Case de sucesso: aprendendo e empreendendo na área contábil
3 minutos de leitura

Case de sucesso: aprendendo e empreendendo na área contábil

Área contábil

Colocar o conhecimento em prática e torná-lo competência é um desafio para qualquer profissional. Adquirir experiência, conquistar oportunidades no mercado, obter networking: tudo isso faz parte da rotina de pessoas que iniciam a carreira e sonham em ter sucesso.

O melhor é que cada passo profissional pode ser uma imersão em sabedoria. É o que compartilha Shirlene Alves, aluna do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária do IPOG, que desde muito cedo priorizou os estudos e nunca mediu esforços para tornar seus sonhos realidade.

Shirlene formou-se em Contabilidade em 2005 e começou a trabalhar na área ainda na Faculdade. “Iniciei como estagiária e posteriormente fui evoluindo para cargos de auxiliar contábil, coordenadora de célula de obrigações acessórias até assumir a função de gerente contábil”, relata.

Após atuar oito anos na empresa em que adquiriu tantas oportunidades, Shirlene se deu conta que era hora de buscar novos desafios e tomou a decisão de empreender na área contábil no final de 2010.

Juntamente com sua sócia Antonieta Alves, abriu sua primeira empresa de contabilidade: Alves Soluções Empresariais, e passou a atuar na área de Consultoria, Auditoria, Perícias, entre outras atividades da área.

Shirlene menciona as oportunidades que surgiram desde que iniciou os atendimentos da empresa. “Ao final de cada trabalho de Auditoria, Consultoria, Implantação de Sistemas, Acompanhamento de Fiscalização, os clientes nos contratavam para realizar os serviços contábeis mensais. Com isso, passamos a atuar com um nicho maior de serviços e já estamos neste segmento há 8 anos”, compartilha.

Oportunidades de mercado: como identificá-las?

Shirlene afirma que hoje consegue identificar grandes oportunidades na área contábil que podem ser exploradas por profissionais qualificados. “Elas existem nas mais diversas áreas, desde o setor de logística ao setor de controladoria de uma empresa”, completa.

Para a estudante de pós-graduação em contabilidade, essas chances estão disponíveis para pessoas que buscam conhecimento constantemente, considerando que a contabilidade se tornou uma atividade mais dinâmica e participativa nas atividades empresariais, deixando de ser apenas uma profissão que gera guias e cumpre obrigações perante o Fisco. “Não conheço nenhum bom profissional de contabilidade que esteja desempregado”, afirma.

Shirlene acrescenta ainda que no mercado local de Natal (RN) faltam profissionais qualificados para atuar nas áreas de implantação de e-Social, Gestão de Estoques, Levantamento de Imobilizado, Auditorias Tributárias e outros serviços mais específicos da contabilidade.

Crescimento profissional na área contábil

Ao mencionar sobre seu crescimento profissional, Shirlene considera que o MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária do IPOG, foi um divisor de águas para continuar sua trajetória na área.

Antes de iniciar a especialização, a estudante estava passando um momento difícil da profissão, desmotivada e até mesmo “pensando em mudar de profissão”.

Foi quando se deu conta das possibilidades de crescimento que estavam sendo desperdiçadas pelos profissionais da área contábil. Exemplo disso é o fisco, que havia evoluído muito nos últimos anos, enquanto muitos contadores estavam parados no tempo.

“Hoje estou finalizando a pós-graduação com o sentimento de que aproveitei cada minuto, cada experiência vivida. Ao final de cada módulo, fim de semana de estudo, conseguia iniciar minhas segundas-feiras renovadas, querendo colocar em prática todo conhecimento adquirido. Além disso, me tornei uma profissional mais confiante, certa que posso oferecer aos meus clientes um serviço contábil com qualidade e com a segurança que eles precisam para ser mais competitivos no mercado”, considera a estudante.

Para Shirlene, buscar qualificações que complementem a graduação é um dos segredos para obter sucesso. “A busca por conhecimento ajuda a minimizar os riscos da nossa profissão de contador e, consequentemente, minimizar os riscos fiscais dos nossos clientes”, diz.

E não para por aí! A estudante relata que tem tido a oportunidade de descobrir o uso de ferramentas tecnológicas e procedimentos que possibilitam aumentar o número de seus clientes, e melhor, sem aumentar o número de funcionários.

Dica de quem pratica!

Para quem deseja seguir carreira nessa área, Shirlene dá algumas dicas:

  • Buscar conhecimento e estar atualizado;
  • Trocar experiências com os colegas da profissão;
  •  Participar dos eventos de Contabilidade;
  • Procurar as entidades que nos representam para reivindicar melhorias e ajudar na valorização do Profissional da Contabilidade.

E aí, você tem praticado tudo isso?

Resumo da jornada profissional

A frase que resume a jornada profissional de Shirlene é: “A vida não é sobre metas, conquistas e linhas de chegada. É sobre quem você se torna durante a caminhada.”

Para ela, o conhecimento contribui para o crescimento profissional do Contador e paraa valorização da profissão.

“Acredito que os especialistas que saem desta pós-graduação têm o dever de colocar em prática todo conhecimento adquirido e sair um Contador dinâmico, atualizado e, acima de tudo, ético. Acredito que a nossa profissão pode mudar o Brasil, sendo a contabilidade uma ferramenta importante para essa transformação”, finaliza.

Shirlene Alves: Formada em Contabilidade, sócia da empresa Alves Soluções Empresariais e aluna do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária do IPOG.

Artigos relacionados

Você já sabe como se preparar para o eSocial? De acordo com a Receita Federal, a partir de julho de 2018 todas as empresas, incluindo as micro e pequenas empresas e as cadastradas no MEI, terão que usar obrigatoriamente o eSocial para registrar informações de empregados. A exigência já passou a ser vál...
Empreendedorismo na Contabilidade: 5 dicas importantes Empreendedorismo nos fornece a possibilidade de desbravar o novo e explorar oportunidades de negócios com ampla autonomia. Independente do segmento, produtos ou serviços oferecidos, haverá sempre desafios a serem enfrentados e superados. E o empreendedorism...
Mercado contábil: veja como o MBA contribuiu com o avanço profissional de Marília Em um mercado bastante competitivo, a área de contabilidade exige do profissional grandes estratégias nas tomadas de decisões, principalmente diante da modernidade das informações. E para isso, não se tem outra saída, é preciso se qualificar para acompanhar as...

Sobre Shirlene Alves

Formada em Contabilidade, sócia da empresa Alves Soluções Empresariais e aluna do MBA em Auditória, Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.