O que as pessoas bem-sucedidas fazem para alcançar o sucesso?
2 minutos de leitura

O que as pessoas bem-sucedidas fazem para alcançar o sucesso?

Qual é o segredo por trás das pessoas bem-sucedidas? Será que existe segredo? Receitas? Tabelas? Em um universo que parece oferecer oportunidades para muitos, o que tornam essas pessoas tão distintas? Como as pessoas sem recursos, formação e experiência, conseguem sucesso e realização profissional?

Sei que muitas pessoas já responderam a estas perguntas e, certamente, com respostas bem elaboradas, bem fundamentadas e com um poder de convencimento muito grande. No entanto, as vezes esquecem de dizer para si mesmas o óbvio. Daqui, deste ponto de vista, vou tentar traduzir este óbvio de uma forma bem simples para que você entenda qual o segredo para alcançar o sucesso.

Eu acredito que estas pessoas que realizam seus sonhos e alcançam sucesso profissional e pessoal são pessoas que não acreditam em destino. Elas acreditam em decisão, estratégia e trabalho. Muito trabalho!”

São pessoas que no lugar da cenoura, seguem sua paixão. Pessoas que não aceitam que nenhum obstáculo seja maior que sua vontade de conquistar aquilo que buscam. Aprendem com as quedas que elas não são um produto do destino, mas são os resultados de suas escolhas.

E que são estas escolhas que as conduzem em suas tomadas de decisão, que as tornam capazes de se anteciparem às suas necessidades, e que as motivam a seguir trabalhando muito.

O PODER na nossa diferença!

Desde cedo, olhamos para o sucesso dos outros e queremos imitá-los. Infelizmente!

E isso nos leva a valorizar o que deu certo nos outros e desvalorizamos aquilo que temos de mais valioso em nós: o poder que existe na nossa diferença”.

Ou seja, desprezamos aquilo que é singular em nós, com isso, desistimos daquilo que somos para seguir aquilo que foi alcançado pelos outros. Ignoramos o óbvio da vida, que é seguir nossos desejos e sonhos e continuar construindo quem somos.

Tenho aprendido que a vida não é fruto do descuido. Que o acaso muitas vezes é usado como muleta para dar justificativa quando fracassamos. Se as pessoas realizam seus sonhos é porque decidiram não desistir. Se somos todos diferentes uns dos outros, não podemos seguir tabelas prontas ou receitas para alcançar o sucesso.

Ser bem-sucedido no campo profissional e na vida pessoal exige de cada um fazer escolhas, seguindo muito mais aquilo que está dentro dela do que fora. Por isso, nenhuma tabela se aplica a vida. No entanto, observando pessoas que alcançaram sucesso, posso dizer a você o que elas fizeram.

  • Não desistiram de seus sonhos;
  • Criaram estratégias para alcançá-los;
  • Não acreditaram em destino;
  • Liberaram o melhor que tinham dentro de si;
  • Tiveram disciplina, foco, força de vontade, motivação, integridade, honestidade e iniciativa;
  • Foram responsáveis e valorizaram a liberdade de fazer suas escolhas;
  • Se não podiam mudar uma situação, usaram o poder que tinham de escolher como reagir a elas;
  • Assumiram o controle de suas vidas;
  • Diante de seus problemas, não buscaram a solução fora, mas dentro deles mesmos.

Tudo isso pode parecer muito óbvio para você. Só que por ignorar estas obviedades é que não alcançamos, muitas vezes, aquilo que desejamos. Para terminar este texto, deixo uma pergunta para você: como você reage diante dos obstáculos e desafios da sua vida?

Artigos relacionados

MBA em Gestão de Negócios: 4 razões para você começar o quanto antes Gestão sempre foi um ponto de importância quando analisados os principais aspectos da taxa de sobrevivência de empresas no país. Com a pandemia de COVID-19, que mudou o curso da economia mundial e segue afetando empresários em diversos segmentos, esse ponto t...
Estratégia comercial: aprenda a gerir negócios de sucesso com o IPOG O mundo corporativo exige boas estratégias de negócios. Para se destacar nessa área, é preciso aperfeiçoar sua estratégia comercial, adquirindo conhecimento e se mantendo sempre atualizado. Afinal, tanto para implementar um processo de fusão entre empresas...
Carreira: como o gestor financeiro atua na rotina das empresas É muito importante que uma empresa cuide das suas finanças, afinal, a falta de um controle financeiro traz prejuízos que, muitas vezes, são irreversíveis. Por isso, para garantir a saúde monetária da companhia, é essencial contar com um gestor financeiro. ...

Sobre Valdimar Souza

Formado em Administração, especialista em Liderança e Gestão Organizacional e Ouvidor no Instituto de Pós-graduação e Graduação – IPOG.