem planejada. Ferramentas digitais como redes sociais, blog, e-commerce podem ser poderosas, mas requerem conhecimento e habilidades consistentes para serem usadas de forma eficaz.

Segundo Nino Carvalho, coordenador da nova pós-graduação do IPOG, a estratégia de marketing consiste em abordagens que envolve uma análise detalhada do macro e microambiente do negócio, identificando fatores externos como mudanças tecnológicas e tendências do mercado, bem como elementos internos como o comportamento dos consumidores e a atuação dos concorrentes. Esta análise permitirá a definição de objetivos organizacionais claros e a criação de KPIs para medir o sucesso das estratégias implementadas.

Baseada na metodologia SAP – Segmentação, Alvo e Posicionamento –, a estratégia de marketing dividirá o mercado em segmentos específicos, direcionando esforços para os grupos mais viáveis e estabelecendo um posicionamento claro e consistente da marca na mente dos consumidores. A implementação prática dessas estratégias pode ser feita por meio de ações táticas criativas e alinhadas com os recursos e objetivos da empresa, com um plano operacional detalhado.

Nesse sentido, o novo curso do IPOG visa capacitar os profissionais com ferramentas e conhecimentos necessários para desenvolver estratégias eficazes, utilizando inteligência artificial para potencializar os resultados no mercado atual.

O desafio da competência no Marketing Digital

Historicamente, o marketing tradicional baseava-se na comunicação em uma única direção, onde as empresas transmitiam mensagens por meio de canais de televisão, rádio, jornais e revistas, sem muita interação com os consumidores e com alcance limitado. Com a chegada da internet, esse cenário mudou drasticamente, permitindo uma comunicação mais interativa, ampla e mensurável.

Inicialmente o marketing digital começou com sites e e-mails, evoluindo para banners e, posteriormente, redes sociais. Hoje, elas são indispensáveis para qualquer negócio e desempenha um papel crucial para sua continuidade. A facilidade de acesso à essas ferramentas digitais tornou o marketing amplamente acessível.

Contudo, apesar da acessibilidade e uso acelerado, há uma diferença significativa entre o uso superficial e profissional das ferramentas de marketing digital. É comum que muitos profissionais iniciem suas estratégias sem base teórica sólida, resultando em esforços pouco eficazes.

Sendo assim, a popularização do marketing digital exige uma abordagem mais estruturada e estratégica. Nesse sentido, o profissional capacitado consegue criar estratégias mais coerentes e eficazes, garantindo uma presença digital robusta e competitiva.

Inteligência Artificial no Marketing

Um fato que não dá para ser negado é que a Inteligência Artificial veio para ficar. Tal qual o domínio de ferramentas básicas do dia a dia como o pacote office, esse recurso passa a ser uma competência indispensável nos currículos atualmente.

Isso porque ela permite a análise de grandes volumes de dados em pouco tempo, identificando padrões e tendências que humanos não conseguiriam detectar facilmente. Isso possibilita a criação de campanhas de marketing mais eficazes, segmentadas e personalizadas.

Com a IA, é possível personalizar a experiência do cliente em uma escala sem precedentes. Algoritmos que analisam o comportamento do consumidor, permitindo que as empresas ofereçam recomendações personalizadas, conteúdo relevante e ofertas direcionadas. Isso aumenta a probabilidade de conversão e melhora a satisfação do cliente.

Além disso, outro recurso impulsionado pela IA é a possibilidade de automação. Ela permite que as empresas executem tarefas repetitivas de marketing, como e-mails de follow-up, publicações em redes sociais e análises de desempenho, de forma mais eficiente. Isso libera tempo para que os profissionais de marketing se concentrem em tarefas mais estratégicas.

Segundo Nino, “cada vez mais os profissionais de marketing serão como jogadores de vídeo game. Eles terão que saber pilotar o robozinho, ou seja, comandar a inteligência artificial. Isso já está acontecendo, ferramentas como Chat GPT, Gemini, Copilot estão sendo amplamente utilizadas. Essas mudanças fazem com que os profissionais que querem prosperar e sobreviver na área, tem que se preocupar menos com a parte operacional e começar a migrar para a estratégia. Esse que é o grande diferencial.”

 
 
 
 
 
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Por que se especializar nessa área?

A especialização em Marketing: Estratégia, Digital e Inteligência Artificial é voltada não só para quem quer dominar ferramentas da atualidade. É para quem quer liderar a transformação de negócios.

Não atoa empresas têm constantemente procurando profissionais que se adequem à essas novas necessidades do mercado e que de fato tenham um diferencial competitivo para solucionar desafios de marketing mais complexos.

Por isso, o profissional de marketing hoje precisa investir em uma pós-graduação que provoque a trabalhar menos com competências técnicas e mais com inteligência estratégica. Afinal, novas ferramentas vêm e vão, mas a forma como este profissional se prepara para atuar em qualquer cenário com confiança e competência, é o que faz se destacar da grande maioria.

Qual o diferencial deste curso em relação aos demais da área de marketing?

O grande diferencial dessa nova especialização do IPOG é a mentalidade que o aluno vai desenvolver no decorrer do curso. Essa forma de pensar estrategicamente e criticamente do profissional é o que de fato ajudará organizações e negócios a prosperarem com eficiência, utilizando as diversas possibilidades do digital e as ferramentas atuais. O pensar estratégico, nenhuma máquina consegue fazer, e sem o conhecimento adequando para dominá-las, os resultados não são bem-sucedidos.

O coordenador do curso, Nino Carvalho, esclarece que, os três pilares que compõem o MBA (Estratégia, Digital e Inteligência Artificial) juntamente com um corpo docente de alto nível é o conjunto que vai dar força para o profissional trabalhar com marketing digital e se destacar de forma consistente no mercado.

 

“Nosso grupo de professores é internacional e altamente qualificado. Isso porque são profissionais de mercado de grandes organizações mundiais como Amazon na Europa, grupo Meta e Google. Ou seja, a gente nivela o curso para cima para que nossos alunos saiam da superfície, elevem o seu jogo, seu marketing e passem a ser disputados pelo mercado para trabalhar com pensamento estratégico, análise crítica e olhando para frente, independentemente de qual é a ferramenta na mão”, destaca o professor.

 
 
 
 
 
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Quem pode fazer a pós-graduação em Marketing: Estratégia, Digital e Inteligência Artificial?

Se você chegou até aqui na leitura deste artigo é provável que tenha se perguntado se essa especialização é realmente para você. Em primeiro lugar, é importante entender que o curso é voltado para profissionais de marketing e, ao final da especialização, os alunos estarão habilitados a atuar como analista, coordenador, gerente, a depender do conhecimento já adquirido.

Ou seja, a pós-graduação nessa especialidade é voltada para profissionais de marketing que buscam se ascender profissionalmente em cargos de liderança e alta gestão.

O curso também é voltado para líderes de empresas (donos e sócios) que queiram gerir seus negócios de forma eficaz, empreendedores que querem fazer suas empresas prosperarem e para profissionais de agência/gestores que precisam de soluções criativas.

Conheça a nova pós-graduação em Marketing do IPOG

A especialização em Marketing: Estratégia, Digital e Inteligência Artificial é um curso novo da instituição e foi criado para ajudar profissionais a se desenvolverem, a competirem de maneira sustentável e a se destacarem de quem faz mais do mesmo no cenário atual.

Nesse sentido, o curso foi projetado para criar uma geração de líderes que estejam prontos para as necessidades futuras, integrando expertise global no marketing, estratégias impactantes e tecnologia de ponta.

Com duração de 12 meses, o curso possui 432 horas, com aulas em um final de semana por mês. São 12 disciplinas no total, cada uma com módulo on-line e ao vivo, composto por atividades práticas no Ambiente Virtual.

O que você vai aprender no curso

  • Dominar o marketing tradicional e digital, utilizando ferramentas como Analytics, SocialBlade e Semrush para implementar estratégias eficazes;
  • Decifrar comportamentos e neurotendências dos consumidores, compreendendo os processos psicológicos que influenciam as decisões de compra;
  • Utilizar Design Thinking e Customer Experience para desenvolver produtos e serviços centrados no cliente, garantindo interações integradas em múltiplos canais;
  • Transformar seu negócio com automação 4.0, RPA e inteligência artificial, para otimizar processos de marketing e obter insigths avançados para decisões estratégicas.

Grade curricular

  • Marketing de Verdade: do Clássico ao Digital;
  • Psicologia do Consumidor: Decifrando Comportamentos e Neurotendências;
  • Experiências Omnichannel: Engajamento Total com o Consumidor;
  • Branding Strategy;
  • Inovação e Inteligência Artificial: Transformando Negócios;
  • Gestão Ágil de Projetos de Marketing;
  • Planejamento e Estratégia de Mídia Online: Google e Meta Ads;
  • Growth e Performance – Alavancas do Crescimento;
  • Gestão Estratégica de Vendas na Era Digital;
  • Marketing Metrics e Analytics;
  • Inteligência Competitiva – Antecipando Tendências e Previsões em Marketing.

Seja um profissional de sucesso em Marketing

Para ser um profissional de destaque, é preciso ter uma visão ampla do marketing, não só pelo ponto de vista das ferramentas técnicas, como também do ponto de vista estratégico, afinal, este princípio é a base para que em qualquer campo você se torne craque do jogo, seja nas vendas, no marketing ou em qualquer outro cenário.

Se você quer elevar o seu nível profissional, ter expertise de mercado e estar preparado para os novos desafios da atualidade que vem junto com as transformações digitais, a especialização Marketing: Estratégia, Digital e Inteligência Artificial é para você.

Esteja pronto para avançar no jogo, invista no seu conhecimento e seja um profissional com diferencial competitivo. Conheça nosso novo curso que vai potencializar suas habilidades no marketing e te destacar no mercado.

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