Mulheres empreendedoras: conheça a história de uma parceria de sucesso
4 minutos de leitura
09 de Março de 2018

Mulheres empreendedoras: conheça a história de uma parceria de sucesso

A educação formal e profissionalizante tem o poder de libertar as pessoas para darem vazão às suas aspirações e estruturar seus próprios negócios. Por meio da capacitação profissional as pessoas têm conseguido assumir o protagonismo de suas próprias carreiras e, com isso, permitirem que mais pessoas se sintam estimuladas a fazerem o mesmo. O IPOG possui inúmeros exemplos pelo Brasil afora de profissionais que estão formatando suas ideias em sala de aula, e ganhando espaço e mercado fora dela. Mas neste texto você vai conhecer a história de mulheres empreendedoras.

Duas jovens adultas, ávidas por conhecimento, antenadas nas necessidades do mercado, e que não perderam tempo em propor soluções para o bom desempenho de demais projetos.

Estamos falando da estudante de Administração, Wiara Pimenta, 30 anos; e da pós-graduanda no MBA em Marketing & Inteligência Digital, Maria Valente, 34, sócias da Pensar Gestão e Marketing Empresarial. Acompanhem a seguir duas histórias de vida inspiradoras, que ao se associarem, estão contribuindo para a projeção de grandes negócios na capital goiana.

Quem são essas profissionais?

Apresentando Wiara Pimenta

Formada em Gestão de Empresas como sua primeira faculdade, a jovem estudante de Administração no IPOG, Wiara Pimenta aprendeu desde cedo a dar vazão às suas ideias. Aos 13 anos já estava diretamente envolvida na empresa da família, dedicada a oferecer produtos têxteis a hospitais. Algo que começou por atender ao Centro-Oeste e chegou a ser distribuído para todo o Brasil.

Aos 15 resolveu investir em seu primeiro negócio, no ramo alimentício. Mas logo surgiu uma oportunidade de acompanhar a mãe para uma experiência de dois anos morando fora do país. De volta ao Brasil, em 2010 ela enveredou para o ramo imobiliário ao criar uma empresa que comercializava terrenos onde hoje está consolidado o polo da moda goiano, ao redor da rua 44. Foi nesta época que ela conheceu sua sócia, Maria Valente.

Apresentando Maria Valente

A baiana Maria Valente, com apenas 34 anos já concluiu 3 faculdades (Fisioterapia; Gestão e Marketing; Pesquisa e Marketing), e hoje está cursando o MBA em Marketing pelo IPOG. Toda essa busca pelo aprimoramento profissional foi despertado em Maria desde cedo, enquanto ainda morava com a família na Bahia e acompanhava de perto a atuação da mãe na organização de grandes feiras de artesanato por todo o Nordeste.

A atuação da matriarca, que tem no currículo a promoção da – Made In Bahia, Expo Modas ( Salvador), Recife Vira Moda (junto com a FENEARTE)– maior feira de artesanato da América Latina – permitiu que a jovem se enveredasse por desafios administrativos e de marketing desde cedo. Há 10 anos, Maria Valente foi atraída a Goiânia pelo potencial local do ramo de confecções, considerado o quarto segmento a compor o PIB local. Foi neste momento que ela conheceu sua sócia Wiara, e juntas vieram a formatar um negócio que está revolucionando o mercado de confecções goiano.

A parceria entre mulheres empreendedoras

As profissionais vieram a se conhecer por conta do interesse partilhado sobre o polo de confecções de Goiânia. Juntas, perceberam o grande potencial do ramo da moda local, que chega a atrair comerciantes atacadistas de todo o Brasil. Mas notaram a falta de um planejamento estratégico que permitisse ser explorar ao máximo o potencial comercial de seus empreendedores.

Foi ao constatar essa carência de mercado que surgiu a Pensar Gestão e Marketing Empresarial, focada em oferecer soluções administrativas, de gestão e de marketing a empreendedores/empresários. O serviço desenhado pela empresa propõe o oferecimento de um planejamento estratégico ao cliente, onde são mapeados seu público, seus concorrentes, e proposta soluções para melhor direcionar os investimentos feitos. Tudo isso amparado por pesquisas de mercado e uma boa dose de percepção empresarial desenvolvida desde cedo pelas duas precoces protagonistas.

Os resultados

Em vias de completar seis anos, a Pensar é composta por um time de 15 profissionais (entre colaboradores e parceiros), considerado pelas sócias o Dream Time – time dos sonhos. A empresa possui em sua carteira cerca de mil clientes atendidos, e somam 200 projetos de consultoria entregues.

A iniciativa tem contribuído para o bom desempenho dessa importante cadeia produtiva goiana, que fomenta todo um setor regional de confecção, desbancando inclusive a influência chinesa no vestuário.

Ambas defendem a formalização e local apropriado aos vendedores ambulantes, e buscam junto à Prefeitura soluções estruturais para o local. Concedem todo crédito ao surgimento do pólo à Feira Hippie – vizinha do polo de confecções goiano, e considerada a maior feira a céu aberto da América Latina. Ao defenderem a ideia de que “há espaço para todos”, elas erguem a bandeira da qualificação a esses comerciantes para que possam conviver em pé de igualdade com o comércio estruturado ao seu redor.

Empoderamento feminino

Tamanho engajamento no fomento à importante cadeia da moda não passou despercebido às principais entidades de classe. No ano passado, elas passaram a integrar a Acieg Jovem, e desde então são convidadas a proferirem palestras que evidenciam a força  de mulheres empreendedoras. Como uma espécie de embaixadoras do Empoderamento Feminino, essas duas jovens empresárias têm compartilhado suas histórias de vida e os conhecimentos adquiridos como forma de inspirarem demais mulheres a assumirem às rédeas de suas carreiras.

E o IPOG se orgulha por contribuir com a formação e aprimoramento de mentes tão ávidas por conhecimento e grandes resultados. Que tal transformar a sua história de vida em inspiração para demais pessoas?

Se inspire na história de sucesso do gestor Dirk Zobiak, gerente geral de um dos principais hoteis de Teresina (PI).

Veja dicas do renomado consultor Marcelo Camorim para montar uma empresa de 1 bilhão de reais.

Sobre as empreendedoras

Wiara Pimenta – é gestora de Negócios, diretora de Planejamento Estratégico da Pensar e empreendedora. Maria Valente – é especialista e Pesquisadora em Marketing, diretora de Marketing da Pensar e empreendedora.


Artigos relacionados

Ouvidoria Positiva e sua contribuição no ambiente organizacional Como Ouvidor, não pretendo falar de Ouvidoria abordando as suas teorias existentes. Na verdade, quero mencionar as contribuições da Psicologia Positiva a essa função, levando em consideração as empresas privadas. De acordo com a Associação Brasileira dos Ouvid...
5 motivos para investir em uma loja colaborativa. Vem ver! Está em desenvolvimento no Brasil um tipo de gestão que já se encontra bastante aprimorada em outros continentes: a gestão colaborativa. Durante o período em que vivi na África do Sul, entre 2013 e 2015, me deparei com inúmeros tipos de comércio que se estrutu...
Indicadores de RH: O caminho para a gestão estratégica No texto sobre o webinar RH: Equilíbrio entre o Humano e o Estratégico, falamos sobre um dos maiores desafios dos profissionais de Recursos Humanos (RH) que ainda é conquistar espaço dentro das organizações provando a força estratégica que essa área possui. Um...

Sobre Wiara Pimenta e Maria Valente

Wiara Pimenta – é gestora de Negócios, diretora de Planejamento Estratégico da Pensar e empreendedora. Maria Valente – é especialista e Pesquisadora em Marketing, diretora de Marketing da Pensar e empreendedora.

Comentários