Dia da Consciência Negra: entenda o que a data significa
2 minutos de leitura

Dia da Consciência Negra: o que a data significa?

Consciência Negra

No dia 20 de novembro de 2011, foi determinado o dia Nacional de Zumbi e também o Dia da Consciência Negra, instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. O objetivo da data é promover uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

O dia escolhido faz menção à morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, que morreu em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. O povoado, localizado entre os estados de Pernambuco e Alagoas, abrigava aproximadamente 20 mil quilombolas.

A homenagem a Zumbi foi e ainda é mais do que justa, devido a representação histórica do povo negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. O líder morreu em combate, defendendo seus ideais, seu povo e sua comunidade. Os quilombos além de representar uma resistência contra o sistema escravista, era uma forma coletiva de manutenção da cultura africana no Brasil.

Projeto de lei

Um projeto de lei número 10.639, do dia 9 de janeiro de 2003, obriga as escolas a colocarem em sua grade curricular, a história de nossas raízes negras. Não deixando para trás, claro, as origens indígenas e portuguesas. Contudo, enfatizando algo que era de direito se transformar em lei.

A partir da sanção da mesma, as instituições passaram a ter que implementar o ensino da cultura africana, a luta do povo negro no país e de toda história afro-brasileira, nas áreas sociais, econômicas e políticas. O conteúdo é ministrado nas aulas de História, e em todo currículo escolar, inclusive nas disciplinas de literatura, artes e música. Sendo aplicados em todas as escolas do ensino Fundamental e Médio das redes públicas e privadas.

Demonstrando através da história para as crianças e reforçando para os adolescentes, a enorme miscigenação brasileira em todo território nacional. Conseguindo comparar diversas culturas, valorizando, promovendo e respeitando as diferenças, na busca da destruição do preconceito.

Celebrar esta data é relembrar e debater as diferenças raciais que imperam no Brasil, e em países afro-descendentes no mundo todo, ainda nos dias atuais. Além de reforçar a relevância de cada pessoa no processo de construção de um mundo sem preconceitos.

Dentro desta ótica, na era moderna, alguns líderes do movimento negro se destacaram pelo mundo. Sendo marcantes pelo modo que agiram em busca de uma igualdade inexistente para a época. Agitaram o mundo, movimentaram ideais, quebraram barreiras, e por fim conquistaram seus objetivos. Dois entre os mais relevantes foram Martin Luther King e Nelson Mandela, seguindo de suas celebres frases:

“A única arma para melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”- Nelson Mandela

 

“Eu tenho um sonho: o de que, um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos senhores de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade.”-Martin Luther King

 

Artigos relacionados

Uma singela homenagem a um dos profissionais mais vitais da sociedade: o professor! Paulo Freire diz que ensinar está bem além de transferir conhecimento. Trata-se de “criar possibilidades” para a produção ou construção deste, missão não muito fácil de se fazer, mas que é cumprida por milhões de pessoas no mundo. São professores e professoras...
Construa uma carreira de sucesso na Docência Nos últimos anos, por conta das enormes mudanças ocorridas na sociedade, o conhecimento e o modo de conceder informação também tem sido alterado. E como fica o mediador de aprendizagens? Hoje, torna-se fundamental que o profissional da educação se atente para ...
As mudanças e desafios no processo de internacionalização das instituições brasileiras de ensino... Pense na sua vida trinta anos atrás. Se você usava computador, ele era pouco potente, tinha uma tela preta com letras verdes. Se você fazia musculação era em uma pequena academia, as compras do dia a dia eram feitas em açougues, mercearias ou padarias, e boa p...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br