6 passos que vão te levar direto ao sucesso profissional
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Educação e Cultura Organizacional
Educação e Cultura Organizacional
5 minutos de leitura

6 passos que vão te levar direto ao sucesso profissional

Leitura focada

Se você perguntar para as pessoas o que elas desejam para o futuro, com certeza o sucesso profissional será uma das respostas mais citadas.

Afinal, passamos a maior parte de nossas vidas nos preparando profissionalmente. Primeiro, os anos de escola, depois, faculdade e, em alguns casos, ainda cursos de especialização. Fora as 8h diárias destinadas ao trabalho.

Não é absurdo pensar que alcançar o sucesso profissional esteja entre os principais desejos das pessoas.

Além da satisfação pessoal, ter uma carreira de sucesso significa ser valorizado no mercado de trabalho. Podendo deitar a cabeça no travesseiro sem se preocupar se vai estar empregado ou não nos próximos meses.

Mas, apesar disso, não é um desejo fácil. Para se tornar um profissional de sucesso e se destacar dos demais, além de ter grande entendimento e talento na área escolhida, algumas características são fundamentais.

Para te ajudar com isso, fizemos este artigo com 6 habilidades essenciais para todos aqueles que desejam alcançar o sucesso profissional em suas carreiras, dicas de como desenvolver suas habilidades, além de alguns cases de sucesso para te inspirar.

6 atitudes para chegar ao sucesso profissional

1. Pratique o autoconhecimento

Entender suas motivações, pontos fracos que precisam ser melhorados e habilidades que te destacam frente aos concorrentes são essenciais para te levar ao sucesso profissional e pessoal.

Além do autoconhecimento em relação a sua personalidade, também tente entender e traçar objetivos para o futuro profissional. Quando você se imagina a longo prazo, qual cargo deseja alcançar? Qual empresa você admira e sonha em fazer parte?

Com isso em mente, fica mais fácil pensar quais os melhores caminhos que você precisa percorrer para ser bem sucedido na sua vida profissional e a partir daí desenhar o seu plano de carreira.

2. Se mantenha sempre atualizado

Toda pessoa que está ativamente no mercado de trabalho sabe que cada ano que passa ele se torna mais competitivo. Além da graduação não ser mais um diferencial, novas funções e ferramentas estão sempre surgindo. Isso obriga o profissional a estar sempre se atualizando.

Para isso, existe a possibilidade da realização de cursos de extensão e é fundamental uma pós-graduação ou MBA para se especializar. É uma oportunidade de acompanhar as novidades do mercado e adquirir total domínio do tema escolhido.

É importante salientar que existe uma grande diferença entre um multiprofissional e uma pessoa que tem conhecimento generalizado. A grande sacada é se especializar em uma área, mas ter noção de tudo o que está relacionado as suas atividades.

3. Sempre cultive o networking

Como você já deve saber, ter uma boa rede de contatos é imprescindível para o sucesso profissional.

Pense: se você tivesse que contratar duas pessoas igualmente qualificadas, mas uma foi indicada por uma pessoa de confiança, qual você escolheria?

Afinal, não adianta nada ser um profissional incrível se você não tem a oportunidade de se mostrar para o mercado, por isso a importância do networking.

Essa dica serve para todas as etapas da sua vida profissional, mas é especialmente válida para aquelas pessoas que estão iniciando na carreira e ainda estão construindo um nome.

Um bom jeito de fazer networking é estando onde os outros profissionais estão, como especializações, cursos e eventos da área.

Uma vez nesses locais, esteja bem alinhado e tente mostrar suas qualidades, como em um ambiente normal de trabalho.


4. Cuide do marketing pessoal

O marketing pessoal é imprescindível para chegar aonde você quer. E, quando falamos nisso, não estamos nos referindo apenas a aparência física.

Marketing pessoal também envolve características da sua personalidade e uma boa convivência.

Como, por exemplo: ser pontual em suas reuniões e encontros, estar atento a sua postura corporal, saber ouvir e ser uma pessoa proativa.

Se você trabalha com marketing digital, estar atento às suas redes sociais também é importante. É muito provável que a empresa na qual você trabalha ou irá trabalhar observe isso.

5. Esteja sempre a frente

Sucesso profissional é sinônimo de estar a frente do seu tempo. Se você quer se destacar dos demais, estar por dentro das tendências antes mesmo que elas se popularizem é crucial.

Lembra quando falamos que ir a eventos é interessante para o networking? Aproveite a oportunidade de conversar para trocar informação e saber quais as novidades do mercado e tendências.

6. Seja paciente

A última dica está relacionada ao tempo: a pressa pode ser uma inimiga para algumas pessoas. É preciso entender que leva tempo ser um profissional de sucesso, é algo que precisa ser construído aos poucos.

Provavelmente, você irá colher os frutos do que vem plantando a médio e longo prazo.

E se apressar pode ser uma má escolha. Se você aceitar um cargo que sabe que não tem condições de ser o melhor porque ainda não tem expertise para isso, poderá mostrar aos seus superiores um trabalho que não condiz com você.

E isso não quer dizer que você não é bom, mas que ainda não está preparado.

Com isso, não confunda estar preparado com estar com medo. Voltando a primeira dica, exerça o autoconhecimento e pense se aquele cargo está de acordo com o seu nível nível de conhecimento atual.

Se não estiver, desenvolva habilidades necessárias e tente a vaga sabendo que é realmente o melhor profissional para o cargo.

Como posso melhorar minhas habilidades para ter uma carreira de sucesso?

Todo mundo possui pontos fortes e pontos fracos que diferem entre cada um. Pode ser que você seja proativo, mas não consiga expressar suas ideias tão bem como seu amigo.

Apesar de muitas vezes as nossas características particulares serem algo da nossa personalidade e construção social, não quer dizer que são estáticas. Portanto, com um pouco de trabalho e observação, é possível desenvolver o que precisa ser melhorado.

Inicialmente, para melhorar algo é necessário saber o quê, certo? Reflita os momentos que algo não saiu como o planejado e tente identificar padrões de comportamento.

Pode ser que você seja muito ansioso, ou que precisa ser mais desinibido para conseguir que algo aconteça.

Após isso, procure pensar em alternativas que irão ajudá-lo a sanar esse problema. Usando os exemplos anteriores: se você não está contente com suas habilidades de comunicação, já pensou em fazer cursos de oratória?

Ou, antes de fazer uma apresentação ou explicar alguma proposta, que tal ensaiar na sua cabeça a sequência de informações necessária para ser bem compreendido?

Se você for muito ansioso, tente atividades que vão gastar a sua energia e te deixar com a cabeça tranquila. Outra alternativa é manter pensamentos positivos e tentar controlar a situação acalmando a mente.

Agora, acima de todas essas dicas para habilidades que você gostaria de melhorar, nada melhor do que encarar essas situações.

Naturalmente, tentamos evitar situações que sejam desafiadoras, mas quanto mais você vivenciá-las, mais elas deixarão de ser um bicho de sete cabeças.

Portanto, quando você se deparar com um desafio, tente passar por ele!

Se inspire com nossos cases de sucesso

Nada melhor do que ler histórias que deram certo para você se manter firme no seu propósito, não é?

Aqui no IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação temos vários alunos e ex-alunos que através dos nossos cursos conseguiram abrir o próprio negócio, trabalhar na empresa que sempre almejaram ou tirar do papel aquele projeto.

Clique aqui e fique por dentro de todas as nossas histórias de sucesso!

E se você se está em busca de uma especialização para dar um passo a mais na sua carreira, não deixe de baixar o nosso infográfico “8 passos para fazer sua pós-graduação!”.

 

 

Artigos relacionados

Geração Y e mercado de trabalho: como iniciar a gestão da sua carreira profissional? Diferente do que ocorria anos atrás, as empresas têm deixado de investir no desenvolvimento humano e profissional de seus funcionários, ou melhor, de muitos deles. O fato é que na hora de consolidar oportunidades de carreira profissional, a empresa leva em con...
O que uma contadora foi buscar em uma Formação em Docência? Não, Auxiliadora nunca deu aulas, nem sequer teve o papel de professora em alguma disciplina do curso de Contabilidade, sua área de atuação. Mesmo assim, se interessou e se matriculou na Formação Prática em Docência Superior do IPOG, um curso de curta duração....
Curso de extensão: quando e por que você deve investir Ultimamente você tem pensado sobre a possibilidade de incrementar a sua carreira realizando um curso de extensão? Como já sabemos, o mercado demanda cada vez mais por perfis de profissionais qualificados e com habilidades específicas do cargo que vai atuar. E...

Sobre Ronaldo Loyola

Professor do curso de MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do IPOG. Executivo multidisciplinar com mais de 30 anos de experiência corporativa, Pós-graduado em Medicina Comportamental pelo Centro de Estudos ligado ao Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Especialização em Business And Management pela UniversityofCalifornia – UCI/USA, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Graduação em Administração de Empresas e Graduação em Ciências Contábeis. Possui formação em Hipnose Moderna pela SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística), Programação Neurolinguística pelo MSI (Master SolutionInstitute) e coautor dos seguintes livros pela Editora Leader: Liderança Estratégica e Gestão de Pessoas, a nova fase do Recursos Humanos.

Comentários

Educação e Cultura Organizacional

  • Carreira
  • Gestão de Projetos
  • Graduação
  • IPOG
  • Psicologia
  • Contabilidade
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Educação e Cultura Organizacional

    Aula remota não é EAD? Entenda as diferenças e todas as vantagens

    22 de maio de 2020

  • Educação e Cultura Organizacional

    Segurança pública brasileira: desafios e propostas de melhorias

    30 de julho de 2019

  • Carreira

    Guia de carreira: o que levar em consideração ao escolher uma pós?

    08 de janeiro de 2021


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo