Projeto Arquitetônico pode ser um diferencial para o seu atendimento!
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Como o Projeto Arquitetônico pode ser um diferencial para o seu atendimento?

Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetônico é algo que todo arquiteto sabe fazer certo? Mas você já parou para pensar em como ele pode ser um diferencial para o seu atendimento e destaque profissional? Muitos que atuam no mercado hoje, não dão a devida importância a isso. Sem falar que o produto não é apenas o projeto arquitetônico em si, mas todo o processo desde a chegada do cliente.

Portanto, são muitos os caminhos a se tomar para tornar a experiência da contratação de um profissional de arquitetura, algo memorável no melhor dos sentidos. A começar pelo primeiro contato, o retorno do profissional ao ser procurado ou solicitado pelo seu cliente, a atenção dada ao cliente que o contratou e às suas reais necessidades… Até mesmo à prática do projeto, o atendimento ao programa de necessidades acordado em contrato, dentre tantas outras coisas.

Alguns vários desses assuntos fazem parte daquilo que entendemos por marketing de relacionamento (e que podem fidelizar um cliente), mas a ideia neste texto é tratarmos de outros instrumentos que podem destacar um profissional dos demais!

O que entregar? Como entregar um projeto arquitetônico?

Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas claramente no momento de assinatura de um contrato de prestação de serviços, por exemplo. A atenção dada por um arquiteto ao seu cliente desde o início do processo de trabalho é de fundamental importância.

E, a partir do momento em que uma pessoa decide por contratar determinado profissional, este arquiteto deve deixar claras as suas atribuições, como: prazos, conteúdo a ser entregue em cada etapa (como estudo preliminar, anteprojeto, projeto executivo etc) e até mesmo, como tudo isso será entregue e apresentado. Isso causa segurança e confiança ao cliente e aumenta a credibilidade do profissional.

Surpreenda seu cliente!

A ideia de entregar mais que o esperado é bastante positiva! Da mesma forma como nos surpreendemos ao recebermos um brinde ou uma vantagem ao comprarmos um produto ou contratarmos um serviço, entregar mais que o acordado em contrato é sempre bem vindo!

O arquiteto deve ser pago de forma justa pelo seu trabalho e, de fato, entregar aquilo que foi estipulado com o cliente contratante. Mas a partir do momento em que ele entrega um conteúdo a mais, ele estará se valendo de uma estratégia de conquista de cliente bastante eficaz.

Ajustar cronogramas de acordo com a necessidade, desde que cumpridos os prazos acordados em contrato, apoio técnico aos profissionais envolvidos na execução da obra e a própria indicação de profissionais, desde que se conheça a qualidade dos serviços prestados, são algumas das alternativas de que estamos falando.

A apresentação do seu projeto arquitetônico

Um diferencial de peso é justamente a apresentação gráfica que ganhou um concorrente nos últimos anos: a maquete eletrônica, seja na forma de imagens ou vídeos. Pensar em usar ambas as formas de apresentação de maneira equilibrada é uma ótima alternativa!

Em função de inúmeros softwares de desenho bi e tridimensional o traço a mão livre, ao contrário do que se imagina, ganhou força! Justamente pelo avanço tecnológico, o tradicional croqui tornou-se uma maneira de se diferenciar dos concorrentes.

Elaborar um desenho à mão livre na frente do cliente para explicar melhor uma solução técnica ou um detalhe, por exemplo, mostra domínio do assunto e encanta. Indiscutivelmente. Entregar o jogo de pranchas impressas com uma boa encadernação e impressão, além de usar papéis de boa qualidade aumentam esse diferencial.

O cliente recebe o trabalho impresso com a sensação de ter recebido um presente. E isso, inquestionavelmente, aumenta de forma considerável as chances de encantamento!

Busque conhecimento sempre!

Naturalmente, nada disso é válido sem conhecimento técnico. Um bom projeto arquitetônico tem qualidade independentemente do papel em que foi impresso. Por isso o domínio de técnicas de construção, o conhecimento de conteúdos relacionados ao projeto (estruturas, instalações prediais etc), o atendimento às condicionantes bioclimáticas locais, além de preocupação estética e outros assuntos relacionados à arquitetura atestam a qualidade do arquiteto.

E esta qualidade associada a formas cuidadosas de apresentação e postura profissional e ética, certamente contribuem para diferenciar um profissional no mercado.

E então, como tem sido a qualidade do seu atendimento? O que você pode melhorar na apresentação de cada projeto arquitetônico? Pratique essas dicas e compartilhe conosco os seus resultados. Conheça também a historia de uma arquiteta que fez o seu bom atendimento ao cliente ser um diferencial!

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Sobre Eduardo Pereira

Professor na pós graduação no IPOG, onde é responsável pela disciplina Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor, Projeto de Arquitetura e de Interiores: Residencial,  Design Universal dentre outras. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília/UnB (2008), Professor em Graduação nos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária. Sócio Diretor da empresa QUATTRO – Ensino, Design e Arquitetura, onde desenvolve cursos de desenho artístico e de softwares, como AutoCAD, Revit, Lumion, dentre outros. A empresa é ainda responsável por projetos arquitetônicos e de interiores nas áreas residencial, comercial e institucional.