O Poder da Oratória: Melhore suas técnicas e torne-se um profissional inspirador!
2 minutos de leitura

O Poder da Oratória: Melhore suas técnicas e torne-se um profissional inspirador!

IPOG, O Poder da Oratória, Profissional Inspirador

Voz trêmula, pernas bambas, suadeira nas mãos, tontura e às vezes até náuseas. Esses são alguns dos sinais que podem indicar que você tem problemas para falar em público.

Essa resistência geralmente é identificada no período estudantil. Sabe aquele momento na sala de aula em que a professora anuncia que vai ter um seminário ou um debate para toda a turma apresentar? Para algumas pessoas o mundo desaba ali mesmo, o frio na barriga começa e a primeira frase que vem a sua mente é a seguinte: Eu não consigo! (Por isso, a Metodologia Ativa é tão importante no processo de aprendizagem).

Infelizmente, não tem como escapar. Mesmo que muitas pessoas não gostem, em algum momento elas terão que falar em público, seja em um ambiente acadêmico ou de trabalho. Reuniões, convenções, seminários ou na venda de um produto para um cliente. O domínio da oratória é uma competência que sempre será valorizada. O problema é que enquanto para algumas pessoas esta situação é normal e faz parte de seu cotidiano, para outras é um grande desafio.

Aprenda!

A comunicação precisa ser entendida e compreendida. A naturalidade ao falar é uma regra essencial para que essa boa comunicação aconteça. O erro é a coisa mais natural do mundo, portanto, se você errar alguma coisa, dê uma disfarçada e bola para frente!

Seja espontâneo e lembre-se que os ouvintes não sabem o que estava programado para ser dito, logo, o seu erro não será percebido. Sem falar que quando você age com naturalidade o seu corpo relaxa, toda aquela tensão é deixada de lado e você se sente mais confiante e seguro.

E a mídia reforça!

Nas últimas edições do Fantástico, um dos programas de maior audiência da rede globo, foi exibida a serie Olha Quem Fala, com o objetivo de ajudar os participantes que enfrentam essa dificuldade a desenvolverem uma personalidade segura e confiante.

Ao longo da programação, ficou claro que o grande segredo é: encarar o fato, ter disposição para mudar e colocar as técnicas em prática. Aos poucos os resultados começarão a surgir, como foi possível observar com o desenvolvimento contínuo dos participantes.

FICA A DICA!

Linguagem corporal – Mulheres, evitem ficar passando a mão no cabelo toda hora. Homens, não fiquem com as mãos no bolso ou com os braços cruzados. Evitem sempre os excessos, não fiquem andando de um lado para o outro sem parar e nem esfregando muito as mãos. Uma vez ou outra é válido usar uma dessas expressões, só não o tempo inteiro, porque algumas delas colaboram com dispersão do público. Se possível, tente falar olhando para todas as pessoas, fazendo com que se sintam especiais e prestigiados por você.

Ah! E muito cuidado com as palavras negativas durante o discurso, opte pelas sugestões positivas.

Não confie na sua memória – Se você tem o costume de memorizar as suas apresentações, tome muito cuidado, porque às vezes o nervosismo pode fazê-lo esquecer algo muito importante que faça parte da sua linha de raciocínio.

Opte por um roteiro com as principais etapas da sua apresentação e que completem as suas ideias. Caso o seu discurso seja breve, utilize um bloquinho de notas com palavras-chave, números ou datas.

Todas essas dicas envolvem determinação e, acima de tudo, a vontade de vencer o medo. Fortaleça a sua vontade confiando em si mesmo e nas suas capacidades.

E para você que pretende desenvolver habilidades para se tornar um orador inspirador, aprofunde seus conhecimentos e seja um especialista no assunto.

Artigos relacionados

Gestão Educacional para professores é importante para a carreira? Quando falamos em gestão educacional, não nos referimos apenas à administração de uma instituição de ensino, como muitos imaginam. Falar sobre gestão educacional é bem mais amplo, pois considera processos, técnicas, pessoas. Já a administração educacional faz ...
Inspirando Carreiras: Alunos da Graduação explicam porque escolheram o IPOG Escolher uma graduação pode ser um passo muito difícil para muitas pessoas, fácil para outras, mas importante para todos. Por meio dela é possível caminhar para o tão sonhado sucesso profissional. Além de ser significativo para a ascensão social, o curso super...
O que uma contadora foi buscar em uma Formação em Docência? Não, Auxiliadora nunca deu aulas, nem sequer teve o papel de professora em alguma disciplina do curso de Contabilidade, sua área de atuação. Mesmo assim, se interessou e se matriculou na Formação Prática em Docência Superior do IPOG, um curso de curta duração....

Sobre Cristiane Romano

Fonoaudióloga e Palestrante. Doutora em Oratória Executive Coaching pela Universidade de Ohio e professora do Curso de Curta Duração em Apresentação de Alto Impacto e Oratória Inspiradora