3 Dicas preciosas para um empreendedor de sucesso
2 minutos de leitura
22 de novembro de 2016

3 Dicas preciosas para um empreendedor de sucesso

IPOG, Empreendedor de sucesso

Empreender é organizar e gerenciar com a finalidade de obter resultados positivos. Mas, para que isso seja colocado em prática é preciso, antes de tudo, ter e alimentar o espírito empreendedor, hoje caracterizado pela inovação, que ganhou ainda mais projeção devido à nova gama de tecnologia no ambiente dos negócios e no aumento da competitividade.

Para ser um empreendedor de sucesso é preciso ter um planejamento estratégico, organizar passo-a-passo cada detalhe e colocar o plano em prática. “Para obter esse sucesso não existe uma fórmula secreta, mas é crucial desenvolver e treinar o olho clínico para identificar as oportunidades no mercado, procurar saber quais as necessidades que não estão sendo atendidas ou que estão sendo atendidas de forma deficiente e, a partir delas, implementar uma boa ideia de negócios que possa atender de forma satisfatória”, orienta o especialista em Empreendedorismo, Estratégia, Cenários e Inteligência Competitiva, Joe Weider.

Além desses passos, o especialista ressalta 3 dicas preciosas para ser um empreendedor de sucesso:

• Estabelecer relacionamentos – Esse é um ciclo muito importante para fidelizar e, automaticamente, criar uma identidade que caracteriza o profissional no mercado de trabalho ou um empresário dono de um negócio empreendedor.

• Calcular riscos – É fundamental passar por riscos médios que estão equilibrados com a capacidade de enfrentar os desafios que são superados com trabalho duro e diário. Entretanto, para calcular esses riscos é preciso ter um conhecimento profundo e atualizado para enfrentar desafios que são comuns no mundo dos negócios, ou seja: o conhecimento é a chave de tudo.

• Inovar – É preciso inovar desde a prestação de serviço à criação de produtos novos, na maneira diferente de se relacionar e até no planejamento. O empreendedor precisa agregar valor de formas diferentes para se distinguir em um mercado competitivo e a inovação é o caminho que faz parte do dia-a-dia do profissional.


Artigos relacionados

5 razões para fazer um MBA em Gestão de Projetos Cada vez mais, empregadores de diversos segmentos têm procurado profissionais competentes em gestão de projetos. Eles buscam profissionais qualificados, com competências como: gestão do tempo, implantação de estratégias, administração eficiente do cronograma d...
Construa uma carreira de sucesso na Docência Nos últimos anos, por conta das enormes mudanças ocorridas na sociedade, o conhecimento e o modo de conceder informação também tem sido alterado. E como fica o mediador de aprendizagens? Hoje, torna-se fundamental que o profissional da educação se atente para ...
Qual o legado 2016 deixou para nós? Podemos dizer que 2016 não foi um ano fácil, não é mesmo? Mas temos a certeza que ele deixou um legado positivo, que foi o desenvolvimento de competências e habilidades. Foi preciso que cada um aprendesse, mesmo que na marra, a ser mais produtivo, inovador e r...

Sobre Joe Weider

Mestre em Administração; Coordenador do MBA Empreendedorismo e Inovação do IPOG; e Professor de Cenários, Estratégia Competitiva e Inteligência, do Instituto de Pós-Graduação e Graduação do IPOG.

Comentários