Saiba como ser um Perito Contábil
3 minutos de leitura
13 de novembro de 2017

Saiba como ser um Perito Contábil

Ser perito é ter paixão por pesquisar, investigar e buscar a verdade dos fatos. A Perícia Contábil e Financeira investiga fraudes e crimes financeiros e emite um laudo final como instrumento de prova para tomada decisão judicial.

O professor de Pós-Graduação em Perícias Criminais e Ciências Forenses do IPOG e Perito Contador da Polícia Federal, Marcos Roberto dos Santos, explica que um perito contábil pode ser requisitado para atuar em investigações de crimes ou fraudes financeiras relacionadas à corrupção, lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, improbidade administrativa, gestão fraudulenta, entre outros tipos de delitos que tem como objetivo a obtenção de lucro financeiro de forma ilegal.

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade, a Perícia Contábil:

“constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer técnico-contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente”.

“Antes de ser um Perito Contábil, você deve ser primeiro um excelente contador. A aproximação prática com a área contábil que vai te dar o feeling necessário para atuar como Perito Contábil”, afirma o professor do IPOG.

O que você precisa ter para atuar como Perito Contábil?

  • Bacharelado em Ciências Contábeis;
  • Registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade;
  • Aprovação no exame e certificado de habilitação profissional emitido pelo Conselho Federal de Contabilidade;

“O profissional que deseja ter sucesso profissional e se destacar no mercado precisa de uma qualificação adequada, habilidades, conhecimentos e formação específica para investigar com excelência fraudes e crimes financeiros.  Além disso, o Perito Contábil precisa estar atualizado com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), legislação da área contábil, normas jurídicas e utilizar as melhores práticas e técnicas contábeis e periciais”, destaca o professor do IPOG.

O Conselho Federal de Contabilidade regulamenta a profissão e a atuação do perito contábil pela Norma Brasileira de Contabilidade: NBC TP 01 e NBC PP 01.

Áreas de atuação

A Perícia Contábil é um mercado amplo com oportunidades no setor público quanto na iniciativa privada.  A área é valorizada, com excelentes remunerações e necessita cada vez mais de profissionais qualificados na tríade Contábil, Legal e Pericial.

Perícia Criminal:

Para atuar na criminalística você precisa ingressar, por meio de concurso público, nos Institutos de Criminalísticas e de Perícias do Brasil para trabalhar a serviço da polícia e do Estado.

Perícia Judicial:

Na área judicial o juiz nomeia um perito contábil para investigar e emitir um laudo sobre o caso em perícia, portanto, é cargo de confiança do juiz. O perito precisa estar habilitado no Tribunal de Justiça para atuar judicialmente em todo o Brasil.

Perícia Extrajudicial:

O perito é contratado pela parte (empresas, pessoas físicas ou escritórios de advocacia) que solicita uma investigação e um laudo pericial para esclarecer uma possível fraude financeira.

Por meio de análises financeiras, os peritos contábeis pesquisam e examinam documentos, extratos e transações financeiras para produção de laudos constituídos de provas técnicas de uma investigação que precisa ser solucionada. Além disso, o profissional deve atuar com ética e responsabilidade.

Se você deseja ser um Perito Contábil ou se já é, mas precisa de uma qualificação profissional diferenciada, o IPOG pode contribuir para você conquistar seus objetivos profissionais com o curso de pós-graduação em Perícia Criminal e Ciências Forenses, MBA em Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária e MBA em Perícia & Auditoria Econômico-Financeira. Com essas especializações você estará capacitado para atuar no mercado com as melhores técnicas periciais e contábeis do mundo.

 

 

 

 

 


Artigos relacionados

Accountex USA 2017: Professor do IPOG explica como foi participar do maior evento de contabilidade d... Já imaginou participar do Accountex USA 2017, o maior Congresso do mundo de tecnologia contábil? O coordenador do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária do IPOG, Roberto Dias Duarte, participou do evento e, o melhor, neste post ele conta um pouqu...
Profissional de Contabilidade, como escolher um MBA que realmente faça diferença em sua carreira? Obter um diploma de um MBA para atuar na área contábil é um excelente investimento para construir uma carreira bem sucedida. Além de propiciar excelentes oportunidades no mercado de trabalho, a qualificação profissional é essencial para seu crescimento pessoal...
Dia do Contador: O papel indispensável deste profissional!  Você sabia que, há 72 anos, o então presidente Getúlio Vargas assinou a lei que permitiu a criação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis no Brasil, especificamente na Universidade Federal de Minas Gerais? Pois é, e o interessante é que a data em que...

Sobre Marcos Roberto dos Santos

Graduado em Contabilidade pela UnB; Perito Contador da Polícia Federal; Especialista em Docência Universitária. Ex-servidor do Tribunal de Contas do Distrito Federal; Professor de Contabilidade Geral, Avançada, Análises de Balanços, Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal; Palestrante em vários órgãos públicos; Professor do IPOG

Comentários