Inteligência Emocional para profissionais de contabilidade
3 minutos de leitura

Profissional de Contabilidade, você sabe por que também precisa desenvolver Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional para a contabilidade

Independente da sua atuação profissional, desenvolver a Inteligência Emocional pode ser o grande segredo para traçar uma carreira de sucesso. Essa competência muitas vezes demonstra o seu nível de maturidade para lidar com situações diversas, enfrentar desafios e ainda tomar melhores decisões na empresa em que atua.

A necessidade de aplicação da Inteligência Emocional cresce muito a medida que você aumenta o contato com pessoas. Quanto mais você tiver uma interação empreendedora, atuar na liderança de equipes ou atendimento de clientes, mais esse desenvolvimento se torna fundamental.

Como bem afirma Daniel Goleman, um grande pesquisador de Inteligência Emocional, quanto maior a sua posição de liderança, mais crítico se torna a Inteligência Emocional.

Qual o valor de desenvolver a Inteligência Emocional para profissionais de contabilidade?

Se você está empreendendo, abrindo um escritório na área de contabilidade e direito tributário, ou ainda pretende melhorar seus resultados como líder ou gestor, saiba que o conhecimento técnico já não é mais suficiente para traçar uma jornada profissional de destaque, afirma o Diretor de Metodologia do IPOG, Luciano Meira.

O especialista explica que o líder atual e com visão de futuro que atua nesse segmento precisa estar atento a algumas habilidades, como autocontrole, foco, qualidade de relacionamento, empatia, tipologia psicológica, propósito e autenticidade.

Os resultados são diversos e logo são percebidos a partir de feedbacks das equipes envolvidas, melhorando, inclusive, o engajamento de todas nas atividades planejadas e com foco em resultados.

Então se você, profissional da área contabilidade, quer conhecer mais sobre essas habilidades que fazem parte da Inteligência Emocional e que são essenciais para líderes, gestores e empreendedores, fique atento ao que o especialista menciona sobre a aplicabilidade de cada uma delas.

Autocontrole

Você já parou para pensar que uma série de esforços no mundo dos negócios pode ser colocada a perder por falta de autocontrole? Luciano explica que a capacidade técnica do indivíduo pode ser comprometida caso não consiga desempenhar tão bem o seu papel profissional, caso em algum momento crítico não tenha conseguido manter o seu autocontrole, que é a base da Inteligência Emocional.

Empatia

Luciano destaca a importância de desenvolver o multiperspectivismo, de aguçar a sua capacidade de entender posições diferentes, valorizar a opinião e contribuição do outro, saber ouvir as várias partes antes de chegar a um diagnóstico da sua equipe ou negócio.

Foco

Questões mais práticas, como foco, também são citadas pelo especialista. Para ele, essa técnica faz toda a diferença para o seu desempenho profissional. Lembre-se: focar mais para produzir mais. Prefira focar em menos projetos e tarefas para obter melhores resultados no que se propôs a fazer.

Propósito

Entender que você pode aprender a aumentar o sentido do que você está fazendo é um passo fundamental para ampliar a produtividade de quem atua nessa área. “Quando você encontra sentido no que está fazendo, acaba executando melhor e, consequentemente, se sentindo melhor”, afirma Luciano.

Tipos psicológicos

Quando não entendemos as diferenças entre personalidades das pessoas que integram uma equipe, muitos conflitos podem acontecer. É importante entender que há pessoas mais práticas e outras mais intuitivas, há pessoas mais racionais e outras mais emocionais, há pessoas mais extrovertidas e outras introvertidas, há pessoas mais organizadas e outras mais espontâneas.

“Lidar com as diferenças é o grande segredo para evitar um desgaste desnecessário e o profissional desta área deve pensar sempre como vai atuar com perfis opostos”, orienta.

mba em contabilidade

Autenticidade

“Todos nós sofremos um pouco com a redução da nossa capacidade em função de ficarmos muito preocupados com o julgamento dos outros”, afirma Luciano Meira. E a autenticidade é descobrir o que você é, suas habilidade, e deixar fluir independente da opinião de alheios. Isso é possível a partir de muito autoconhecimento, a Inteligência Emocional permite isso.

Inteligência Emocional que traz oportunidade

Com Inteligência Emocional, é possível aplicar com muito mais assertividade os conhecimentos adquiridos na área de contabilidade e direito tributário que muitas vezes não são bem aproveitados ou colocados em prática por medo de ariscar ou inovar.

Há muitas oportunidades no mercado para quem atua neste segmento, mas para que elas sejam aproveitadas é preciso preparação para lidar com os desafios, conhecimento para executar as atividades da profissão com segurança, foco para alcançar melhores resultados, visão de negócios para identificar as necessidades dos seus clientes ou equipe e ainda propósito para ativar todas as capacidades que fazem parte do perfil de um líder, gestor ou empreendedor de sucesso.

O Professor Luciano Meira fala sobre o assunto. Confira o vídeo:

Artigos relacionados

Aprenda agora como fechar uma venda com cinco perguntas Fechar uma venda nem sempre é algo fácil para muitas pessoas que são iniciantes e até para quem já está nessa área há algum tempo. Isso ocorre porque muitas vezes o cliente fica indeciso sobre o produto, se é o momento certo para investir, se pode ...
#MulheresNoComando: o empreendedorismo como espaço de realização É nítida a força dos movimentos de mulheres que se espalham por todos os setores da sociedade, uns de forma mais tímida, outros com uma atuação mais feroz, mas ambos em prol de um único objetivo: conscientizar a população sobre a importância de as mulheres ocu...
Como lidar com os conflitos do meu trabalho? "Como lidar com conflitos do meu trabalho?", essa pergunta com certeza já fez parte dos seus pensamento. Numa empresa as pessoas não precisam ser melhores amigas, mas elas precisam entender que para trabalhar lá elas devem deixar as questões pessoais de lado e...

Sobre Luciano Alves Meira

Formado em Letras e Especialista em Liderança e Gestão Organizacional; já treinou líderes de diversas grandes empresas, a exemplo de: Volkswagen, Embraer, Kimberly Clark e Faber Castell; coordenador do curso de MBA Executivo em Liderança & Gestão Organizacional (FranklinCovey) e do Curso de Curta Duração de Liderança Integral do IPOG, onde também atua como Diretor de Metodologia; Sócio Fundador da Caminhos Vida Integral.