2 minutos de leitura
07 de dezembro de 2016

Já pensou em como estará sua carreira no futuro? Confira dicas importantes para o sucesso

IPOG, Carreira no futuro

Com a chegada do final do ano chega também aquele momento em que começamos a fazer a lista de planos, projetos e sonhos para o ano seguinte. Entre eles, você já pensou em colocar a sua carreira e fazer um planejamento para o seu futuro? O especialista em carreira, Daniel Vieira, preparou algumas dicas importantes de como pensar sua carreira para o futuro.

Confira:

  • Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo, quem é você, suas características, preferências, aquilo que você faz com excelência e aquilo que você não faz tão bem ou que não se desenvolveu é muito importante. A ideia é que você não trabalhe só com o que você gosta, mas trabalhe com aquilo que você vai dar um resultado mais interessante. Ou seja, quanto mais você se conhece, mais chances você tem de dar resultados naquilo que está trabalhando.

  • Ambiente

Analise o ambiente que você está inserido e quais são os direcionamentos que ele pode lhe proporcionar. Assim você saberá quais são as profissões mais atrativas, as que não estão atrativas e então fazer um casamento do seu perfil com o que o mercado tem de demanda. Quanto mais você conseguir alinhar o ambiente e o autoconhecimento, mais chances você terá de obter sucesso na sua carreira.

  • Valores pessoais

Muitas vezes as pessoas têm a tendência de desconsiderar experiências pessoais em processos de desenvolvimento de carreira, mas elas são muito importantes. Se você já fez uma viagem internacional, um trabalho diferente em alguma ONG ou instituição social, consequentemente isso desenha seus valores e é muito importante em um processo de desenvolvimento de carreira. Quanto mais seus valores pessoais estiveram alinhados com a empresa ou o lugar que você quer desenvolver sua carreira, maiores serão suas chances de ter sucesso.

  • Tenha um mentor

Desenvolva um mentor de carreira. Ele necessariamente não precisa ser alguém para lhe dar dicas e orientações, mas alguém para você se inspirar. Você não precisa ter contato pessoal, mas o acompanha, lê artigos sobre a pessoa, palestras etc. Observe os comportamentos que esse mentor tem que você gostaria de ter e o que fazer para obter também aquele sucesso. Muitas vezes as pessoas do seu círculo de influência mais próximas não têm uma carreira como a que você quer, então o mentor é alguém para você se espelhar.

Sobre Daniel Vieira

Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial com foco em economia da experiência e coordenador do curso de MBA EaD Gestão Empresarial, Inovação & Estratégia Competitiva do IPOG.

Comentários