Qual a importância da Pós-graduação no Brasil? Saiba mais
4 minutos de leitura
23 de julho de 2020

A importância de uma Pós-graduação na carreira profissional

A importância de uma Pós-graduação na carreira profissional

Assim que a graduação termina, muitos estudantes percebem que os conhecimentos adquiridos e a titulação recebida não diminuem a importância da Pós-graduação diante de um cenário trabalhista tão competitivo.

O maior acesso à educação superior ampliou a quantidade de profissionais e o mercado de trabalho ergueu novos critérios para os processos seletivos. Assim, independentemente do tipo, as pós-graduações são aquele plus não apenas no currículo, mas também na formação pessoal.

Afinal, cursar uma Pós-graduação potencializa a qualificação profissional, principalmente MBAs e especializações, que conferem ainda mais conhecimento técnico para formar um profissional mais completo.

Na expectativa por profissionais que sejam multidisciplinares sem perder consistência, a Pós-graduação, enquanto formação para visão sistêmica e aprofundada, segue forte, apesar dos momentos de crise.

Para você conhecer um pouco mais sobre a Pós-graduação no Brasil, preparamos este artigo comentando pontos essenciais sobre esse cenário.

Boa leitura!

A importância da Pós-graduação no Brasil

No Brasil, há diferentes tipos de Pós-graduação e elas estão divididas em dois eixos: 

  • o modo stricto sensu (mestrado e doutorado)
  • o modo lato sensu (especializações e MBAs)

Essas duas categorias abrangem todos os programas de Pós-graduação existentes no país, em instituições privadas ou públicas. 

Na categoria de lato sensu estão as formações mais focadas naquilo que o mercado espera, são capacitações mais práticas. Esses cursos são fundamentais para o aumento da qualificação da mão de obra nacional.

Já os cursos em stricto sensu abrigam formações mais voltadas para o desenvolvimento da carreira acadêmica. São cursos que ampliam a capacidade técnico-científica nacional, por meio de pesquisas que respondem a diversas demandas da sociedade.

No entanto, na prática, é comum ver pessoas que passam entre os dois eixos de capacitação na tentativa de se qualificar da melhor maneira possível.

Se no passado o comum era parar de estudar ao conquistar um cargo e alguma titulação (ensino médio ou graduação), atualmente os profissionais seguem se aprimorando ao longo da vida.

A importância da especialização em números

A quantidade de profissionais que buscam cursos de especialização em nível superior tem aumentado tanto que, na cabeça de muita gente isso já é um rito obrigatório após a graduação. 

Vejamos alguns números da Pós-graduação no Brasil, segundo pesquisa divulgada na Agência Brasil.

O número de alunos de Pós-graduação subiu 74% desde 2016
88% cursa Pós-graduação em instituições privadas
68% frequenta o curso em modalidade presencial
O ensino a distância (EaD) cresceu 125% de 2016 a 2018
1 em cada 3 alunos de Pós-graduação, em 2018, fazia o curso on-line
Aproximadamente, 45% dos alunos de especialização têm idade entre 25 e 34 anos
Os alunos cursando uma especialização têm um rendimento médio mensal 150% maior do que a média de rendimento daqueles que cursam graduação

Em períodos de crises que afetam a empregabilidade, as pessoas tentam concentrar seus esforços tanto na recolocação no mercado quanto na manutenção dos seus postos de trabalho. Esse é um dos principais motivos da importância da Pós-graduação ter crescido no país.

Além disso, o crescimento da modalidade de ensino a distância acompanha o perfil do aluno de especialização: mais velho, com pouco tempo disponível e que precisa de flexibilidade, sem abrir mão de se atualizar.

A importância da Pós-graduação e as habilidades emocionais

Para além das competências técnicas, as instituições de ensino superior também estão apostando nas chamadas soft skills. Assim, criatividade, empatia, trabalho em equipe e habilidades emocionais são a bola da vez.

Isso porque muito do cenário atual depende das emoções. Afinal, mesmo que o mercado caminhe para a maturidade digital, com automação, inteligência artificial e Big Data, as máquinas ainda não têm o refinamento das emoções, o pensamento crítico e a criatividade humana, além do fato de que as máquinas não suprem o lado humano em termos de estratégias de negócio.

Nesse sentido, as organizações cada vez mais precisam de uma liderança criativa, capaz de lidar com pessoas e entendê-las para fomentar o desenvolvimento humano que gera resultados. 

Dessa forma, profissionais, em especial gestores, têm reconhecido a importância da Pós-graduação como elemento essencial para uma formação estratégica. Afinal, inovação, assertividade nos processos e soluções inteligentes dependem, e muito, das pessoas. 

As vantagens de uma Pós-graduação

Com a tendência da hiperespecialização das carreiras, a importância da Pós-graduação se firmou num universo que entendeu quanto o conhecimento mais robusto de uma especialização, mestrado ou doutorado pode agregar valor às empresas.

No entanto, as vantagens para os profissionais também são muitas. Vejamos algumas:

Falamos amplamente sobre como uma pós em meio à crise é um caminho de manter a vantagem competitiva, ao fortalecer o perfil profissional

No entanto, mesmo fora desses tempos com cortes, a especialização ou a formação lato sensu são capazes de agregar valor diante de recrutadores ou no contexto de uma promoção. É mais valorização no mercado.

Confira: Mercado Internacional: uma oportunidade para profissionais especializados

  • Empregabilidade

A importância da Pós-graduação não está apenas em recolocação empregatícia ou manter postos de trabalho. A expansão de oportunidades, inclusive em posições gerenciais, também é experimentada conforme há mais investimentos nesse sentido.

A decisão de cursar uma pós deve sempre estar alinhada ao planejamento de carreira para que haja coesão na trajetória de formação.

E são vários os benefícios nesse sentido: tornar-se um especialista, atualizar os conhecimentos da abrangente graduação e construir a tão sonhada carreira.

Pesquisas na área de carreiras apontam que a Pós-graduação tem impactos reais nos salários recebidos. 

Uma pesquisa da Catho Online, de agosto de 2017, mostrou que cargos gerenciais ocupados por pessoas com Pós-graduação ou MBA recebem 90% a mais do que os apenas graduados.

Outro benefício da Pós-graduação é o encontro (mesmo virtual, no caso de ensino EaD) para compartilhar ideias e construir conhecimento.

Esses cursos costumam abrir espaço para parcerias, empreendedorismo e muito networking

A escolha de uma boa Pós-graduação

Agora que a importância da Pós-graduação e os benefícios para a carreira estão claros, vejamos algumas dicas para a hora de decidir sobre o curso.

  • Busque uma instituição que tenha presença significativa na área desejada e ofereça a infraestrutura necessária aos cursos oferecidos.
  • Procure por cursos que alinhem bem a teoria e a prática, a fim de garantir uma formação mais sólida para a rotina do mercado.
  • Conheça a trajetória dos professores e veja o que outros alunos têm a dizer sobre o curso.
  • Considere o networking proporcionado pelo ambiente da instituição; se houver possibilidade de intercâmbio, veja se é possível investir nele.
  • Lembre-se sempre que se engajar com os estudos é um grande diferencial nos resultados de formação. O formato do curso é uma parte que pode ajudar ou atrapalhar esse processo; por isso, atenção a esse ponto.

Se você quer alavancar sua carreira com um curso de Pós-graduação e ainda tem dúvidas, fale conosco! Teremos o maior prazer em responder às suas questões!

Gostou deste artigo? Confira também:

Artigos relacionados

Case Elevare: a trajetória de Renata Falco, ex-aluna IPOG que inovou no mercado de Recursos Humanos Nos últimos dias 13 e 14 de abril, Goiânia foi palco do XVII Congresso Goiano de Gestão de Pessoas (GoianaRH), um dos maiores eventos na área de Recursos Humanos do Estado. Centenas de profissionais e estudantes compareceram para atualizar seus conhecimentos s...
5 ferramentas do Coaching que fortalecem a Liderança Estratégica Hoje, mais do que nunca, estamos vivenciando o quanto tudo tem se tornado obsoleto muito rápido. O mundo está mudando a uma velocidade surpreendente, e liderar neste cenário tão incerto se mostra cada vez mais, uma experiência extremamente desafiadora. O que ...
Como a Psicologia Positiva pode impactar a sua vida pessoal e profissional?     Antes de entendermos sobre a importância da psicologia positiva é primordial lembrarmos que vivemos em uma sociedade que está cada vez mais em busca do sucesso profissional e temos que conviver com males que espreitam o nosso dia a dia, como o stress...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários