Coaching Educacional: você conhece os benefícios?
2 minutos de leitura
24 de julho de 2017

Coaching Educacional: você conhece os benefícios?

Coaching educacional, IPOG, Alunos

O Coaching tem como propósito melhorar, por meio de metodologias, técnicas e ferramentas, a performance das pessoas que recorrem a esse recurso. Afinal, existem diversas áreas da vida que requerem desenvolvimento e há também vários tipos de coachings como o Coaching Educacional. O interessante é que cada ferramenta é voltada para suas especificidades.

Uma área que tem se destacado nos últimos tempos é o Coaching na abordagem educacional, quem tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento do aluno, de várias formas e por vários aspectos.  Ele é usado para criar condições para impulsionar o interesse de alunos e professores rumo à uma aprendizagem significativa.

Como funciona o Coaching Educacional?

Com o Coach educacional, os alunos trabalham seu estado emocional, aprendem a administrar melhor o tempo, percebem o sentido e significados das, exercem mais autonomia, identificam os aspectos em que são mais talentosos, bem como suas limitações, tudo isto permite traçarem suas metas em parceria com seu professor coach.

Para o corpo docente, o Coaching educacional pode ser útil também na definição de metas específicas, de acordo com o objetivo de vida dos profissionais da área de educação. Essa ferramenta pode ser uma metodologia coadjuvante. No entanto, um professor não deverá perder o foco de sua profissão que é o compromisso de ensinar.

Todas as etapas de um processo de coaching são adaptáveis ao cenário educacional, ou seja, algumas delas já conhecidas do universo docente, muda-se nomenclaturas e momentos de aplicabilidade.

Veja a seguir alguns benefícios do coaching na abordagem Educacional:

Reflexão do aluno sobre seu contexto de aprendizagem

O aluno descobre seus talentos e limitações.

Autonomia do aluno

A capacidade para tomar decisão sobre quais suas prioridades e metas.

Parceria entre professor e alunos

Juntos decidem caminhos mais ágeis e até prazerosos no processo de aprendizagem.

Crescimento e Desenvolvimento da tarefa docente

O professor precisa acompanhar sistematicamente o processo de aprendizagem dos alunos a partir de instrumentos precisos e mensuráveis.

Celebrações mutuas

O sucesso da aprendizagem tem que ser celebrado e isto gera motivação do professor e consolidação da aprendizagem e autoconfiança do aprendiz.

Leia Mais: 

As vantagens de investir no estudo à distância

Já pensou em como estará sua carreira no futuro? Confira dicas importantes para o sucesso

Fique de olho nas profissões que estão em alta em 2017


Artigos relacionados

O que uma contadora foi buscar em uma Formação em Docência? Não, Auxiliadora nunca deu aulas, nem sequer teve o papel de professora em alguma disciplina do curso de Contabilidade, sua área de atuação. Mesmo assim, se interessou e se matriculou na Formação Prática em Docência Superior do IPOG, um curso de curta duração....
Gestão Educacional para professores é importante para a carreira? Quando falamos em gestão educacional, não nos referimos apenas à administração de uma instituição de ensino, como muitos imaginam. Falar sobre gestão educacional é bem mais amplo, pois considera processos, técnicas, pessoas. Já a administração educacional faz ...
Formei! E agora, por que devo fazer uma especialização? A experiência adquirida em uma graduação há um bom tempo deixou de ser o principal motivo para conseguir um bom cargo nas organizações e até mesmo para ingressar no mercado de trabalho. Hoje em dia, os recrutadores dão vantagens para aqueles que possuem algum ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários