O que é sucesso para você?
2 minutos de leitura
03 de Março de 2017

O que é sucesso para você?

IPOG, Sucesso

Alcançar o sucesso, talvez, seja o único objetivo comum a todos os profissionais, independente da área de formação e trabalho. Se você está buscando o seu sucesso, ótimo! Já é meio caminho andado. Mas se você é do tipo que quer alcançá-lo, mas ainda não sabe por onde começar, por favor, responda a uma pergunta antes de prosseguir com esta leitura: O que é sucesso profissional para você?

Definir o conceito de sucesso é o primeiro passo para alcançá-lo, garante Daniel Vieira, coordenador do MBA a distância em Gestão Empresarial, Inovação e Estratégia Competitiva do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). “Todos acham que sucesso é adquirir bens, conquistar coisas, estar num relacionamento sólido. Porém, sucesso nada mais é que a capacidade que uma pessoa tem de encontrar o próprio propósito e trabalhar na realização dele”, afirma o especialista.

O professor orienta ainda que essa definição do conceito é inerente a cada pessoa, “tem gente que vai se sentir bem-sucedido com um alto salário, mesmo que tenha que abrir mão das folgas, outra pessoa pode priorizar o fim de semana de lazer e descanso, é uma medida subjetiva, somente você pode medir o seu sucesso”, completa.

E, se depois dessa leitura você chegou à conclusão de que tem de repensar o seu conceito de sucesso, confira abaixo mais algumas dicas:

  • Encontre o que gosta de fazer

Pense naquilo que realmente é importante para você. Cada um tem o seu conceito próprio de sucesso e, neste aspecto, não existe certo ou errado. Tente descobrir aquilo que você tem afinidade para executar.

  • Autoconhecimento

Descubra quais os seus pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados. Desta forma, você vai ter uma maior noção do que precisa desenvolver na sua carreira e na vida pessoal.

  • Estude muito sobre o assunto

O esforço supera o talento, por isso, não perca tempo com aquilo que não vai te levar ao seu objetivo.

  • Trabalhe suas emoções positivas

Não é todo dia que as coisas saem conforme o planejado. Há dias muito bons e outros nem tanto assim. Aprender a lidar com a adversidade do dia a dia de forma positiva já é um grande passo para conquistar o sucesso.

  • Resiliência:

Essa é uma palavra que está em alta no vocabulário e, acredite, vale a pena investir nela. A resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de superar obstáculos e lidar com momentos de dificuldade sem se render ao desânimo ou desequilíbrio emocional.

Está aí uma série de dicas valiosas que podem ser aplicadas no seu dia a dia. Muitas vezes a gente não alcança nossos objetivos porque o conceito de algumas palavras está confuso em nossa mente. Sucesso é uma delas.

E para conhecer mais sobre esse tema e outros assuntos que podem colaborar para o seu progresso profissional, fique por dentro das principais informações e estude!

 


Artigos relacionados

Ouvidoria Positiva e sua contribuição no ambiente organizacional Como Ouvidor, não pretendo falar de Ouvidoria abordando as suas teorias existentes. Na verdade, quero mencionar as contribuições da Psicologia Positiva a essa função, levando em consideração as empresas privadas. De acordo com a Associação Brasileira dos Ouvid...
Tendências tecnológicas: 5 dicas para potencializar os seus negócios Vivemos em uma era plenamente envolvida pelas facilidades advindas do desenvolvimento tecnológico. Hoje, temos praticamente todas as nossas atividades resolvidas no alcance de um clique. Saber tirar proveito dessas facilidades se tornou um fator crucial para o...
Descubra o que muda na equipe com 4 Disciplinas da Execução Executar metas e objetivos estratégicos é o maior desafio nos negócios de hoje. Alinhar as prioridades das organizações e o trabalho em equipe com as Metas Crucialmente Importantes e objetivos parece ser uma batalha sem fim. Além do mais, manter gerentes e equ...

Sobre Daniel Vieira

Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial com foco em economia da experiência e coordenador do curso de MBA EaD Gestão Empresarial, Inovação & Estratégia Competitiva do IPOG.

Comentários