O que é sucesso para você?
2 minutos de leitura

O que é sucesso para você?

IPOG, Sucesso

Alcançar o sucesso, talvez, seja o único objetivo comum a todos os profissionais, independente da área de formação e trabalho. Se você está buscando o seu sucesso, ótimo! Já é meio caminho andado. Mas se você é do tipo que quer alcançá-lo, mas ainda não sabe por onde começar, por favor, responda a uma pergunta antes de prosseguir com esta leitura: O que é sucesso profissional para você?

Definir o conceito de sucesso é o primeiro passo para alcançá-lo, garante Daniel Vieira, professor do MBA Inovação, Empreendedorismo & Estratégia Competitiva do IPOG.

Todos acham que sucesso é adquirir bens, conquistar coisas, estar num relacionamento sólido. Porém, sucesso nada mais é que a capacidade que uma pessoa tem de encontrar o próprio propósito e trabalhar na realização dele”, afirma o especialista.

O professor orienta ainda que essa definição do conceito é inerente a cada pessoa, “tem gente que vai se sentir bem-sucedido com um alto salário, mesmo que tenha que abrir mão das folgas, outra pessoa pode priorizar o fim de semana de lazer e descanso, é uma medida subjetiva, somente você pode medir o seu sucesso”, completa.

E, se depois dessa leitura você chegou à conclusão de que tem de repensar o seu conceito de sucesso, confira abaixo mais algumas dicas:

  • Encontre o que gosta de fazer

Pense naquilo que realmente é importante para você. Cada um tem o seu conceito próprio de sucesso e, neste aspecto, não existe certo ou errado. Tente descobrir aquilo que você tem afinidade para executar.

  • Autoconhecimento

Descubra quais os seus pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados. Desta forma, você vai ter uma maior noção do que precisa desenvolver na sua carreira e na vida pessoal.

  • Estude muito sobre o assunto

O esforço supera o talento, por isso, não perca tempo com aquilo que não vai te levar ao seu objetivo.

  • Trabalhe suas emoções positivas

Não é todo dia que as coisas saem conforme o planejado. Há dias muito bons e outros nem tanto assim. Aprender a lidar com a adversidade do dia a dia de forma positiva já é um grande passo para conquistar o sucesso.

  • Resiliência:

Essa é uma palavra que está em alta no vocabulário e, acredite, vale a pena investir nela. A resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de superar obstáculos e lidar com momentos de dificuldade sem se render ao desânimo ou desequilíbrio emocional.

Está aí uma série de dicas valiosas que podem ser aplicadas no seu dia a dia. Muitas vezes a gente não alcança nossos objetivos porque o conceito de algumas palavras está confuso em nossa mente. Sucesso é uma delas.

E para conhecer mais sobre esse tema e outros assuntos que podem colaborar para o seu progresso profissional, fique por dentro das principais informações e estude!

Conheça também alguns cases de sucesso:

Case de sucesso: aprendendo e empreendendo na área contábil

Mulheres empreendedoras: conheça a história de uma parceria de sucesso

Inspirando carreiras: aluna do IPOG relata sucesso profissional na atuação em Neuropsicologia

Artigos relacionados

Coworking e os benefícios para o empreendedor Você já ouviu falar sobre coworking, os novos espaços de trabalho que têm ganhado força no Brasil? Trata-se de lugares que reúnem diversos profissionais, que compartilham não apenas a infraestrutura, mas também os serviços diários e muita inspiração. O mercad...
Confira as melhores aplicações para investir em 2017 Você sabe quais são as melhores aplicações para investir ? Com a chegada de um novo ano surge o desejo de mudanças, de começar novos projetos, seja na vida pessoal ou profissional. E já que o cenário não foi tão favorável para os negócios em 2016, devido à cri...
#MulheresNoComando: o empreendedorismo como espaço de realização É nítida a força dos movimentos de mulheres que se espalham por todos os setores da sociedade, uns de forma mais tímida, outros com uma atuação mais feroz, mas ambos em prol de um único objetivo: conscientizar a população sobre a importância de as mulheres ocu...

Sobre Daniel Vieira

Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial com foco em economia da experiência e coordenador do curso de MBA EaD Gestão Empresarial, Inovação & Estratégia Competitiva do IPOG.