Saiba como ser um Perito Contábil
3 minutos de leitura
13 de novembro de 2017

Saiba como ser um Perito Contábil

Ser perito é ter paixão por pesquisar, investigar e buscar a verdade dos fatos. A Perícia Contábil e Financeira investiga fraudes e crimes financeiros e emite um laudo final como instrumento de prova para tomada decisão judicial.

O professor de Pós-Graduação em Perícias Criminais e Ciências Forenses do IPOG e Perito Contador da Polícia Federal, Marcos Roberto dos Santos, explica que um perito contábil pode ser requisitado para atuar em investigações de crimes ou fraudes financeiras relacionadas à corrupção, lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, improbidade administrativa, gestão fraudulenta, entre outros tipos de delitos que tem como objetivo a obtenção de lucro financeiro de forma ilegal.

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade, a Perícia Contábil:

“constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer técnico-contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente”.

“Antes de ser um Perito Contábil, você deve ser primeiro um excelente contador. A aproximação prática com a área contábil que vai te dar o feeling necessário para atuar como Perito Contábil”, afirma o professor do IPOG.

O que você precisa ter para atuar como Perito Contábil?

  • Bacharelado em Ciências Contábeis;
  • Registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade;
  • Aprovação no exame e certificado de habilitação profissional emitido pelo Conselho Federal de Contabilidade;

“O profissional que deseja ter sucesso profissional e se destacar no mercado precisa de uma qualificação adequada, habilidades, conhecimentos e formação específica para investigar com excelência fraudes e crimes financeiros.  Além disso, o Perito Contábil precisa estar atualizado com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), legislação da área contábil, normas jurídicas e utilizar as melhores práticas e técnicas contábeis e periciais”, destaca o professor do IPOG.

O Conselho Federal de Contabilidade regulamenta a profissão e a atuação do perito contábil pela Norma Brasileira de Contabilidade: NBC TP 01 e NBC PP 01.

Áreas de atuação

A Perícia Contábil é um mercado amplo com oportunidades no setor público quanto na iniciativa privada.  A área é valorizada, com excelentes remunerações e necessita cada vez mais de profissionais qualificados na tríade Contábil, Legal e Pericial.

Perícia Criminal:

Para atuar na criminalística você precisa ingressar, por meio de concurso público, nos Institutos de Criminalísticas e de Perícias do Brasil para trabalhar a serviço da polícia e do Estado.

Perícia Judicial:

Na área judicial o juiz nomeia um perito contábil para investigar e emitir um laudo sobre o caso em perícia, portanto, é cargo de confiança do juiz. O perito precisa estar habilitado no Tribunal de Justiça para atuar judicialmente em todo o Brasil.

Perícia Extrajudicial:

O perito é contratado pela parte (empresas, pessoas físicas ou escritórios de advocacia) que solicita uma investigação e um laudo pericial para esclarecer uma possível fraude financeira.

Por meio de análises financeiras, os peritos contábeis pesquisam e examinam documentos, extratos e transações financeiras para produção de laudos constituídos de provas técnicas de uma investigação que precisa ser solucionada. Além disso, o profissional deve atuar com ética e responsabilidade.

Se você deseja ser um Perito Contábil ou se já é, mas precisa de uma qualificação profissional diferenciada, o IPOG pode contribuir para você conquistar seus objetivos profissionais com o curso de pós-graduação em Perícia Criminal e Ciências Forenses, MBA em Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária e MBA em Perícia & Auditoria Econômico-Financeira. Com essas especializações você estará capacitado para atuar no mercado com as melhores técnicas periciais e contábeis do mundo.

 

 

 

 

 


Artigos relacionados

Dia do Contador: O papel indispensável deste profissional!  Você sabia que, há 72 anos, o então presidente Getúlio Vargas assinou a lei que permitiu a criação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis no Brasil, especificamente na Universidade Federal de Minas Gerais? Pois é, e o interessante é que a data em que...
Sped Fiscal: o que é e como funciona? Sped Fiscal é o nome dado ao processo de escrituração digital da Receita Federal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital). Com ele, a Receita Federal e os órgãos fazendários estaduais receberão dos contribuintes todas as informações que precisam so...
Normas internacionais de contabilidade (IFRS). Você está preparado? Passados oito anos da promulgação da Lei nº 11.638/07,  que ocasionou uma revolução nas normas de contabilidade no Brasil e deu início ao processo de convergência com as normas internacionais de contabilidade (IFRS), o que se pode notar, com base nos debates e...

Sobre Marcos Roberto dos Santos

Graduado em Contabilidade pela UnB; Perito Contador da Polícia Federal; Especialista em Docência Universitária. Ex-servidor do Tribunal de Contas do Distrito Federal; Professor de Contabilidade Geral, Avançada, Análises de Balanços, Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal; Palestrante em vários órgãos públicos; Professor do IPOG

Comentários