Mulheres empreendedoras: conheça a história de uma parceria de sucesso
4 minutos de leitura
09 de março de 2018

Mulheres empreendedoras: conheça a história de uma parceria de sucesso

A educação formal e profissionalizante tem o poder de libertar as pessoas para darem vazão às suas aspirações e estruturar seus próprios negócios. Por meio da capacitação profissional as pessoas têm conseguido assumir o protagonismo de suas próprias carreiras e, com isso, permitirem que mais pessoas se sintam estimuladas a fazerem o mesmo.

O IPOG possui inúmeros exemplos pelo Brasil afora de profissionais que estão formatando suas ideias em sala de aula, e ganhando espaço e mercado fora dela. Mas neste texto você vai conhecer a história de mulheres empreendedoras.

Duas jovens adultas, ávidas por conhecimento, antenadas nas necessidades do mercado, e que não perderam tempo em propor soluções para o bom desempenho de demais projetos.

Estamos falando da estudante de Administração, Wiara Pimenta, 30 anos; e da pós-graduanda no MBA em Marketing & Inteligência Digital, Maria Valente, 34, sócias da Pensar Gestão e Marketing Empresarial. Acompanhe a seguir duas histórias de vida inspiradoras que, ao se associarem, passaram a contribuir para a projeção de grandes negócios na capital goiana.

Quem são essas profissionais?

Apresentando Wiara Pimenta

Formada em Gestão de Empresas como sua primeira faculdade, a jovem estudante de Administração no IPOG, Wiara Pimenta, aprendeu desde cedo a dar vazão às suas ideias. Aos 13 anos já estava diretamente envolvida na empresa da família, dedicada a oferecer produtos têxteis a hospitais. Algo que começou por atender ao Centro-Oeste e chegou a ser distribuído para todo o Brasil.

Aos 15 resolveu investir em seu primeiro negócio, no ramo alimentício. Mas logo surgiu uma oportunidade de acompanhar a mãe para uma experiência de dois anos morando fora do país. De volta ao Brasil, em 2010 ela enveredou para o ramo imobiliário ao criar uma empresa que comercializava terrenos onde hoje está consolidado o polo da moda goiano, ao redor da rua 44. Foi nesta época que ela conheceu sua sócia, Maria Valente.

Apresentando Maria Valente

A baiana Maria Valente, com apenas 34 anos já concluiu 3 faculdades (Fisioterapia; Gestão e Marketing; Pesquisa e Marketing), e hoje está cursando o MBA em Marketing pelo IPOG. Toda essa busca pelo aprimoramento profissional foi despertado em Maria desde cedo, enquanto ainda morava com a família na Bahia e acompanhava de perto a atuação da mãe na organização de grandes feiras de artesanato por todo o Nordeste.

A atuação da matriarca, que tem no currículo a promoção da – Made In Bahia, Expo Modas ( Salvador), Recife Vira Moda (junto com a FENEARTE)– maior feira de artesanato da América Latina – permitiu que a jovem se enveredasse por desafios administrativos e de marketing desde cedo.

Há 10 anos, Maria Valente foi atraída a Goiânia pelo potencial local do ramo de confecções, considerado o quarto segmento a compor o PIB local. Foi neste momento que ela conheceu sua sócia Wiara, e juntas vieram a formatar um negócio que está revolucionando o mercado de confecções goiano.

A parceria entre mulheres empreendedoras

As profissionais vieram a se conhecer por conta do interesse partilhado sobre o polo de confecções de Goiânia. Juntas, perceberam o grande potencial do ramo da moda local, que chega a atrair comerciantes atacadistas de todo o Brasil. Mas notaram a falta de um planejamento estratégico que permitisse ser explorar ao máximo o potencial comercial de seus empreendedores.

Foi ao constatar essa carência de mercado que surgiu a Pensar Gestão e Marketing Empresarial, focada em oferecer soluções administrativas, de gestão e de marketing a empreendedores/empresários. O serviço desenhado pela empresa propõe o oferecimento de um planejamento estratégico ao cliente, onde são mapeados seu público, seus concorrentes, e proposta soluções para melhor direcionar os investimentos feitos. Tudo isso amparado por pesquisas de mercado e uma boa dose de percepção empresarial desenvolvida desde cedo pelas duas precoces protagonistas.

Os resultados

Em vias de completar seis anos, a Pensar é composta por um time de 15 profissionais (entre colaboradores e parceiros), considerado pelas sócias o Dream Team – time dos sonhos. A empresa possui em sua carteira cerca de mil clientes atendidos, e somam 200 projetos de consultoria entregues.

A iniciativa tem contribuído para o bom desempenho dessa importante cadeia produtiva goiana, que fomenta todo um setor regional de confecção, desbancando inclusive a influência chinesa no vestuário.

Ambas defendem a formalização e local apropriado aos vendedores ambulantes, e buscam junto à Prefeitura soluções estruturais para o local. Concedem todo crédito ao surgimento do pólo à Feira Hippie – vizinha do polo de confecções goiano, e considerada a maior feira a céu aberto da América Latina. Ao defenderem a ideia de que “há espaço para todos”, elas erguem a bandeira da qualificação a esses comerciantes para que possam conviver em pé de igualdade com o comércio estruturado ao seu redor.

Empoderamento feminino

Tamanho engajamento no fomento à importante cadeia da moda não passou despercebido às principais entidades de classe. No ano passado, elas passaram a integrar a Acieg Jovem, e desde então são convidadas a proferirem palestras que evidenciam a força  de mulheres empreendedoras.

Como uma espécie de embaixadoras do Empoderamento Feminino, essas duas jovens empresárias têm compartilhado suas histórias de vida e os conhecimentos adquiridos como forma de inspirarem demais mulheres a assumirem as rédeas de suas carreiras.

E o IPOG se orgulha por contribuir com a formação e aprimoramento de mentes tão ávidas por conhecimento e grandes resultados. Que tal transformar a sua história de vida em inspiração para demais pessoas?

Se inspire na história de sucesso da Adine Barreto e Patrícia Correia,  empresárias que abriram uma empresa de decoração, a BaCor.

Veja dicas do renomado consultor Marcelo Camorim para montar uma empresa de 1 bilhão de reais.

 

Sobre as empreendedoras

Wiara Pimenta – é gestora de Negócios, diretora de Planejamento Estratégico da Pensar e empreendedora. Maria Valente – é especialista e Pesquisadora em Marketing, diretora de Marketing da Pensar e empreendedora.


Artigos relacionados

Qualidade de vida no trabalho: como a logoterapia ajuda a obtê-la? Cada vez mais tem se falado sobre ser feliz no trabalho, sobre propósito e desenvolvimento do potencial humano. Mas será que é realmente possível ter qualidade de vida no trabalho? Afinal, a primeira coisa que nos vem à cabeça quando falamos de trabalho são...
Como abrir falência da sua empresa em dois anos e em três passos Antes de falarmos sobre os passos para falir a sua empresa, pense num mundo alternativo, no qual o ambiente de negócios não sofra mudanças econômicas, políticas ou sequer tecnológicas. Um mundo no qual não tivéssemos tido Einstein ensinando sobre a relatividad...
Como montar um supertime para empreender Ideias brilhantes sempre foram fruto de pessoas brilhantes que conseguiram executar um insight inicial, e através do percurso empreendedor foram encontrando o caminho até esse grande negócio. O fato é que apenas equipes de elite são capazes de fazer isso. Gera...

Sobre Wiara Pimenta e Maria Valente

Wiara Pimenta – é gestora de Negócios, diretora de Planejamento Estratégico da Pensar e empreendedora. Maria Valente – é especialista e Pesquisadora em Marketing, diretora de Marketing da Pensar e empreendedora.

Comentários