O que é sucesso para você?
2 minutos de leitura
03 de março de 2017

O que é sucesso para você?

IPOG, Sucesso

Alcançar o sucesso, talvez, seja o único objetivo comum a todos os profissionais, independente da área de formação e trabalho. Se você está buscando o seu sucesso, ótimo! Já é meio caminho andado. Mas se você é do tipo que quer alcançá-lo, mas ainda não sabe por onde começar, por favor, responda a uma pergunta antes de prosseguir com esta leitura: O que é sucesso profissional para você?

Definir o conceito de sucesso é o primeiro passo para alcançá-lo, garante Daniel Vieira, coordenador do MBA a distância em Gestão Empresarial, Inovação e Estratégia Competitiva do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). “Todos acham que sucesso é adquirir bens, conquistar coisas, estar num relacionamento sólido. Porém, sucesso nada mais é que a capacidade que uma pessoa tem de encontrar o próprio propósito e trabalhar na realização dele”, afirma o especialista.

O professor orienta ainda que essa definição do conceito é inerente a cada pessoa, “tem gente que vai se sentir bem-sucedido com um alto salário, mesmo que tenha que abrir mão das folgas, outra pessoa pode priorizar o fim de semana de lazer e descanso, é uma medida subjetiva, somente você pode medir o seu sucesso”, completa.

E, se depois dessa leitura você chegou à conclusão de que tem de repensar o seu conceito de sucesso, confira abaixo mais algumas dicas:

  • Encontre o que gosta de fazer

Pense naquilo que realmente é importante para você. Cada um tem o seu conceito próprio de sucesso e, neste aspecto, não existe certo ou errado. Tente descobrir aquilo que você tem afinidade para executar.

  • Autoconhecimento

Descubra quais os seus pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados. Desta forma, você vai ter uma maior noção do que precisa desenvolver na sua carreira e na vida pessoal.

  • Estude muito sobre o assunto

O esforço supera o talento, por isso, não perca tempo com aquilo que não vai te levar ao seu objetivo.

  • Trabalhe suas emoções positivas

Não é todo dia que as coisas saem conforme o planejado. Há dias muito bons e outros nem tanto assim. Aprender a lidar com a adversidade do dia a dia de forma positiva já é um grande passo para conquistar o sucesso.

  • Resiliência:

Essa é uma palavra que está em alta no vocabulário e, acredite, vale a pena investir nela. A resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de superar obstáculos e lidar com momentos de dificuldade sem se render ao desânimo ou desequilíbrio emocional.

Está aí uma série de dicas valiosas que podem ser aplicadas no seu dia a dia. Muitas vezes a gente não alcança nossos objetivos porque o conceito de algumas palavras está confuso em nossa mente. Sucesso é uma delas.

E para conhecer mais sobre esse tema e outros assuntos que podem colaborar para o seu progresso profissional, fique por dentro das principais informações e estude!

 


Artigos relacionados

Design Thinking: Conheça a teoria que tem conquistado grandes empresas estadunidenses Durante a realização da Jornada Empreendedora promovida pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação IPOG, em parceria com a  ACE/Gyntec em Goiânia, pude acompanhar o desenvolvimento de ideias de um profissional que dedica sua vida a promover a inovação no meio...
Descubra o que muda na equipe com 4 Disciplinas da Execução Executar metas e objetivos estratégicos é o maior desafio nos negócios de hoje. Alinhar as prioridades das organizações e o trabalho em equipe com as Metas Crucialmente Importantes e objetivos parece ser uma batalha sem fim. Além do mais, manter gerentes e equ...
Confira as melhores aplicações para investir em 2017 Com a chegada de um novo ano surge o desejo de mudanças, de começar novos projetos, seja na vida pessoal ou profissional. E já que o cenário não foi tão favorável para os negócios em 2016, devido à crise financeira que o país atravessa, o brasileiro teve que s...

Sobre Daniel Vieira

Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial com foco em economia da experiência e coordenador do curso de MBA EaD Gestão Empresarial, Inovação & Estratégia Competitiva do IPOG.

Comentários