Criminalística e aplicabilidade nas diversas áreas de atuação
2 minutos de leitura
13 de março de 2017

Criminalística e aplicabilidade nas diversas áreas de atuação

IPOG, Criminalística

Incluída no âmbito das ciências forenses, a criminalística tem como principal finalidade a produção de prova pericial que possa elucidar um determinado fato de interesse jurídico, organizacional ou até mesmo de pessoa física.

De acordo com o professor do curso de MBA Ciências Forenses e Perícia Digital do IPOG, Fernando Jesus, essa prova serve para decidir como determinado fato ocorreu, a partir de uma análise científica, sempre em busca da verdade.

Como bem destaca o especialista, o que chama atenção nesta área é que os métodos da criminalística podem ser aplicados nas mais variadas ciências, como contabilidade, química, biologia, engenharia, psiquiatria, antropologia, biomedicina, medicina, psicologia, entre outras.

“Sempre que houver uma decisão importante a ser tomada para determinado caso de interesse cível, penal ou administrativo, a criminalística e as ciências forenses serão necessárias”, garante Fernando.

Ele acrescenta ainda que as provas produzidas servirão de fundamento e discussão para a análise dos fatos. Nesse processo, os profissionais que se interessam por investigação, gostam de pesquisar e são atentos aos pequenos detalhes saem em vantagem e conseguem alcançar resultados mais efetivos ao desvendar crimes.

Perito Criminal

Na condição de perito criminal (área considerada muito promissora), é possível atuar no diagnóstico dos mais diversos casos, como um acidente de trânsito com vítimas, homicídios, roubos, análise de documentos e até mesmo averiguar ocorrências de explosões ou acidentes de trabalho.

O grande propósito daqueles que se dedicam a esse setor é esclarecer a verdade e, desta forma, fazer justiça baseada em fatos que possam ser comprovados. Muitas áreas são úteis para serem aplicadas pela criminalística e ciências forenses, reforça Fernando, basta se identificar com a produção de informações de forma inteligente.

 


Artigos relacionados

Gestão Jurídica: um novo horizonte para milhões de bacharéis em Direito Nos Estados Unidos os escritórios de advocacia já funcionam como verdadeiras empresas, com gestão especializada para atender as particularidades do exercício da profissão desde 1970. Enquanto isso, aqui no Brasil, a gestão jurídica profissionalizada acontece d...
Reforma Trabalhista: Como encarar positivamente as mudanças implementadas A Reforma Trabalhista Brasileira aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, Michel Temer em julho de 2017, trouxe uma série de inquietações à classe trabalhadora, o que é considerado uma reação natural em todo cenário que neces...
Coordenadora de curso do IPOG ministra palestra na XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileir... A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, realizou, de 27 a 30 de novembro de 2017, em de São Paulo, o maior evento jurídico da América Latina, a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. O evento, realizado a cada três anos, reuniu mais de 20 mil pa...

Sobre Fernando de Jesus Souza

Professor do curso de MBA Ciências Forenses e Perícia Digital do IPOG

Comentários