Coaching Educacional: você conhece os benefícios?
2 minutos de leitura
24 de julho de 2017

Coaching Educacional: você conhece os benefícios?

Coaching educacional, IPOG, Alunos

O Coaching tem como propósito melhorar, por meio de metodologias, técnicas e ferramentas, a performance das pessoas que recorrem a esse recurso. Afinal, existem diversas áreas da vida que requerem desenvolvimento e há também vários tipos de coachings como o Coaching Educacional. O interessante é que cada ferramenta é voltada para suas especificidades.

Uma área que tem se destacado nos últimos tempos é o Coaching na abordagem educacional, quem tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento do aluno, de várias formas e por vários aspectos.  Ele é usado para criar condições para impulsionar o interesse de alunos e professores rumo à uma aprendizagem significativa.

Como funciona o Coaching Educacional?

Com o Coach educacional, os alunos trabalham seu estado emocional, aprendem a administrar melhor o tempo, percebem o sentido e significados das, exercem mais autonomia, identificam os aspectos em que são mais talentosos, bem como suas limitações, tudo isto permite traçarem suas metas em parceria com seu professor coach.

Para o corpo docente, o Coaching educacional pode ser útil também na definição de metas específicas, de acordo com o objetivo de vida dos profissionais da área de educação. Essa ferramenta pode ser uma metodologia coadjuvante. No entanto, um professor não deverá perder o foco de sua profissão que é o compromisso de ensinar.

Todas as etapas de um processo de coaching são adaptáveis ao cenário educacional, ou seja, algumas delas já conhecidas do universo docente, muda-se nomenclaturas e momentos de aplicabilidade.

Veja a seguir alguns benefícios do coaching na abordagem Educacional:

Reflexão do aluno sobre seu contexto de aprendizagem

O aluno descobre seus talentos e limitações.

Autonomia do aluno

A capacidade para tomar decisão sobre quais suas prioridades e metas.

Parceria entre professor e alunos

Juntos decidem caminhos mais ágeis e até prazerosos no processo de aprendizagem.

Crescimento e Desenvolvimento da tarefa docente

O professor precisa acompanhar sistematicamente o processo de aprendizagem dos alunos a partir de instrumentos precisos e mensuráveis.

Celebrações mutuas

O sucesso da aprendizagem tem que ser celebrado e isto gera motivação do professor e consolidação da aprendizagem e autoconfiança do aprendiz.

Leia Mais: 

As vantagens de investir no estudo à distância

Já pensou em como estará sua carreira no futuro? Confira dicas importantes para o sucesso

Fique de olho nas profissões que estão em alta em 2017


Artigos relacionados

Aprenda como combater a procrastinação nos estudos A palavra procrastinar tem origem latina, sendo que “pro" significa para, diante, adiante, ou em favor de, e “crastinus", quer dizer do amanhã. Há muitos sinônimos para esse fenômeno: adiar, tardar, demorar, enrolar, espaçar, transferir para outro dia, ou seja...
Uma singela homenagem a um dos profissionais mais vitais da sociedade: o professor! Paulo Freire diz que ensinar está bem além de transferir conhecimento. Trata-se de “criar possibilidades” para a produção ou construção deste, missão não muito fácil de se fazer, mas que é cumprida por milhões de pessoas no mundo. São professores e professoras...
As vantagens de investir no estudo à distância A globalização é um dos elementos que nos leva a enxergar a educação permanente como uma necessidade, sendo possível que cursos à distância incorporem os avanços tecnológicos. Ensino Convencional X Ensino à Distância O ensino convencional é o nível de...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários