Caíque Silva, em pleno Desenvolvimento do Potencial Humano
3 minutos de leitura

Caíque Silva, em pleno Desenvolvimento do Potencial Humano

Desenvolvimento do Potencial Humano

Em pleno Desenvolvimento do Potencial Humano, o engenheiro civil, Caíque Ferreira da Silva, de 24 anos, escolheu se aprimorar nos conceitos da Arquitetura ao se inscrever na pós-graduação Master em Iluminação & Práticas Projetuais em Arquitetura do IPOG. Mesmo já tendo atuado em escritórios de arquitetura e construtoras, a pós-graduação foi um dos requisitos que Caíque se propôs a cumprir ao decidir empreender em carreira solo e montar o escritório próprio.

Em seu passado recente, o interesse pela arquitetura chegou a deixá-lo em dúvida na hora da escolha pela graduação. No entanto, o que mais pesou ao optar pela engenharia civil foi a proximidade do profissional com a obra.

Sempre gostei de acompanhar a obra em cada uma das suas etapas. Vê-la nascer e ir se transformando em algo concreto, observar o projeto se materializando é algo que me fascina”, pontua.

Como o jovem pretende ampliar a sua empresa, escolheu um curso que lhe oferece, além dos conceitos acadêmicos de arquitetura e lighting, módulos que envolvem a gestão de negócios nesta área.

Contato inicial com o módulo de Desenvolvimento Humano

Um dos diferenciais dos cursos oferecidos pelo IPOG está na abordagem, apresentada em dois módulos, sobre o Desenvolvimento do Potencial Humano. Foi em uma dessas aulas que Caíque descobriu que o curso poderia lhe deixar de legado algo além das teorias práticas da sua profissão, mas ensiná-lo a voltar o olhar para si, e para o lugar que ele ocupa no mundo.

Primeiramente, eu e meus colegas de sala estranhamos a temática da aula. Olhávamos uns para os outros e nos perguntávamos: por que precisamos aprender sobre isso?”, recorda.

No entanto, o desenrolar da aula marcada pela fluidez e participação ativa do aluno, ao incluir dinâmicas diferenciadas e uso de ferramentas adicionais para conduzi-los à reflexão, sempre tendo como base os princípios norteadores da Psicologia Positiva, operaram em Caíque um processo de transformação que ultrapassou os limites da sala de aula.

Sou um profissional da área de exatas. Então, quando me deparo com reflexões mais introspectivas, me causa um certo estranhamento, de início. São assuntos que geralmente não me dedico a pensar a respeito”, reflete.

O desenvolvimento humano aplicado no dia a dia

Ao ter acesso ao conteúdo da aula e ser conduzido pelo professor Carlos Maciel a descobrir suas forças de caráter, o engenheiro descobriu características próprias que desconhecia. Além de se deparar com pontos fortes da sua personalidade e dos valores que permeiam sua vida e suas escolhas, Caíque e sua turma tiveram a oportunidade de encarar de frente suas “sombras”, ou seja, aquilo que guardamos em nosso íntimo, bem escondido, por não sabermos lidar.

O curso faz você abrir sua mente e o seu coração. Sou muito espiritual, então foi muito legal poder descobrir por meio das dinâmicas as minhas forças de caráter. Consegui ter uma percepção maior sobre os questionamentos que busco solucionar em minha vida, e que em certo ponto ficaram adormecidos pelas obrigações do dia a dia”, explica.

Hoje, o pós-graduando reserva uma hora do seu dia para dedicar-se à meditação, prática que resolveu adotar após ter acesso aos ensinamentos do Desenvolvimento do Potencial Humano. Diariamente, ele também busca um momento diante da correria das obrigações diárias para parar um pouco e pensar sobre seus propósitos, buscando avaliar os pontos onde pode melhorar para alcançar seus objetivos.

O meu dia a dia é muito corrido mas, desde então, eu já venho aplicando os conceitos repassados em sala em algum momento do meu dia, tentando reaver os ensinamentos, encarar minha sombra, o que esteja me atrasando profissionalmente. Sempre busco dar o melhor de mim, e sempre me recordo dos meus sonhos, dos meus propósitos, tentando avaliar pontos onde posso melhorar. Recorrendo às minhas forças de caráter e àquilo que preciso trabalhar para poder aprimorá-las”, finaliza.

Artigos relacionados

Já parou para pensar sobre o caminho para o desenvolvimento? O ser humano se desenvolve ao longo de toda a vida. A formação do caráter, o florescimento de suas forças e a descoberta de todo o seu potencial vão acontecendo ao longo de toda a sua existência. Mas o que será necessário para que esse processo aconteça? Você ...
Desenvolvimento do Potencial Humano na vida, na carreira e nas organizações Criemos um paralelismo entre dois temas distintos, para que o segundo, que é mais complexo, seja mais facilmente compreendido na comparação com o primeiro, que é mais simples. Hoje em dia, todos os pais dedicados hão de concordar, faz-se necessário incluir na...
IPOG recebe mais uma edição do “Doe Pensamentos Positivos” As aulas no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) ganharam uma atmosfera diferente nesta manhã de domingo (26). Isto, porque os alunos puderam vivenciar mais uma edição da “Doe Pensamentos Positivos”, uma ação nacional que tem por objetivo principal ge...

Sobre Caíque Silva

É formado em Engenharia Civil pela Faculdade Anhanguera de Santa Barbara d’Oeste, Mestre de Obras pelo instituto da construção e atuando como decorador e desenhista projetista há mais de 6 anos.