Descubra como a Pós-Graduação em Comunicação pode alavancar sua carreira
5 minutos de leitura
12 de fevereiro de 2019

Pós-graduação em Comunicação Digital e Narrativas: entenda por que se especializar nessa área irá aumentar seu nível de empregabilidade

Escolher uma especialização é uma tarefa bastante difícil, principalmente quando se trata de uma Pós-Graduação em Comunicação, considerando que há inúmeras possibilidades de cursos.

Em sua maioria, estes cursos são ofertados para os graduados em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema, Audiovisual, Relações Públicas, Marketing e outros. Por isso, o volume de especializações é tão grande quanto a amplitude do mercado.

Mas é justamente nesse ponto que vem a dúvida: “o que mais combina comigo entre as possibilidades que o mercado oferece e o que almejo profissionalmente?”.

Para tomar uma decisão assertiva, você deve pensar nas seguintes situações:

  • principais tendências do mercado para sua área de trabalho ou até mesmo a que pretende dedicar-se;
  • o que você gosta de fazer e em que deseja se especializar nos próximos anos;
  • qual área do mercado de trabalho demanda mais profissionais;
  • tendências para o futuro e…
  • muita pesquisa!

Sim, muita pesquisa por que o curso ideal pode ser aquele que você nunca imaginou. Por exemplo, você já se imaginou trabalhando com assessoria de imprensa para jogadores de esportes digitais?

As oportunidades de trabalho estão ligadas às experiências de mercado e às novas modelagens que a era digital tem criado para a vida em sociedade, os hábitos, consumo e a comunicação como um todo.

Neste sentido, apostar na Comunicação Digital como especialização, pode não só ampliar seus horizontes profissionais, mas também contribuir para que você crie uma bagagem teórico-prática robusta, além de uma rede de networking heterogênea e que enriquecerá ainda mais sua experiência como pessoa e como profissional.

Por que você deve se especializar em Comunicação Digital?

Descubra em 5 passos como se planejar para fazer a sua Pós-Graduação em Comunicação.

Com o passar dos anos, o advento da internet criou rupturas com a forma tradicional de comunicação e abriu caminhos para um novo conceito: a Comunicação Digital e as novas mídias.

O impacto gerado por esta nova forma de comunicação “planificou” o mundo, permitindo que os limites geográficos fossem ultrapassados e que as interações passassem a ocorrer em tempo real.

A partir dessa nova configuração, o papel dos profissionais de comunicação também foi alterado, criando uma nova demanda de mercado que vive em constante ebulição.

O profissional dessa área precisa entender não apenas dos conceitos teóricos, mas ter um olhar analítico sobre processos, tecnologias e negócios.

Essas novas competências exigem do profissional de comunicação uma atuação estratégica visando a maximização de resultados, a fim de atender um público cada vez mais dinâmico e meticuloso.

Para isso, quem deseja se destacar precisa buscar formas de especialização, seja através de uma pós-graduação em Comunicação ou MBA, workshops, curso de extensão, seja em cursos pontuais de curta duração para aumentar o potencial de empregabilidade e aproveitar as oportunidades oriundas dessas transformações.

Para entender o que uma Pós-Graduação em Comunicação Digital e Narrativas pode proporcionar para alavancar sua carreira e potencializar suas oportunidades, continue lendo, abordaremos temas essenciais para te ajudar e tomar a decisão certa.

Pós-Graduação em Comunicação: vantagens no processo seletivo

Como a formação superior deixou de ser um diferencial na concorrência de mercado há algum tempo, muitos profissionais vêm investindo em cursos de especialização, seja em uma Pós-Graduação em Comunicação ou MBA na mesma área.

Além de dominar outros idiomas, o aperfeiçoamento em áreas específicas da graduação pode diferenciar um profissional do outro no momento do processo seletivo, além de proporcionar maiores chances de contratação, promoções, networking, estabilidade no emprego e o melhor de tudo: aumento salarial de até 118%.

Incrível, não é?

Segundo entrevista do Fernando Gaiofatto, gerente da Catho Educação, para o G1:

“As organizações estão em busca de profissionais cada vez mais completos, por isso, investir em educação é o primeiro passo para atingir os objetivos de carreira. O mercado sempre reconhece os profissionais mais bem qualificados”.

Ao concluir uma especialização, você se torna autoridade numa área de atuação, o que consequentemente, o(a) direcionará para uma trilha de crescimento profissional mais estável e promissora.

MBA em Comunicação Digital e Narrativas

O cenário empresarial tem se transformado à medida que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem apresentando grandes mudanças.

Desse modo, as empresas atuam em múltiplos canais e mantêm o nível de qualidade e serviço em todos eles, para que seus ganhos não sejam comprometidos.

O MBA em Comunicação Digital e Narrativas é uma especialização em Blended Learning voltada para a formação do profissional que deseja se capacitar com o objetivo de alinhar-se a comunicação das organizações nesse novo cenário.

O profissional aprenderá conceitos essenciais da Comunicação Digital, como:

Sociedade e Cultura Digital

Conceito desenvolvido por Pierre Lévy (1999), que remete ao conjunto de técnicas da comunicação, comportamento, modos de pensamento e atitudes, uma vez concebido pelo ambiente chamado ciberespaço em comunhão com a sociedade.

Comportamento do Consumidor e Netnografia

Estudar o comportamento do consumidor é analisar o estudo do quando, onde, como e por que as pessoas optam por comprar ou não um determinado produto. Nessa análise, estão combinadas as ciências da psicologia, sociologia, economia e antropologia.

Somado ao conhecimento da Netnografia, ramo que se compromete pela pesquisa do ambiente digital aliado ao crescente número de comunidades virtuais e perfis de usuário, influenciando assim o comportamento do novo consumidor.

Storytelling e Narrativa Transmídia

Transmídia é a forma como a marca gera experiência positiva em seus consumidores.

Esse é o termo utilizado por Henry Jenkins, no livro Cultura da Convergência, para definir o conjunto de canais onde um determinado conteúdo pode ser consumido. Um bom exemplo disso são os jornais que exibem o mesmo conteúdo na TV, no impresso e digital.

Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

No complexo ambiente contemporâneo, todo profissional precisa demonstrar um bom equilíbrio entre as competências cognitivas, técnicas e socioemocionais.  

Há pouco tempo, conhecer a si mesmo, aumentar a produtividade pessoal, saber trabalhar em equipe e saber lidar serenamente com as mudanças e pressões eram capacidades de uma minoria.

Agora, essas habilidades se tornam requisitos básicos de todo profissional que deseja entregar resultados de qualidade.

Gestão da Identidade de Marca e Branding

Gestão de identidade de marca e branding é uma área importante na administração das empresas.

É a partir dessas ações de planejamento que o negócio  atingirá o objetivo declarado, ou seja, proximidade com o cliente, posicionamento, discurso, ideias, imagens e todos os elementos que auxiliam no estreitamento de laços entre o consumidor, gerando confiança.

Essas são apenas algumas das disciplinas oferecidas pelo curso, confira aqui a grade completa.

Ficou com alguma dúvida sobre a Pós-Graduação em Comunicação Digital e Narrativas? Conta pra gente nos comentários.

Esperamos por você!

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

O Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado.

A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG conta com quase 20 anos de experiência na formação de grandes profissionais.

A satisfação do aluno construiu a marca e a prova disso é o índice de satisfação, que chega a 97,1% em todo o país.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição diferem dos existentes no mercado, e conduzem a instituição ao alcance máximo de status.

Desse modo, não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!


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Sobre Valéria Guerra

Paulistana, casada, Administradora de empresas formada pela FMU e mestre em Comunicação pela ANHEMBI MORUMBI. Possui 26 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais sempre na área de negócios e tecnologia. É palestrante e professora de graduação e pós-graduação nos cursos de Marketing Digital, Branding Experience, Mídias Digitais, Administração, Ciências da Computação e Logística, das UAM, Universidade Metodista, IED, UNOESC, UNIB, FAZP, IPOG. Atualmente é Coordenadora do MBA Comunicação Empresarial & Gestão do Conteúdo Transmídia e do Curso Blended de Comunicação Digital e Narrativas do IPOG. Como Mobile 2U, consultoria especializada em soluções de Mobile Marketing e Marketing Digital. Foi conselheira do CRA-SP entre os anos de 1998-2002. É membro do Conselho Fiscal – 2017 – 2021 do Sindicato dos Administradores do Estado de São Paulo.

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